Minha conta
    Exterminador do Futuro: 5 curiosidades sobre os bastidores da franquia de Arnold Schwarzenegger

    Você sabia que a franquia foi inspirada em pesadelo de James Cameron?

    “I’ll be back”. Quem leu essa frase na voz de Arnold Schwarzenegger? Uma das franquias mais famosas do cinema é O Exterminador do Futuro, criado por James Cameron. A saga tem seis filmes, diversas cenas de ação marcantes e personagens icônicos. Quer descobrir mais detalhes sobre os filmes? Então confira 5 curiosidades sobre os bastidores.

    Como surgiu a ideia de O Exterminador do Futuro?

    Você sabia que a ideia de O Exterminador do Futuro surgiu de um sonho — ou melhor, pesadelo — de James Cameron? O cineasta estava estressado e desgostoso com seu primeiro filme, Piranha II - Assassinas Voadoras, pois os produtores queriam que Cameron não colocasse sua visão do filme, e fizesse tudo do jeito que eles imaginavam. Durante a produção problemática, ele teve febre e um pesadelo no qual viu vividamente uma "figura da morte de metal saindo de um incêndio". Ele acordou, rapidamente começou a rabiscar, e nasceu o primeiro conceito para o que acabaria se tornando O Exterminador do Futuro, lançado em 1985 — ainda mantendo aquela imagem icônica desde a concepção até o corte final. Desde então, Cameron "deserdou" Piranha II e considera The Terminator (no original) seu primeiro filme.

    Arnold Schwarzenegger: O T-800 bem conservado

    Uma constante em quase todos os filmes da franquia Exterminador do Futuro é a presença de Arnold Schwarzenegger como o icônico T-800. Como androides não envelhecem nem tem mudanças corporais — com exceção de quando esteve com os cabelos brancos — o ator precisou manter as mesmas dimensões musculares para gravar os filmes. Quando estava se preparando para filmar O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas, o ator malhou até que tivesse o mesmo tamanho e medidas que tinha 12 anos antes quando gravou O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final. A mesma coisa ocorreu para as filmagens de O Exterminador do Futuro: Gênesis, outros 12 anos depois do terceiro filme da saga. Schwarzenegger treinou três horas por dia até chegar a mesma massa muscular da época.

    Arnold não foi o único. Em O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento FinalRobert Patrick interpretou um modelo superior ao androide de Schwarzenegger, o T-1000, feito de metal líquido. Várias cenas de exigiam que ele corresse tão rápido que um carro tivesse dificuldade para ultrapassá-lo, por isso, o ator começou um regime de corrida rigoroso. Ele conseguiu inclusive correr muito rápido enquanto respirava pelo nariz, para que não parecesse que ele estivesse ficando cansado. No entanto, ele treinou um pouco demais e, durante as filmagens, alcançou a bicicleta de John Connor em segundos. Então, Patrick acabou tendo que desacelerar conscientemente durante as cenas de corrida.

    O retorno triunfal de Linda Hamilton

    O mais recente filme da franquia, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, continuação direta do segundo filme da franquia, ignorando os eventos das outras produções. O longa-metragem trouxe Linda Hamilton de volta ao papel de Sarah Connor 27 anos depois e apostou no protagonismo feminino da saga. O filme foi dirigido por Tim Miller (Deadpool), que teve a missão de comandar a versão mais badass e experiente de Connor. Tanto que no set de filmagens, ele teve que orientar Hamilton a não sorrir enquanto disparava armas. Isso porque a atriz estava tão feliz em voltar ao personagem que não conseguia esconder o sorrisão. Só que bem sabemos que a Sarah Connor raramente sorri, não é?

    Christian Bale pediu para interpretar John Connor

    Nos primeiros rascunhos de O Exterminador do Futuro - A Salvação, John Connor era uma espécie de figura mítica que só faria uma breve aparição no final do filme. O ator Christian Bale foi originalmente escolhido para interpretar o ciborgue Marcus Wright (um papel que acabou indo para Sam Worthington), mas ele insistiu em interpretar John Connor. O pedido de Bale forçou os cineastas a reescreverem o roteiro e fazer do personagem de Connor uma parte maior da trama do filme.

    John Connor foi interpretado por diversos atores nas telonas: Edward Furlong como um jovem JC em O Julgamento Final e, mais tarde, Nick Stahl, Christian Bale e Jason Clarke.

    Outra Sarah Connor

    John Connor não foi o único personagem da franquia a ter diversos intérpretes. Sarah Connor também foi vivida por mais de uma atriz. Antes do retorno de Linda Hamilton em Destino Sombrio, a heroína foi interpretada por Emilia Clarke, a eterna Daenerys Targaryen de Game of Thrones, em O Exterminador do Futuro: Gênesis. O filme de 2015 foi um reboot da franquia, imaginando uma versão diferente dos eventos do primeiro longa-metragem. Como na produção de 1985, o sargento Kyle Reese (Jai Courtney) é enviado por John Connor (Jason Clarke) ao passado para salvar Sarah. Porém, ao chegar lá, encontra uma Sarah guerreira, que tem como protetor outro exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger), enviado para protegê-la quando ainda era criança.

    Agora que você descobriu novas curiosidades sobre o filme, chegou a hora de dar o play. É só acessar a Cinelist Exterminador do Futuro e ver todos os filmes da franquia no serviço de streaming do Telecine.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top