Minha conta
    Projeto Gemini e outros filmes com propostas inovadoras

    O cinema e sua evolução de acordo com a tecnologia de cada época.

    Protagonizado em dose dupla por Will Smith e dirigido por Ang Lee (Brokeback Mountain), Projeto Gemini chegou ao serviço de streaming do Telecine. O filme surpreendeu o público em 2019, ano de sua estreia, por utilizar uma tecnologia inovadora até então nunca utilizada: o 3D+, modelo de projeção que capta imagens a 120fps (frames por segundo).

    Pensando na inovação que o cinema ainda é capaz de trazer, relembramos outros filmes que também impactaram bastante os cinéfilos na época de suas estreias. Confira:

    Jurassic Park

    Os enormes dinossauros animatrônicos de Jurassic Park assustaram toda uma geração - e até hoje são capazes de impactar o espectador pela grandeza e riqueza de detalhes. Em 1993, Steven Spielberg e sua equipe inovaram o cinema ao usarem efeitos de computador para dar vida a um animal; no caso, o famoso T-Rex. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu em um filme.

    Matrix

    Como não se lembrar das cenas em slow motion (câmera lenta) com Neo (Keanu Reeves) se desviando de balas e inimigos? Matrix marcou uma época não só pela trama complexa de ficção-científica como também pela tecnologia usada pelas irmãs Wachowski. Em 1999, a famosa "tela verde" ganhou proporções inimagináveis até então graças a este filme.

    Avatar

    A segunda maior bilheteria do mundo (perdendo o posto apenas em 2019 para Vingadores: Ultimato), Avatar é o projeto mais ambicioso de James Cameron e revolucionou o século XXI ao nos trazer uma experiência cinematográfica extremamente imersiva. Desde o visual detalhado e colorido do mundo criado pelo diretor até o uso do 3D, Avatar permanece tão impactante como foi à primeira vista.

    Planeta dos Macacos: O Confronto

    De tão incrível que foi o trabalho de Andy Serkis na nova trilogia de Planeta dos Macacos, os fãs gostariam de vê-lo figurando na lista de indicados ao Oscar. E não foi por menos: no segundo capítulo, ao utilizar uma roupa específica para capturar cada movimento - e usando pontos em sua face para captar suas expressões -, Serkis entregou uma performance hiper-realista do macaco César. Isso possibilitou que a história ganhasse ainda mais peso dramático.

    Projeto Gemini

    O filme mais recente que se encaixa perfeitamente na definição "inovador" é Projeto Gemini. Protagonizado por Will Smith, a ficção-científica teve de esperar anos para a tecnologia estar à altura do que o roteiro queria entregar! Smith aparece em dose dupla: como Junior, um clone, e Henry, um homem que precisa fugir da criatura (feita pelo modelo de projeção 3D+, com qualidade muito superior a qualquer visto até 2019). De tão detalhista, o diretor Ang Lee chegou a afirmar que sua equipe usou esboços a partir das próprias atuações de Will em filmes como Bad BoysSeis Graus de Separação para criar a versão jovem do protagonista.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top