Minha conta
    Os Simpsons: Animação homenageia George Floyd, vítima de assassinato nos EUA

    Artista modificou o tom de pele dos personagens de Os Simpsons para criticar o assassinato de George Floyd, vítima do racismo estrutural nos Estados Unidos.

    O artista italiano AleXsandro Palombo usou o seu Instagram esta semana para publicar uma série de artes em homenagem à George Floyd. Nelas, os personagens de Os Simpsons são negros, e sofrem com a violência policial de Springfield. Nas publicações, vemos mensagens como “Não consigo respirar”, frase dita por George ao ser asfixiado por um policial. Confira:

    Não é de hoje que o artista utiliza a cultura pop para satirizar e criticar o sistema político falho de diversos países. Além disso, a própria animação da Fox está repleta de apontamentos ácidos sobre a cultura, sociedade e comportamentos.

    O intuito de AleXsandro é aumentar ainda mais a notoriedade do caso, para que as pessoas se mobilizem. Mas não se esqueça: Mais importante do que se comover, é fazer alguma coisa. Portanto, pesquise, leia, ouça, e consuma conteúdos de outras pessoas negras, para entender a realidade de suas vidas.

    5 filmes para refletir e aprender sobre racismo

    Um exemplo de como ajudar é o portal Vidas Negras Importam. Nele, você pode encontrar formas de colaborar com o movimento, e não se calar frente aos milhares de assassinatos sofridos pela população preta. No Brasil, crianças como o João Pedro morrem injustamente pelo racismo todos os dias.

    Arte também é posicionamento. Então além de desconstruir comportamentos preconceituosos, devemos consumir filmes, músicas e livros que nos deem uma percepção maior sobre a cultura afrodescendente. E falando em filmes, o AdoroCinema separou alguns para você se inteirar no assunto.

    Oscar foi entregue para negros apenas 44 vezes na história

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top