Minha conta
    Ford vs Ferrari: Conheça as figuras reais por trás dos personagens do filme

    O drama automobilístico indicado ao Oscar rendeu elogios de crítica e público.

    O filme Ford vs Ferrari, indicado a 4 Oscar e que possui grandes atuações de Christian Bale e Matt Damon, chegou ao streaming do Telecine! Dirigido por James Mangold (Logan), o drama conta a história de amizade e parceria entre o projetista Carroll Shelby e o piloto Ken Miles.

    Inspirado em fatos, Ford vs Ferrari reconta a trajetória da dupla incumbida a construir um carro inédito da Ford Motors para a intensa corrida Le Mans em 1966, que tinha 24h de duração no total. O plano da Ford era tirar o trono de Enzo Ferrari nas corridas prévias - o que desencadeia uma trama cheia de competitividade, urgência e vontade de alcançar a perfeição.

    Abaixo, confira os principais personagens retratados no filme:

    Ken Miles

    Miles foi um corajoso veterano da Segunda Guerra Mundial que, posteriormente, se tornou um talentoso mecânico e piloto profissional. Ford vs Ferrari retrata seus meios não convencionais de trabalhar e também seu estilo de correr, que o levou a vencer campeonatos como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring. O principal evento do filme é as 24 Horas de Le Mans de 1966, a qual Miles venceu, mas por uma ordem equivocada da equipe, acabou ficando no posto de vice. O britânico morreu tragicamente em um teste privado automobilístico.

    Carroll Shelby

    Shelby foi o segundo americano a vencer as 24 Horas de Le Mans, em 1959. Se aposentou ainda jovem das corridas, mas como o filme mostra, ele se tornou uma importante figura do mercado automobilístico como o fundador do Shelby Mustang e Cobra. Shelby apostou fortemente em Ken Miles para liderar sua equipe de corredores, o que ajudou a construir uma forte relação com o britânico.

    Lee Iacocca

    Iacocca trabalhou na Ford desde que saiu da faculdade e lá tornou-se engenheiro. Em 1964, chegou ao mais alto escalão da empresa: manteve-se como presidente até ser demitido por Henry Ford II, em 1978. Foi um dos grandes defensores do Mustang, mas também trabalhou por muito tempo na Chrysler, inclusive tirando-a da falência. Em Ford vs Ferrari, Iacocca é quem dá a missão para Miles e Shelby construírem o carro para vencer a Ferrari em pouquíssimo tempo. 

    Leo Beebe

    Leo Beebe foi o diretor de veículos especiais da Ford e assessor de relações públicas. Na corrida da Le Mans de 1966, retratada no filme, o profissional tomou uma decisão duvidosa que o tornou famoso. Quando a corrida chegou ao fim, apenas os carros da Ford permaneceram, sinalizando uma clara vitória para a empresa. Mas, em vez de ter um só vencedor (no caso, Miles), Beebe pediu aos carros da Ford que cruzassem a linha de chegada juntos para criar uma imagem de trabalho em equipe. Isso forçou Miles a perder a corrida que venceria com espaço caso isso não acontecesse.

    Henry Ford II

    Após a morte de seu pai em 1941, Henry Ford II tornou-se vice-presidente da Ford. Desde que arrumiu o posto do pai, Henry quis modernizar os negócios e os carros. Ele é considerado o mentor por trás do negócio fechado com Enzo Ferrari, dando a visão de que os carros da Ford eram ser sinônimos de carros de corrida - quando isso não era bem verdade. Como é muito bem destacado no filme, trabalhar com Shelby e Miles permitiu a reformulação da linha de carros da Ford, levando a empresa à vitória em Le Mans.

    Enzo Ferrari

    Fundador de uma das marcas mais conhecidas do mundo, Enzo Ferrari foi um piloto e um homem autodidata que trabalhou como mecânico na juventude. Nos negócios, era visto como um homem passional, mas também muito dedicado. Tanto que, até sua morte aos 90 anos, sempre gostou de acompanhar as corridas de carro de perto, nos autódromos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top