Minha conta
    Tenet: Análise completa do trailer do novo filme de Christopher Nolan

    Inversão temporal, tragédias históricas e palíndromos.

    Misterioso desde o momento em que foi revelado, o novo projeto do diretor Christopher Nolan, Tenet, recentemente ganhou mais um trailer, desta vez revelado diretamente em um evento especial dentro do game eletrônico Fortnite, onde os jogadores puderam assistir em primeira mão as cenas inéditas do longa. No entanto, a questão é: deu para entender alguma coisa?

    Até o momento, nenhuma sinopse oficial foi divulgada — nem mesmo a data de lançamento —, o que trouxe a internet a fazer aquilo que sempre fez de melhor: criar teorias esquisitas. Mas com o lançamento deste novo trailer, que informações nós podemos extrair a respeito do filme e sua temática? Aproveitando o momento, o AdoroCinema explica melhor (ou tenta).

    QUAL É A HISTÓRIA DO FILME?

    Mesmo sem uma divulgação concreta a respeito de sua sinopse — a Warner o definiu apenas como "um filme épico de ação no mundo de espionagem internacional" —, podemos nos basear em algumas linhas de diálogo do último trailer, por exemplo. Lá, o personagem de John David Washington diz a seguinte frase: "Para fazer o que faço, preciso ter alguma ideia dos perigos que enfrentamos", frase que é prontamente seguida por: "Estamos tentando evitar a 3ª Guerra Mundial".

    Ao longo das cenas, vemos que o protagonista esteve a beira da morte em algum momento e, a partir daí, passou a trabalhar para uma empresa que previne grandes tragédias histórias de acontecerem usando uma técnica de inversão do tempo. Em uma das cenas, por exemplo, ele é ensinado a atirar "ao contrário", precisando desta vez não disparar a sua arma, e sim pegar a bala que foi disparada no futuro (confuso, eu sei).

    Logo, seguindo esta premissa, a 3ª Guerra Mundial já aconteceu, mas apenas através da inversão temporal ela poderá ser previnida no ponto onde os dois mundos colidem. Então, provavelmente, a inversão não é uma nova técnica, e sim o resultado do encontro do universo futuro com o universo presente. Ok, talvez isso tenha sido muita informação... 

    QUAL SUA RELAÇÃO COM OS OUTROS FILMES DO NOLAN?

    Um dos momentos mais interessantes do trailer acontece quando o nome de Christopher Nolan aparece junto a: "O revolucionário diretor da trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas" e logo depois surge em tela Robert Pattinson, nosso atual Homem-Morcego. Por mais que esta tenha sido uma jogada muito mais da equipe de montagem, alguns internautas já sugerem algumas correlações.

    Oficialmente, não há nenhuma comprovação de relação entre este e os outros filmes do diretor, apesar de sua similaridade com A Origem, por exemplo. Afinal, ambos os filmes retratam o embate de duas realidades, brincam com a linearidade temporal e mostra uma equipe especializada no meio disso tudo.

    Mas até aí, estamos apenas falando sobre um tema que o Nolan gosta de explorar em seus filmes, não necessariamente conectando-os. Para descobrir, restará esperar o lançamento do filme que também é estrelado por Elizabeth DebickiAaron Taylor-Johnson e Kenneth Branagh.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top