Minha conta
    Festival de Toronto 2020: Diretora de One Night in Miami, Regina King fala da importância de se abordar a temática racial no cinema

    Drama narra os eventos de uma noite de reflexão entre quatro amigos, que discutem seus papéis no movimento pelos direitos civis dos anos 60.

    Destaque na programação do Festival de Toronto 2020, o filme One Night in Miami, dirigido por Regina King, ganhou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (11).

    Realizada no formato online, assim como a maior parte da programação do TIFF este ano, a coletiva contou com a presença de King, Kingsley Ben-Adir, Aldis Hodge, Leslie Odom Jr.Eli Goree e o criador da peça na qual o filme foi inspirado, Kemp Powers.

    One Night in Miami é ambientado em uma noite marcante para quatro amigos - que acabam por ser as figuras reais Muhammad Ali, Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown. A intenção de Malcolm X é a de unir seus amigos para a mesma causa a qual defende: os direitos iguais à população negra. O filme conta com longas conversas e discussões que trazem à tona diferentes visões sobre o mesmo cenário.

    Durante a conversa virtual, Regina King disse que nunca teve a oportunidade de ver uma história como essa na tela do cinema. Por isso, após assistir à peça homônima de Powers, decidiu que gostaria de participar da adaptação cinematográfica. Para a diretora, seu filme é uma carta de amor aos protestantes que seguiram não só Malcolm X como também outras figuras marcantes da História, tal como Martin Luther King.

    Aldis Hodge, intérprete de Jim Brown no longa, falou sobre o fato de que a trama de One Night in Miami não só é atual como também já faz parte das vidas de muitas pessoas. "A conversa que temos tido há tanto tempo e que continuamos tendo foi exemplificada, a um ponto que não dá para ignorar. Quando se trata desse filme em particular, acredito que seja isso. Sim, é uma carta de amor, e é por isso que a amo tanto, porque senti que este filme era uma grande oportunidade de executar uma arte eficaz", disse.

    "Acho que teríamos uma oportunidade de realmente transmitir a mensagem para aqueles que realmente não a entendem, temos a oportunidade de ensinar aqueles que estão tentando ter a conversa, como ter a conversa, como continuar a debater positivamente continuar visando o progresso. Esses quatro homens, a maioria das pessoas provavelmente olharia para eles e diria 'você é uma estrela de cinema, você é um cantor', mas eles ainda não foram removidos dos efeitos do que está acontecendo em sua cultura dentro de seu país, eles ainda são preto neste mundo. Ainda somos negros na América. E eu sinto que o que estamos vendo são eles, entendendo a natureza de sua presença, a natureza de sua eficácia. Eles estão conversando para descobrir como podemos usar isso para realmente beneficiar nosso povo, como realmente ajudar na luta e como desafiar nossa responsabilidade", completou o ator.

    Com relação ao momento atual - não só diante da pandemia da COVID-19 como também do Black Lives Matter e sua força nos Estados Unidos -, Regina King afirmou que o atual momento foi o estímulo para exibir One Night in Miami no Festival de Toronto. "Após Breanna Taylor e George Floyd, as pessoas explodiram. O conteúdo que é discutido no filme é tão relevante agora quanto era há 16 anos", disse.

    Uma Noite em Miami
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top