Minha conta
    Lovecraft Country: Conheça as principais referências da série de terror

    Série produzida por Jordan Peele chegou repleta de referências políticas e easter eggs literários.

    Lovecraft Country chegou arrancando elogios da crítica e público. E não é para menos: A série criada por Jordan Peele e Misha Green consegue transformar o terror cósmico de H.P. Lovecraft em uma plataforma de crítica social e reflexão cultural. E isso é genial, já que o clássico autor foi um homem abertamente preconceituoso. 

    O primeiro episódio já veio carregado de referências históricas, todas em sintonia com a luta diária do movimento negro. De Jackie Robinson — o primeiro jogador de baseball negro — às leis de Jim Crow, a produção não teve medo de cutucar o passado extremamente racista dos Estados Unidos, e servir como lembrete de que a resistência deve continuar. Confira:

    Jackie Robinson é referenciado na abertura

    A sequência de abertura de Lovecraft Country é extremamente simbólica, e sintetiza as principais inspirações de Atticus. Por um lado, vemos um mundo em guerra, sendo invadido por criaturas lovecraftianas, que são amadas pelo protagonista. E para combatê-las, vemos Jackie Robinson, o primeiro jogador de baseball negro da história.

    Portanto, a cena mescla as paixões literárias e históricas do protagonista. Aliás, esse momento foi um show de visuais impecáveis, né?

    A Princesa de Marte na abertura

    A princesa que aparece flutuando em meio à guerra vem direto do livro “A Princess of Mars”, escrito por Edgar Rice Burroughs. No ônibus em direção a casa dos tios, Atticus está lendo a obra.

    Cidade de Arkham

    Se você acha que o nome é uma referência ao hospício de Gotham, está enganado. Na verdade, Arkham foi uma cidade fictícia criada por H.P Lovecraft. Ela é citada em diversas obras do autor, e marcou presença na série da HBO.

    Inclusive, os criadores do Batman revelaram que o hospício — que já abrigou Coringa e Arlequina — é uma referência lovecraftiana.

    10 Super-heróis negros que você precisa conhecer

    Nome do episódio carrega triste significado

    O nome do primeiro episódio se chama “Sundown”, que significa pôr-do-sol. Essa é uma referência direta às Cidades do Pôr-do-Sol, criadas após a Guerra Civil Norte-Americana. Esses locais não permitiam a presença de negros durante a noite. Isso durou até 1960, quando as Leis de Jim Crow foram banidas. 

    Inclusive, a cena em que Atticus, George e Letitia são perseguidos pelo xerife simboliza esse péssimo momento histórico. Quem aí torceu para os personagens saírem da cidade à tempo? 

    Gordon Parks

    Gordon Alexander Roger foi diretor de cinema, ativista, fotógrafo e jornalista. Até hoje ele é aclamado pelo filme Shaft, que se tornou referência no gênero blaxploitation. E claro, Lovecraft Country recriou algumas de suas fotografias mais famosas durante o episódio.

    O livro verde

    Os Estados Unidos é tão racista, que nos anos sessenta, os negros só conseguiam viajar em segurança com o “Green Book”. O livro verde — em tradução literal — era um guia indicando quais locais eram seguros para afro-descendentes. Na época, se você fosse negro e estivesse em um estabelecimento racista, poderia ser morto. 

    Esse livro foi publicado entre 1936 e 1966 por Victor Hugo Green, e serviu de inspiração para o filme Green Book, que colocou um homem branco na direção de um filme sobre racismo. Esse aí esqueceu o conceito de lugar de fala em casa.

    5 filmes para refletir e aprender sobre racismo

    Na trama de Lovecraft Country, o livro é escrito por George e Hippolyta, os tios de Atticus.

    Discurso de James Baldwin

    Um discurso do escritor afro-americano James Baldwin é citado em uma das cenas. Nele, o homem questiona se o sonho americano não foi construído às custas dos negros. A frase foi dita durante um debate com o racista William F. Buckley.

    O Conde de Monte Cristo

    Quanto Atticus chega na casa do pai desaparecido, encontra um exemplar de O Conde de Monte Cristo, romance escrito por Alexandre Dumas. O autor era negro, e sofreu muito preconceito mesmo tendo uma boa relação com a aristocracia francesa.

    Lovecraft Country: Série da HBO mescla crítica social e ficção científica (Primeiras Impressões)
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top