Minha conta
    Sony Pictures lança campanha educativa sobre o consumo de filmes através das plataformas digitais

    Com o streaming em alta, a iniciativa procura trazer clareza quanto às vantagens do video on demand (VOD).

    Em 2020, o consumo do streaming e do aluguel ou compra de filmes através das plataformas digitais aumentou devido ao fechamento temporário dos cinemas. Mas, ainda com o crescimento do video on demand e a facilidade de se assistir a filmes que saíram de cartaz há pouco tempo, a Sony Pictures Home Entertainment aproveitou o momento para idealizar uma campanha que visa informar o consumidor a fim de melhorar sua relação com a variada oferta de filmes disponíveis nas plataformas.

    A pesquisa foi realizada no mês de abriu e contou com mais de 750 pessoas, e revelou dados relevantes: mais de 65% dos consumidores se sentem confusos com o número de provedores e a oferta de cada um deles; e, para muitos deles, o tempo entre um filme chegar ao aluguel/compra em plataformas até ser inserido no catálogo de serviços de streaming é mais curto do que geralmente é (na realidade, todo o processo dura cerca de dois anos, e não de cinco a doze meses).

    Além disso, a pesquisa da campanha também destacou que o tempo de prevalência de um aluguel efetuado pelo consumidor é desconhecido para 81% do público. Quando um filme é alugado e o consumidor inicia a projeção em casa, o tempo disponível para ver ou rever um determinado título é de 48 horas.

    Os dados da campanha mostram o quão importante é ampliar a divulgação de informações para o público, visto que muitos desconhecem os benefícios do serviço de aluguel e venda. Aliado às informações acima, a pesquisa também aponta o custo-benefício e a possibilidade de assistir a filmes antecipadamente, pagando um preço diferenciado.

    O CAMINHO QUE UM FILME PASSA AO SAIR DO CINEMA ATÉ CHEGAR AO STREAMING

    Como citado na campanha da Sony, os filmes geralmente possuem uma janela (ler o significado abaixo) de dois anos entre suas estreias no cinema até chegarem às televisões dos consumidores. Com o crescimento do streaming/VOD/PVOD (significados dos termos abaixo) e a alta procura do público para alugar ou comprar filmes inéditos, este período tende a diminuir com o tempo. Porém, essa janela sempre existirá - assim como um período mínimo entre uma plataforma e outra.

    É possível comparar os números do cinema, da TV e do streaming? (Análise)

    Em tempos em que o video on demand está tão forte - especialmente com produções recentes da Sony Pictures já disponíveis em plataformas digitais, como Jumanji: Próxima Fase, Adoráveis MulheresBad Boys Para SempreUm Lindo Dia Na Vizinhança -, é importante ressaltar os diferentes termos que estão sendo cada vez mais citados na internet.

    Além disso, a chegada do serviço de assinatura Disney+ ao Brasil em novembro, assim como a estreia de Mulan diretamente na plataforma, salientam essa necessidade de ampliar o entendimento relacionado ao streaming e às plataformas digitais. Confira alguns termos abaixo:

    Janela: Tempo entre o lançamento do cinema e a estreia do filme digital.

    Streaming: Serviço que transmite conteúdo (sejam eles filmes, seriados, jogos de futebol e até mesmo música) via internet. Todo serviço on-demand é transmitido usando a tecnologia de streaming, porém nem todo o conteúdo streaming é on-demand.

    VOD (vídeo on-demand): Vídeo sob demanda. Por meio de sua operadora de TV, sites e aplicativos de lojas digitais ou consoles de videogame, o usuário pode escolher para assistir diferentes tipos de filmes que estejam disponíveis para alugar ou comprar.

    PVOD (premium): Lançamentos de filmes numa janela mais curta do cinema. Ou seja, filmes como Scooby! O Filme, que foi disponibilizado para aluguel e compra antes de estrear efetivamente nas salas de cinema. O preço é superior aos dos valores disponíveis em VOD.

    Plataformas Digitais: 1ª etapa digital de distribuição de conteúdo logo ele ter estreado no cinema.

    EST (Electronic sell-thru): Compra de filmes em plataformas digitais.

    Filme Digital: Refere-se ao uso de tecnologia desde a produção, a distribuição e a reprodução do filme para o cinema e, consequentemente, para uso doméstico.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top