Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Tenet: Descubra o que a crítica está achando do filme de Christopher Nolan
    Por Kalel Adolfo — 26 de ago. de 2020 às 16:29
    facebook Tweet

    Apesar de não estar sendo altamente aclamado, Tenet vem recebendo elogios por ser um projeto ambicioso e desafiador.

    Desde o início da quarentena, Tenet foi classificado como o filme que iria salvar os cinemas, levando o público de volta às salas de exibição. E desta vez, a expectativa não partiu somente dos fãs: O próprio mercado cinematográfico aguarda ansiosamente a estreia, para saber quais estratégias poderão ser adotadas nos próximos lançamentos de 2020.

    Julgando pela recepção crítica, o longa deverá movimentar quantias razoáveis, mas não o suficiente para cobrir o seu orçamento estrondoso de US$ 200 milhões. Em alguns países importantes — como a Coréia do Sul — a performance de Tenet poderá ser afetada devido às novas regras de distanciamento social, que vêm sendo impostas após a região sofrer uma segunda onda de casos.

    Atualmente, o filme de Christopher Nolan possui 85% de aprovação no Rotten Tomatoes, e 71 pontos — de 100 — no Metacritic. Apesar de ser descrito como um espetáculo visual, alguns especialistas apontam que a obra não possui substância, sendo apenas uma experiência ambiciosa sem grandes arcos narrativos.

    Tenet: Quais são os pontos negativos?

    Catherine Shoard, repórter do The Guardian, afirmou que a produção explica muito a sua “pseudociência”, duvidando da capacidade do espectador de compreender a narrativa. Inclusive, essa é uma crítica que Nolan recebe com frequência em sua carreira.

    Mike McCahill, do importante IndieWire, disse que Tenet é mais cansativo, do que divertido. “É como assistir a alguém dando um sermão enigmático no alto de uma montanha”, escreveu.

    Tenet: Tudo que sabemos até agora sobre o novo filme de Christopher Nolan

    O que a crítica vem elogiando em Tenet

    Entretanto, por mais que algumas resenhas tenham sido duras, o longa recebeu bastante elogios. Jordan Farley, do Total Film, afirma que a experiência é uma forma perfeita de voltar aos cinemas.

    Robbie Collin, crítica do The Telegraph, afirmou que as atuações de Robert Pattinson e Elizabeth Debicki trazem muita profundidade à trama. Entre os principais apontamentos positivos, estão a elegância da trama, a aura enigmática do roteiro, e a sua estrutura reversa. “É como assistir a um filme do James Bond de trás para frente”, disse Chris Bumbray do Joblo’s Movie Network.

    The Batman: Robert Pattinson mentiu para Christopher Nolan sobre o teste para o filme

    Tenet: Afinal, vale a pena ou não?

    Pelos comentários da crítica especializada, é possível afirmar que Tenet é um filme para quem já gosta de Nolan. Se você é fã de Interestelar e A Origem, e está consciente das fórmulas comumente utilizadas pelo cineasta, a obra não irá te incomodar.

    Agora, caso o didatismo do diretor seja um problema, assistir a produção pode não ser uma experiência tão agradável. Um dos maiores defeitos apontados no longa foi o excesso de complicação, e a escassez de significado. Agora, só nos resta aguardar para conferir o resultado. 

    E aí, quais são as suas expectativas para Tenet? Você pretende assisti-lo nas telonas? O filme tem data de estreia marcada para 24 de setembro no Brasil.

    Tenet: Confira novo teaser do filme de Christopher Nolan

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Joker Lies
      Então é filme para eu assistir sem medo.
    Mostrar comentários
    Back to Top