Minha conta
    Caetano Veloso relembra prisão em cena inédita do documentário Narciso em Férias (Exclusivo)

    Filme chega ao catálogo da Globoplay no mesmo dia da exibição no Festival de Veneza.

    O Brasil estará representado no Festival de Veneza com Narciso em Férias, documentário que reconta a prisão de Caetano Veloso pela ditadura militar. Com exclusividade do AdoroCinema, você pode conferir um trecho desta obra, onde o cantor relembra as superstições que teve na época em que estava encarcerado entre 1968 e 1969. Veja acima!

    Documentário relata os dias de encarceramento de Caetano no RJ

    Caetano Veloso foi retirado de sua casa em São Paulo no dia 27 de dezembro de 1968 sob acusações forjadas. Ele foi colocado em solitária por uma semana e mantido atrás das grades por 54 dias. Quase meio século depois, o cantor solta a voz nesse documentário, interpretando canções e relembrando histórias de tal período — algumas envolvendo outro nome famoso da cultura nacional: Gilberto Gil.

    O filme tem direção e roteiro de Renato TerraRicardo Calil (Uma Noite em 67). Por sua vez, trata-se de uma realização da Uns Produções, em coprodução com VideoFilmes. Já Paula Lavigne, empresária e esposa de Caetano, é produtora executiva do projeto.

    No cartaz, a imagem faz parte dos arquivos secretos mantidos pela ditadura militar. Caetano aparece com o cabelo curto e raspado dos lados. “Eles me tiraram da cela e disseram: ‘Ande em frente e não olhe para trás!’. Eu pensei que eles iam atirar”, conta Caetano. “Mas eles me levaram no barbeiro. Eu tinha um cabelo grande, todo cacheado, grandão. (...) Eu fiquei feliz porque não ia morrer", lembra.

    A imagem de Caetano preso também ilustrará a capa do livro “Narciso em Férias”, que a Companhia das Letras lança este mês. Originalmente, esse era também o título dado por Caetano ao capítulo sobre a prisão em seu livro “Verdade Tropical”. Agora, o capítulo será publicado como um livro à parte em “Narciso em Férias”, acrescido de uma seleção dos documentos da ditadura militar sobre o cantor.

    Narciso em Férias chega ao Brasil através da plataforma Globoplay, sendo disponibilizado a partir de 7 de setembro — mesmo dia de sua exibição no Festival de Veneza de 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top