Minha conta
    Star Wars: Tudo sobre a saga criada por George Lucas e sucesso entre os fãs

    A franquia criada por George Lucas em 1977, com suas três trilogias, criou a cultura pop como a conhecemos.

    Lucasfilm

    Star Wars criou a cultura pop como a conhecemos, trouxe diversas contribuições para o cinema — desde três trilogias até séries live-action no Disney+, como The Mandalorian — além de um dos primeiros grandes spoilers da sétima arte.

    De filmes e séries a produtos temáticos, Star Wars foi o berço da cultura pop

    Quando o primeiro Guerra nas Estrelas chegou aos cinemas norte-americanos em 1977, ninguém imaginava que a saga espacial se tornaria um fenômeno mundial. Na ocasião, (quase) nenhum cinema queria exibir a produção dirigida por George Lucas. Mas eventualmente o filme estrelado por Mark HamillCarrie Fisher e Harrison Ford teve um sucesso estrondoso nas bilheterias — e fez até mesmo Steven Spielberg ficar rico através de uma aposta.

    A franquia já teve dois retornos marcantes às telas de cinema: em 1999 com A Ameaça Fantasma e em 2015 com O Despertar da Força. Comprada pela Disney em 2012, Guerra nas Estrelas possui três trilogias de filmes (que podem ser assistidas em diversas ordens), séries animadas, dois spin-offs nos cinemas e séries em live-action no Disney+, além de parques temáticos e videogames.

    A saga gerou a ideia de mercadorias temáticas (incluindo alguns produtos bizarros), inspirou outras franquias do cinema e ganhou até mesmo um dia próprio: o Star Wars Day, comemorado em 4 de maio — em inglês, "May the 4th" é um trocadilho com "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você", na tradução). Até hoje, a saga empolga uma legião de fãs mundo afora, muitos que se vestem de seus personagens favoritos — como a jornalista que vos fala que lembra que o primeiro filme legendado que assistiu nos cinemas foi Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma.

    Star Wars: Os filmes

    A franquia Star Wars possui nove filmes episódicos que fazem parte da Saga Skywalker — que contam a história de membros da família dos Skywalker — e dois spin-offs protagonizados por outros personagens.

    Star Wars 40 anos: O legado da franquia em 40 fatos

    A Trilogia Clássica, lançada entre 1977 e 1983, é composta por:

    Lucasfilm

    Uma Nova Esperança (Episódio IV)

    Lançado originalmente como Guerra nas Estrelas, o Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança é ambientado há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante. O filme acompanha o jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) que se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs. Eles carregam uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o Jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta ao Jedi e ao mercenário Han Solo (Harrison Ford) para resgatar a princesa, captura por Darth Vader (David Prowse/James Earl Jones).

    O Império Contra-ataca (Episódio V)

    Considerado um dos melhores filmes da franquia, O Império Contra-ataca segue a luta dos membros da resistência contra as forças imperais comandadas por Darth Vader. Ao mesmo tempo, Luke Skywalker busca encontrar o Mestre Yoda a fim de aprender a dominar a "Força" e se tornar um Cavaleiro Jedi. No entanto, Darth Vader tem um segredo que envolve Luke e planeja levar o rapaz para o Lado Sombrio da Força.

    O Retorno de Jedi (Episódio VI)

    Terceiro filme da franquia a chegar aos cinemas (mas o sexto na contagem de episódios) O Retorno do Jedi segue as aventuras de Luke, Leia e Han. O Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) supervisiona a construção de uma nova Estrela da Morte. Ao mesmo tempo, Luke Skywalker liberta Han Solo das mãos de Jabba, o Hutt, e precisa enfrentar Darth Vader para enfim se tornar um cavaleiro Jedi.

    A Trilogia Prelúdio, que chegou aos cinemas entre 1999 e 2005, conta com:

    Lucasfilm

    A Ameaça Fantasma (Episódio I)

    O primeiro filme da trilogia prequela, Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma acompnha os Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) em uma perigosa aventura para tentar salvar o planeta Naboo da maquiavélica Federação Comercial e de Darth Sidious. Na jornada, eles conhecem o jovem Anakin Skywalker (Jake Lloyd), um escravo com habilidades incríveis e resolvem treiná-lo para se tornar um Jedi, sem saber que ele esconde um segredo obscuro.

    Ataque dos Clones (Episódio II)

    Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones é ambientado dez anos após os eventos de A Ameaça Fantasma. Obi-Wan Kenobi agora treina Anakin Skywalker (Hayden Christensen) sob os ensinamentos Jedi. Os dois são escolhidos para proteger a senadora Padmé Amidala (Natalie Portman), cuja vida foi ameaçada por facções separatistas da República. Enquanto isso, Anakin e Amidala vivem um romance proibido, já que os Jedi não podem se relacionar amorosamente com ninguém.

    Vingança dos Sith (Episódio III)

    Em Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith, Anakin Skywalker presta lealdade ao Chanceler Palpatine, que tem cada vez mais diferenças com o Conselho Jedi. Enquanto isso, o jovem tenta manter seu casamento com Padmé Amidala em segredo. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader.

    A nova Trilogia, lançada entre 2015 e 2019, contém:

    Lucasfilm

    O Despertar da Força (Episódio VII)

    Star Wars: O Despertar da Força é ambientado três décadas após a queda de Darth Vader e do Império Galático, e os Jedi e a Força são considerados mitos. Agora, a ameaçadora Primeira Ordem busca minar o poder da República, liderada por Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis). Eles capturam o membro da Resistência Poe Dameron (Oscar Isaac). Pouco antes de ser preso, ele consegue enviar o mapa da localização de Luke Skywalker. A mensagem é encontrada por Rey (Daisy Ridley), uma catadora de destroços. Ao mesmo tempo, Poe recebe ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente.

    Os Últimos Jedi (Episódio VIII)

    Star Wars: Os Últimos Jedi segue a jornada da jovem Rey, que começa a mostrar fortes sinais da Força. Ao encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker em uma ilha isolada, ela busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do Mestre Jedi. Ao mesmo tempo, a conexão da moça com Kylo Ren aumenta. Paralelamente, a Primeira Ordem planeja um ataque contra Leia e a Resistência.

    A Ascensão Skywalker (Episódio IX)

    Star Wars: A Ascensão Skywalker acompanha o retorno do Imperador Palpatine. Temendo seu poder, a Resistência toma a frente da batalha. Ao mesmo tempo, Rey treina para se torna uma Jedi, mas segue em conflito sobre seu passado e futuro, enquanto tenta entender a complexa conexão com Kylo Ren, também confuso com a Força.

    Star Wars: Você viu (e ouviu) todas as participações especiais de A Ascensão Skywalker?

    Fora da saga Skywalker, existem os spin-offs:

    Lucasfilm

    Rogue One: Uma História Star Wars

    Rogue One é ambientado pouco antes de Uma Nova Esperança e explica como os planos da Estrela da Morte foram roubados e chegaram até as mãos de Leia Organa. Na trama do filme de 2016, Jyn Erso (Felicity Jones) foi afastada de seu pai (Mads Mikkelsen) ainda criança e teve que aprender a sobreviver por conta própria. Já adulta, a moça é resgatada da prisão pela Aliança Rebelde, que deseja ter acesso a uma mensagem enviada por seu pai a seu mentor, Saw Gerrera (Forest Whitaker). Com a promessa de liberdade, ela aceita trabalhar ao lado do capitão Cassian Andor (Diego Luna) e do robô K-2SO.

    Han Solo: Uma História Star Wars

    Lançado em 2018, Han Solo: Uma História Star Wars acompanha o passado de Han Solo, desta vez interpretado por Alden Ehrenreich. Sob dificuldade financeira, o piloto e sua namorada Qi'ra (Emilia Clarke) encontram uma substância valiosa, mas perigosa, que leva à perseguição do Império e à separação entre os dois. Para reencontrar a amada, Han se infiltra em um plano arriscado, uma negociação com o perigoso Dryden Vos (Paul Bettany). No caminho, encontra parceiros como Chewbacca (Joonas Suotamo) e Lando Calrissian (Donald Glover), o proprietário original da Millennium Falcon.

    Han Solo: Entenda AQUELA participação especial secreta

    The Mandalorian

    The Mandalorian é ambientada entre os acontecimentos de O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, após a queda do Império, em uma galáxia tomada pelo caos. A série do Disney+ acompanha um caçador de recompensas interpretado por Pedro Pascal trabalhando em missões para quem paga mais. No entanto, quando encontra uma curiosa criatura, questiona seu senso de justiça. Com duas temporadas e uma terceira confirmada, a elogiada produção foi responsável por apresentar o fofo Baby Yoda para o mundo.

    Por que Pedro Pascal é o novo galã do momento?

    Recentemente, a Disney anunciou novas séries live-action de Star Wars, como Boba Fett e Ahsoka.

    Em que ordem assistir a Star Wars?

    Lucasfilm

    A franquia Star Wars possui uma complexa linha do tempo, com inúmeros filmes, lançados em décadas diferentes. Com tantos longas-metragens, qual é a ordem correta para ver a saga?

    De fato, há uma ordem cronológica dos eventos, o que é uma opção para se assistir. No entanto, é recomendável ver os filmes da saga Skywalker na sequência em que foram lançados para ter a sensação das revelações conforme elas vão acontecendo.

    Comece pela trilogia clássica (Uma Nova Esperança, O Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi), em seguida veja os prequels (A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e Vingança dos Sith). Depois, assista aos spin-offs Rogue One Han Solo antes de começar a terceira e última trilogia (O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker).

    Star Wars: Entenda a linha do tempo da franquia
    Lucasfilm

    Onde assistir a Star Wars?

    Todos os filmes da saga Star Wars podem ser assistidos no serviço de streaming Disney+. Alguns deles também estão disponíveis para compra e aluguel na Microsoft Store.

    Star Wars: 5 coisas que você precisa saber para assistir à saga pela primeira vez

    Os personagens e elenco de Star Wars

    Lucasfilm

    A fórmula de sucesso de Star Wars inclui seguir a "jornada do herói". Assim, tem como protagonistas personagens marcantes e seus fiéis droids que os acompanham. Além dos vilões que ameaçam sua visão de mundo. A franquia também foi responsável por descobrir muitos talentos para o mundo do cinema.

    A trilogia clássica de Star Wars traz como heróis Luke Skywalker (Mark Hamill), Princesa Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford). A trilogia prequel tem como protagonistas Anakin Skywalker (Jake Lloyd/Hayden Christensen) e Rainha Amidala (Natalie Portman). Já a trilogia mais recente trouxe Rey (Daisy Ridley), Poe (Oscar Isaac), Finn (John Boyega). Quase todas elas trouxeram personagens que agiram como mentores e pilares para auxiliar os protagonistas. Três deles marcaram presença em praticamente toda a saga: Yoda, Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness/Ewan McGregor) e Chewbacca (Peter Mayhew/Joonas Suotamo).

    Do lado dos antagonistas de Star Wars, existem os Sith: Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) e seu pupilo da vez. Na trilogia prequel, ele tem Darth Maul e Conde Dookan. Na clássica, Darth Vader. E na trilogia nova, os vilões são Kylo Ren (Adam Driver) e Líder Supremo Snoke (Andy Serkis).

    Jedi x Sith

    Lucasfilm

    O universo de Star Wars é repleto de elementos característicos, como a Força, além de nomes de planetas e raças de personagens. Existe dois termos que são muito importantes para entender a saga: Jedi e Sith. Basicamente, a luta do "bem" contra o "mal", ambos usam o poder da Força, uma energia que traz equilíbrio e une o universo como ele é.

    Os Jedi possuem uma ordem que funciona como uma religião, não se entregam à emoções fortes como ódio e medo, possuem regras, treinamento, e seus pupilos são os "padawan". Eles atuam no Lado da Luz da Força, são os "bonzinhos" e usam sabres de luz das cores azul ou verde, eventualmente roxo.

    Por outro lado, os Sith sempre têm dois membros — um mestre (por muito tempo, o Imperador Palpatine) e um aprendiz. Eles usam fortes emoções para alimentar seu próprio poder e ganância. Eles usam o título "Darth", atuam no Lado Negro da Força, são os "vilões" e possuem sabres de luz da cor vermelha.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top