Minha conta
    Origens Secretas e Freaks: Conheça os novos filmes de heróis da Netflix

    Lembrando produções recentes de sucesso, como The Boys e The Umbrella Academy, os filmes misturam o humor ácido à temática de heróis.

    Não é preciso realizar nenhum tipo de análise aprofundada para perceber que os últimos anos compõem, decisivamente, a grande época dos heróis na TV e no cinema. Mais do que nunca, as indústrias cinematográficas e televisivas estão exigindo uma demanda enorme por este tipo de produto, dada a a procura e o debate atualmente muito maiores pelo assunto.

    Sendo assim, diversas plataformas de streaming começaram a investir em produções originais (The BoysThe Umbrella Academy são bons exemplos recentes), sendo que algumas acabam até mesmo passando sem tanta percepção assim. Não é tão possível dizer que este é o caso de Origens Secretas e Freaks, dois originais Netflix que estão atualmente figurando dentre os 10 filmes mais assistidos do serviço. 

    Mas o que eles possuem em comum?

    ORIGENS SECRETAS

    Como quase todos os sucessos internacionais recentes da Netflix, Origens Secretas veio da Espanha (quando não?). Dirigido por David Galán Galindo e estrelado por Leonardo SbaragliaVerónica Echegui e Javier Rey, o filme tem aquela mesma sensação de utilizar os subterfúgios e arquétipos comuns das tramas de heróis como piada, realizando uma brincadeira entre os gêneros.

    A trama é ambientada na cidade de Madri, em 2019, e mostra um serial killer que começa a espalhar o caos pelo local, matando pessoas comuns, aleatórias, que, aparentemente, não possuem nenhuma conexão uma com as outras. A partir disso, um fã de quadrinhos e uma fã de cosplay se unem para parar esse vilão — criando aquela interessante história de cidadãos que se veem como heróis.

    FREAKS

    Reforçando ainda que as produções internacionais da Netflix estão ganhando cada vez mais espaço, o filme Freaks: Um de Nós é alemão e não apenas está em nosso Top 10, mas também de alguns outros países da América do Sul. Em comum com seu "primo ao lado", ele tem esta mesma questão de subverter as tramas heroicas clássicas.

    Na trama, depois de precisar lidar com um cozinheiro abusivo, uma garçonete descobre que possui poderes sobrenaturais, ao passo em que encontra pessoas que aparentemente fazem parte de uma espécie de sociedade secreta onde apenas alguém com poderes pode reconhecer um outro alguém que também tenha poderes.

    OS HERÓIS FORA DO COMUM

    Por fim, é possível concluir que a estratégia de colocar heróis, que sempre foram figuras tão marcantes e símbolos de moralidade máxima como personagens deturpados e transgressores é justamente o que tem funcionado recentemente. Unindo isso ao forte mercado da Netflix em países como Espanha, Alemanha, França, é possível entender melhor como nasce um sucesso.

    Conhecendo a rapidez da plataforma, não seria de se esperar que mais alguma outra série ou filme neste gênero saísse rápido. Em últimas análises, longas como Hancock e Heróis, que também possuem uma forte veia de "diferenciar" as histórias clássicas de heróis, ficaram no Top 10 Brasil com apenas semanas de diferença. Então não é difícil imaginar o futuro, neste caso. E nem precisa de poderes!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top