Minha conta
    Rei Arthur - A Lenda da Espada e + 5 versões da história que você precisa conhecer

    Rei Arthur para dar e vender!

    Entre teorias da conspiração, lendas seculares e centenas de diferentes histórias contadas, a figura do Rei Arthur acabou se tornando uma espécie de referencial quando se fala em perseverança, desafios e até mesmo um pouco de magia. E como toda história é sempre contada de várias maneiras diferentes — até mesmo as lendas —, não seria diferente com Arthur.

    Pensando nisso, o AdoroCinema aproveitou o tema para separar também algumas adaptações que oferecem diferentes perspectivas sobre a história do Rei Arthur. Justamente por não haver consenso histórico sobre sua origem, torna-se mais fácil deixar a criatividade fluir no momento de realizar alguma adaptação, e por isso trouxemos todo tipo de visão. Vamos lá!

    REI ARTHUR - A LENDA DA ESPADA

    Em Rei Arthur - A Lenda da Espada, Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem das ruas que controla os becos de Londonium e desconhece sua predestinação até o momento em que entra em contato pela primeira vez com a Excalibur. Desafiado pela espada, ele precisa tomar difíceis decisões, enfrentar seus demônios e aprender a dominar o poder que possui para conseguir, enfim, unir seu povo e partir para a luta contra o tirano Vortigern, que destruiu sua família.

    Apesar de não ter agradado muito a crítica especializa, A Lenda da Espada teve um desempenho razoável nas bilheterias e traz um épico muito mais focado na ação em si, sendo inclusive a adaptação mais recente desta lista.

    MERLIN

    No excitante universo de Camelot, porém ambientada no Século XXI, conta a história de Merlin (Colin Morgan) e Arthur (Bradley James) antes de eles tornarem-se mitos, quando ainda eram jovens loucos por aventuras. À procura do amor e dos próprios destinos, eles compartilham os erros e os acertos ao longo do caminho.

    Durando cinco frutíferas temporadas, a série Merlin é uma boa opção para quem busca uma obra de aventura, especialmente com foco nos 'poderes' do também famoso Merlin, que dá título à série. O projeto foi terminado pela BBC após 65 episódios.

    MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO

    O Rei Arthur (Graham Chapman) está à procura de cavaleiros que possam acompanhá-lo em uma importante jornada: a busca do Santo Graal. Sir Lancelot, o Bravo (John Cleese); Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot (Eric Idle); Sir Galahad, o Puro (Terry Jones) e outros cavaleiros se dispõem a participar da busca real. O longa satiriza diversos eventos histórios ocorridos na Idade Média.

    Um dos grupos mais icônicos da história da comédia, Monty Python conseguiu inovar ao trazer uma forte sátira social para a lendária história do Rei Arthur, consagrando assim seu filme mais famoso junto à Vida de Brian.

    CAMELOT

    Com quase três horas de duração, Camelot é um dos maiores clássicos da história do cinema e até hoje é relembrado por sua história densa e com diversas referências históricas. No caso, a trama central do filme é a lenda do Rei Arthur (Richard Harris) e seu torturante caso de amor com a rainha Guenevere (Vanessa Redgrave). Uma floresta encantada próxima a Camelot foi o lugar onde Arthur primeiramente encontrou Guenevere, que no início não tinha noção que estava falando com o rei e se referia a ele de modo pouco respeitoso. Após o casamento deles, a felicidade de Arthur em razão do seu matrimônio com a adorável Guenevere o fez criar os Cavaleiros da Távola Redonda, uma alta ordem de cavalheirismo no qual todos os cavaleiros eram imbuídos por um desejo de ajudar os oprimidos.

    Tal é a fama dos Cavaleiros da Távola Redonda que um cavaleiro francês, Lancelot Du Lac (Franco Nero), buscou se unir a esta ordem e logo se tornou o mais célebre de todos os cavaleiros. Guenevere, indiferente a princípio, se apaixonou por Lancelot. Embora ambos tivessem um amor profundo por Arthur, a paixão deles foi mais forte e começaram um ilícito caso de amor. Arthur ignorava os rumores que circulavam ao redor dele, mas quando Mordred (David Hemmings), seu filho ilegítimo, chega a Camelot, ele expôs Lancelot e Guenevere, provocando uma sucessão de conflitos no reino.

    FATE STAY NIGHT

    Uma dica um pouco diferente, desta vez para quem é fã de animes, é Fate Stay Night Unlimited Blade Works. Apesar de ser um pequeno spoiler a respeito da trama, a animação japonesa inova a clássica lenda ao trazer Arthur como uma mulher — no caso "Arthuria". Mas fiquem tranquilos, pois a personagem só se revela como tal em certo momento da trama e não diremos quem é.

    Ambientado em uma cidade fictícia no ano de 2004, o anime traz a Guerra do Santo Graal, evento que acontece a cada 60 anos e traz sete magos lutando entre si para que consigam adquirir o Santo Graal, artefato supostamente capaz de conceber qualquer desejo a seu dono.

    EXCALIBUR

    Mais um clássico, Excalibur é de 1981 e traz uma mistura bem completa entre a lenda e os fatos históricos que cercaram a figura de Rei Arthur. No filme, o mago Merlin (Nicol Williamson) dá ao rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) a mística Excalibur, a espada do poder. Durante uma emboscada Uther é ferido mortalmente e, pouco antes de morrer, enterra a espada em uma pedra. Fica então decidido que o cavaleiro que puder retirá-la da pedra será o novo rei, mas ninguém consegue.

    Anos depois o país estava divido em guerra entre os senhores feudais e Arthur (Nigel Terry), um jovem escudeiro, retira facilmente a espada da pedra. Alguns nobres juram fidelidade ao novo rei e Merlin relata que Arthur é um filho bastardo de Uther, mas alguns nobres não aceitam sua autoridade. No entanto o tempo faz todos se curvarem ao sábio rei, mas o tempo vai mostrar que o fator de desagregação do reino está na atração que Lancelot (Nicholas Clay), o campeão do rei, sente por Guinevere (Cherie Lunghi), a rainha. E, somando-se a isto, Morgana (Helen Mirren), a meia-irmã de Arthur, decide que Mordred (Robert Addie), o filho que ela teve com Arthur, deve ocupar o trono.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top