Minha conta
    5 filmes brasileiros que fizeram sucesso internacionalmente

    A Vida Invisível foi premiado no Festival de Cannes, na França, em 2019.

    cinema brasileiro é um dos mais importantes do mundo e, ao longo dos anos, diversos filmes produzidos por aqui fizeram sucesso internacionalmente. Nos anos 50 por exemplo, O Cangaceiro, de Lima Barreto, foi premiado no Festival Internacional de Cannes.

    Segundo lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), o melhor filme brasileiro de todos os tempos é Limite, de 1931. Para além disso, muitos longas foram reconhecidos ao redor do mundo como O Auto da Compadecida, Aquarius, Carandiru, O Som ao Redor, entre outros.

    A Vida Invisível foi a principal estreia nacional nos cinemas em 2019, levando prêmio em Cannes, e chega ao Telecine. Por isso, o AdoroCinema separou cinco filmes que fizeram sucesso internacionalmente.

    Central do Brasil

    No filme, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Após uma de suas clientes ser atropelada, ela acolhe seu filho, Josué (Vinicius de Oliveira), que fica perdido na estação. Os dois partem em direção ao interior do Nordeste, a fim de encontrar o pai do menino. Atualmente considerado um clássico, Central do Brasil rendeu à Fernanda Montenegro a indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático. Além disso, recebeu diversos prêmios como o BAFTA, o Globo de Ouro, National Board of Review e o Prêmio Satellite, além do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim.

    A Vida Invisível

    Com elenco formado por Carol Duarte, Julia Stockler, Gregório DuvivierCristina Pereira e Fernanda Montenegro, o filme é ambientado na década de 1950 e conta a história de Eurídice, uma jovem talentosa, mas muito introvertida (Duarte), e de sua irmã mais velha, Guida (Stockler), seu total oposto. Elas vivem em um rígido sistema patriarcal, até que Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice luta para se transformar em uma musicista e aturar um casamento sem amor. A Vida Invisível ganhou o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes e foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

    Cidade de Deus

    No longa, Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, morador da Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da capital. Amedrontado com a ideia de se tornar um bandido, ele acaba sendo salvo de seu destino pelo seu talento como fotógrafo. Cidade de Deus é considerado um dos filmes brasileiros mais importantes da história e recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

    O Menino e o Mundo

    Dirigida por Alê Abreu, a animação traz a história de um menino que decide deixar o campo rumo à cidade grande para reencontrar o pai, que abandonou o lar em busca de uma vida com mais perspectivas. Vencedor de mais de 40 prêmios, incluindo o importante Annie Awards, O Menino e o Mundo foi um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme de Animação na edição de 2016.

    Bacurau

    O filme se passa em um futuro próximo e acompanha os cidadãos do pequeno povoado de Bacurau, no nordeste do Brasil. Quando uma de suas moradoras mais queridas, Dona Carmelita, morre aos 94 anos de idade, a comunidade percebe que de repente sumiu de todos os mapas. Sônia Braga, Silvero Pereira, Udo KierBarbara ColenKarine Teles também fazem parte do elenco. Bacurau foi premiado em diversos festivais de cinema ao redor do mundo levou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top