Minha conta
    Star Trek: Em que ordem os filmes de Jornada nas Estrelas devem ser assistidos?

    Chegou a hora de fazer a maratona dos longas-metragens do Capitão Kirk de William Shatner, passando por Picard de Patrick Stewart, até chegar ao Kirk de Chris Pine.

    Uma das franquias mais famosas e duradouras dos cinemas e da TV é Star Trek. Ou para os íntimos: Jornada nas Estrelas, na tradução. Criada por Gene Roddenberry, a saga começou como série de TV nos anos 1960, apresentando personagens icônicos como o Capitão Kirk de William Shatner e Spock de Leonard Nimoy.

    Desde então, Star Trek expandiu para mais oito programas de TV, incluindo mais recentemente a série Picard liderada por Patrick Stewart e a produção animada Lower Decks, ainda inédita no Brasil. Ao mesmo tempo, a franquia também gerou diversos longas-metragens, protagonizados por duas versões do Capitão Kirk e pelo Capitão Picard.

    Se você é leigo e está começando agora a acompanhar a história da franquia, ou se está a fim de rever as produções mas não sabe por onde começar, não se preocupe. A pedida é fazer uma maratona dos longas-metragens. O AdoroCinema montou um guia sobre qual ordem dos filmes assistir. Vem com a gente!

    A primeira coisa a se saber é que os treze filmes que compõem a série de filmes Star Trek são divididos em três eras. Quais são elas?

    Filmes inspirados na série original

    Comece assistindo aos seis filmes da Série Original lançados entre 1979 e 1991. Continuação direta da série Jornada nas Estrelas original, as produções acompanham a tripulação da USS Enterprise, com as presenças do Capitão James T. Kirk (Shatner), o Primeiro Oficial Comandante Spock (Nimoy) e o Oficial Médico Chefe Leonard McCoy (DeForest Kelley). Eles devem ser assistidos na ordem em que foram lançados:

    Jornada nas Estrelas - O Filme (1979)

    Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982)

    Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984)

    Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986)

    Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989)

    Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991)

    Filmes inspirados em A Nova Geração

    Em seguida, entre 1994 e 2002, foram lançados quatro filmes que apresentam o elenco de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, série estrelada por Patrick Stewart como o Capitão Picard. O primeiro deles, Generations, foi literalmente a passada do manto de Kirk para Picard nos cinemas, já que teve a participação da tripulação de ambas as séries de TV. Confira a ordem:

    Jornada nas Estrelas - Generations (1994)

    Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996)

    Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998)

    Jornada nas Estrelas - Nêmesis (2002)

    Filmes da saga reboot

    Em 2009, J.J. Abrams resolveu produzir uma nova trilogia de filmes de Star Trek, como uma espécie de reboot. Assim como os filmes inspirados na série original seguiam as aventuras de Capitão Kirk, Spock, McCoy e o resto de sua equipe, as novas produções acompanham uma nova linha do tempo desses mesmos personagens. Desta vez, eles são interpretados por Chris PineZachary Quinto e Karl Urban. Ao mesmo tempo em que essa cronologia — chamada de Kelvin Timeline — ocorre paralelamente à linha do tempo da série original, seus eventos têm a participação do Spock de Leonard Nimoy e influenciam o universo de Star Trek: Picard, ambientado na linha cronológica dos filmes da Nova Geração. Confira a ordem para assistí-los:

    Star Trek (2009)

    Além da Escuridão - Star Trek (2013)

    Star Trek: Sem Fronteiras (2016)

    Não se sabe exatamente como serão os próximos filmes da saga Jornada nas EstrelasStar Trek 4 já foi anunciado, mas seu projeto até agora não foi para frente. Desde então, tem sido especulado inclusive um longa-metragem da franquia que seria comandado por Quentin Tarantino, e outro dirigido por Noah Hawley (Fargo, Legion).

    Agora que você já sabe em qual ordem assistir aos filmes da franquia Jornada nas Estrelas, chegou a hora de dar o play na cinelist especial do Telecine e ver todas as produções, desde Jornada nas Estrelas - O Filme até Nêmesis. A nova trilogia reboot também está disponível na plataforma.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top