Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Afinal, Batman Vs Superman é tão ruim quanto dizem?
    Por Ygor Palopoli — 5 de mai. de 2020 às 20:30
    facebook Tweet

    "Por que você disse esse nome?"

    O ano é 2013. Zack Snyder, diretor dos elogiados 300, Madrugada dos MortosA Lenda dos Guardiões e Watchmen, está prestes a mostrar o vídeo que promete mudar completamente o universo cinematográfico dos heróis da DC, deixando o público da San Diego Comic-Con completamente ensandecido, a internet polvorosa e os fãs de quadrinhos prestes alucinados.

    Com uma rápida pesquisa no YouTube — faça por sua conta e risco — é possível conferir o momento, outrora tão empolgante e agora meio que... deprimente. Snyder, mais animado do que nunca, fala sobre um novo projeto que já vem sendo pensado há anos e mostra um rápido de vídeo aprensentando o logo do que viria a ser Batman vs Superman

    A INTRODUÇÃO

    Batman v Superman: Dawn of Justice - Comic-Con Trailer [HD] - YouTube

    O privilégio de se estar no futuro é poder olhar para o passado com a certeza do que as coisas viriam a se tornar, mas nem sempre isso é algo agradável. Seria apenas uma questão de anos para que mais da metade das pessoas naquele auditório em San Diego saíssem um tanto decepcionadas dos cinemas após a exibição do longa estrelado por Henry Cavill e Ben Affleck

    O filme rapidamente foi tido como uma decepção por uma considerável parte de seu público, além de ter sido sucedido pelo delirante Liga da Justiça mas, agora, com o passar do tempo (e aproveitando a entrada do filme no catálogo da Netflix, o que concede a revisitação em massa) uma questão permanece: será que Batman Vs Superman é mesmo tão ruim quanto dizem?

    O CONTEXTO

    Batman vs Superman | Versão estendida seria o corte original do ...

    Para começar a entender as razões que levaram o filme da DC a entregar um resultado insatisfatório, basta olharmos para as questões que antecediam sua produção. Poucas semanas antes da estreia, Snyder revelou ter sido aconselhado pelos executivos da Warner a manter o elenco principal da trilogia Batman dirigida por Christopher Nolan, o que foi negado pelo diretor, já começando um clima complicado nos bastidores. 

    Com a recusa, Zack teria dois trabalhos diferentes na concepção do longa: lidar com as pressões executivas que envolviam a escolha do novo Batman e superar os excepcionais capítulos da trilogia do Cavaleiro das Trevas, realizada por Nolan e vastamente elogiada pela crítica especializada. Não seria fácil encontrar um time melhor que Christian Bale, Morgan Freeman, Michael Caine, Gary Oldman... por aí vai. 

    Com um projeto já recebido com desconfiança, era a hora de arriscar. A ideia havia se tornado tão majestosa para os fãs, que Batman vs Superman chegou ao Brasil batendo todos os recordes de bilheteria na história do país. Mas as estatísticas não mentem, e elas se refletiram na instabilidade. A queda da primeira à segunda semana foi brusca, e nos Estados Unidos ela chegou a ser proporcionalmente a maior queda de bilheteria do ano de 2016. Era o início do fim. 

    AS OPINIÕES

    Batman Vs Superman | Confira o spot japonês do filme

    Mas chega de enrolação! Como uma andorinha só não faz verão, chamamos algumas pessoas da redação do AdoroCinema para darem suas opiniões sobre o filme depois de 4 anos de seu lançamento. Será que o tempo fez bem? Tivemos uma obra incompreendida? Sem pressa, o tópico seguinte trará a conclusão. Por enquanto, fiquemos com as opiniões da redação! 

    "Ao contrário do que muitos afirmam com bastante emoção até os dias atuais, Batman vs Superman não deixa de entregar o básico: é um filme que acerta o alvo no intuito de entreter. O problema é que, com o tanto a ser explorado — mais uma história de origem de Batman, o arco amoroso e familiar de Clark Kent, o vilão de Jesse Einsenberg (que parece ter saído diretamente do escritório do Facebook) e, por fim, a introdução da Princesa Diana de Themyscira —, Zack Snyder embarcou naquele famoso terreno de não saber administrar tudo ao mesmo tempo. Especialmente em seu terceiro ato, o resultado é confuso, destacando buracos no roteiro difíceis de serem defendidos. Ainda assim, o embate entre dois dos maiores heróis dos quadrinhos permanece acertado, por mais que leve mais em conta a emoção do que a razão — a Martha que o diga", Barbara Demerov.

    "A lenda criada em torno de Batman Vs Superman e, posteriormente, Liga da Justiça, tem muito a ver com o diretor Zack Snyder e seu relacionamento com os fãs. Depois que comandou Homem de Aço, apresentando o Superman de Henry Cavill ao mundo, o cineasta ganhou o selo garantido nas produções mais sombrias da DC, criando uma expectativa ainda maior sobre seus filmes seguintes. BvS tinha tudo para realizar o sonho dos fãs de ver um embate entre dois dos maiores heróis dos quadrinhos, e conseguiu trabalhar bem as motivações dos personagens de Cavill e Ben Affleck (e teve cenas esteticamente bem construídas). No entanto, ao colocar sob os holofotes muitos elementos secundários, o filme acabou se perdendo, foi corrido e não teve tempo de explicar as estranhas coincidências de seu roteiro.", Vitória Pratini

    Zack Snyder confirma que tinha intenção de matar o Batman no DCEU

    "O problema de BvS é que tenta ser uns 5 filmes dentro de um só, na busca por construir logo um universo cinematográfico na correria, só pra entrar na moda. Por mais que Affleck seja um bom Batman e que tenha nos revelado a incrível Mulher-Maravilha de Gal Gadot; não dá pra perdoar sua lentidão, confusão, a escalação de Jesse Eisenberg e o desperdício de Amy Adams. Sem falar que o final tenta ser ousado só pra fraquejar no último segundo. Ps.: M-A-R-T-H-A", Katiuscia Vianna

    "Batman Vs. Superman é um daqueles filmes que empolga qualquer fã de histórias em quadrinhos. Afinal, vai muito além daquela história de heróis contra vilões, e coloca frente a frente os dois personagens principais do Universo da DC. O enredo não é lá tão ruim, mas a forma como o filme foi desenvolvido acaba estragando muito a experiência de quem está assistindo. Dentre os outros vários pontos que poderiam ser falados sobre este filme, tem um que precisa ser mencionado, o Roteiro. Durante as 3 horas de duração do filme é um tal de Martha para lá, Martha para cá e só no final dá para entende onde eles queriam chegar. No geral, não dá para sair da sala de cinema com uma boa impressão desse filme, das poucas lembranças que tenho dele, uma ficou marcada como um dos piores diálogos já vistos na história do cinema, “Você sangra? Vai sangrar!”", Caio Garritano

    "Seguindo o sucesso da Marvel com Vingadores, a Warner e a DC tentaram apresentar e já consolidar um universo inteiro em apenas um filme. Batman Vs Superman: A Origem da Justiça é uma colcha de retalhos de vários temas, e por tentar ser muito de um vez, acaba não sendo nada ao longo de quase 3 horas de duração. A narrativa longa traz momentos, como a cena do pesadelo, que não fazem diferença alguma para o filme e nem para o que seria apresentado em Liga da Justiça. Tudo isso se torna ainda pior quando pensamos que esse foi o filme que finalmente uniu os 3 maiores heróis da cultura pop", Igor Souza

    A CONCLUSÃO

    Roteirista diz o que diferencia Mulher-Maravilha de Batman e Superman

    Independente das opiniões a respeito de Batman vs Superman, algumas coisas inegáveis precisam ser ressaltadas. A DC sempre esteve disposta a apostar mais alto do que a Marvel e, mesmo tendo menos acertos do que a concorrente, foi mais eficaz do que a Casa das Ideais nos momentos em que se propôs a sair da zona de conforto. 

    A já citada trilogia do Christopher Nolan é uma prova disso, assim como Mulher-MaravilhaWatchmen (que, mesmo controverso, causou um impacto importante na indústria cinematográfica dos heróis). Mas nem tudo são flores e nem tudo são acertos. Particularmente, gosto das ideias propostas por Zack Snyder e sou um dos poucos corajosos a defender Affleck no papel de um Bruce Wayne fraquejado pelas feridas de todos que se foram em sua vida, mas fica clara a dificuldade de administração em Batman vs Superman.

    Fica difícil saber quem esteve no controle durante o embate entre dois símbolos tão importantes da DC. Mas o recente movimento pedindo o "SnyderCut" de Liga da Justiça é apenas uma comprovação de algo que muitos fãs possuem dificuldades em aceitar: se um filme precisa de um outro corte após seu lançamento para que fique bom... talvez ele não seja bom. E infelizmente isso vale para Batman vs Superman também.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Emerich Apinages
      Pelo visto o osso ainda tem algo pois o snyder cut vai sair
    • Emerich Apinages
      O erro foi que sacanearam o Snider. Tanto, que agora os executivos da Warner liberam o tal falado corte. Até um dia desses eu não entendia porcaria nenhuma daquela cena do Flash voltando no tempo pra falar com o Batman na Bat-Caverna. Como pode a própria empresa(Warner), implodir seu produto?
    • Joker Lies
      O filme não é ruim, mas também é sub aproveitado. Poderia ter sido melhor, um roteiro melhorzinho.
    • Mestre SUPERDOG
      ...se um filme precisa de um outro corte após seu lançamento para que fique bom... talvez ele não seja bom. E infelizmente isso vale para Batman vs Superman também...Se equivocou aqui meu amigo. A versão full de Batman vs Superman foi normalmente finalizada e colocada a disposição do estúdio, situação muito diferente de Liga da Justiça que não teve sua primeira versão finalizada. A versão full só não foi ao cinema porque os gênios acharam longa.Aliás a versão full de Batman v Superman é bem mais coesa e inteligente do que o clip que foi exibido nos cinemas. O erro, no meu entender, foi não levar a versão full ao cinema, a recepção teria sido totalmente diferente.
    • fabio
      Meia boca.O Coringa também.
    • Mestre Dc
      Enquanto a Dc copiou menos de 10% da Marvel, a Marvel copiou a Dc em 70%. FATODc (original) x Marvel (copia)Liga da Justiça (1960) x Vingadores (1963)Patrulha Destino (1963) x X-men (1963)Esquadrão suicida (1959) x Thunderbolts (1997)The shield (1940) x Capitão América (1941)Timber wolf (1964)x Wolverine (1974)Solomon Grundy (1944) x Hulk (1963)Flash (1940) x Mercúrio (1964)Darksied (1970) x Thanos (1973)Exterminador (1980) x Deadpool (1991)Homem Borracha(1960) x Senhor incrível (1961)Eletron (1961) x Homem Formiga (1962)Arqueiro Verde (1941)x Gavião Arqueiro (1964)Senhor Destino (1940) x Dr. Estranho (1963)Mulher Gato (1940)x Gata Negra(1979)Tornado Vermelho (1968) x Visão (1968)Lanterna verde (1940) x Nova (1976)Batman (1939) x Cavaleiro da Lua (1975)Superman (1938) x Sentinela (2000)etc, etc, e centenas de etc de plágios...Quando a editora Atlas se tornou Marvel Stan Lee o maior plagiador do mundo assumido inclusive contratou profissionais da Dc para trabalhar na Marvel e plagiar os heróis que foram criados: vejamos os principais exemplos acima... Obs: do lado oposto o que chama atenção é Namor x Aquaman, Homem coisa e Mostro do pantano, e outros poucos...
    • Douglas fcc
      Da pena de ver Snyder nessa situação, ótimo diretor, vai fazer outros filmes, se ocupar com outras histórias, ao invés disso fica roendo esse osso...!
    • Stubbyneon
      Marvel e coisa de guei, Agradecimentos Mestre Dc
    • Mestre Dc
      Bons sonhos, sonha com vingadores, na Marvel nao tem complexidade...
    • Mestre Dc
      Lex tinha acesso a tecnologia da nave kriptoniana e poderia derrotar Apocalipse com kriptonita . dando armas para o exercito com essa pedra... mas enfim...Embora um pouco descaterizado, Lex tinha tic nervosos no filmes.ele foi bem ousado:- tentou incriminar o superman com a bala no deserto.- explodiu o capitolio para atingir emocionamente o superman- sequestou e torturou martha para atingir Clark- tentou matar Lois no predio para ter superman como parte do seu plano.- tretou com bayman e superman- invadiu a nava do zod- criou o apocalipse- fez contato com darksied, (eles estao vindo, eles estao vindo)- atingiu o ser mais poderoso do planeta pelo psicologico, pois sabia que para parar o superman, somente maltratando seus parentes ele conseguiria ter o azulao nas maos...abraço
    • Mestre Dc
      exato. eu falei isso tambem quando o filme foi lançado...Batman quando ouviu o nome Martha, foi como ele se desse por conta que sua m@e estava morta e nada pode fazer porem a agora ele poderia salvar outra pessoa alguem com o mesmo nome e isso de certa forma o deixa confortavel e alivia seus traumas. ele se deu por conta da bondade que ainda pode existir
    • Mestre Dc
      Olá boa noite, amigo, é sério que você está levantando pontos como a careca do Lex, e sobre o batmóvel, ??? cara ate mesmo filmes que ganharam oscar de melhor filme tem defeitos... o ponto nao é esse entende... dependendo da tua percepção de mundo e como as coisas funcionam você pode enxergar diversos pontos diferentes de oitras pessoas, a questao é: o que realmente é importante para julgar um filme?certamente os pontos que tu referiu sao banais perto de uma infinidade de coisas mais interessantes...Obs: sou fã do superman desde os anos 70 é natural que seja o heroi que mais goste, afinal sao mais de 42 anos fã do azulao e muita hq lida. abraço
    • Ronaldo Cesar
      Gosto muito dos filmes do Snyder, Watchman é meu preferido, mas tenho que admitir que esse filme foi ruim. O filme devia ter sido mais voltado pra briga entre Batman e Superman, essa ideia de colocar apocalipse no filme foi péssima e pior um apocalipse que parece mais um troll, nem de longe parecia o apocalipse das HQ, outra péssima idéia foi ter acabado a briga dos dois só porque o nome da mãe dele era igual, wtf. Descaracterizaram o Lex Luthor no filme, nas HQs ele é homem inteligente, no filme nem de longe ele era inteligente,Se o Apocalipse tivesse matando Superman , quem ia parar o Apocalipse? Lex Luthor não tinha plano B. O verdadeiro Lex Luthor nunca ia criar algo que pudesse fugir de seu controle.
    • Um Estranho Estranho
      Gostei da sua argumentação, mas falando como público. Sou o nerd velho, que lê HQ's desde os anos 80. Mas a maioria dos meus conhecidos (amigos, alunos e até namorada) não. Você fazer uma obra que precise de toda uma bagagem torna o filme capenga. Superman de 78 e os Batmans (89 e 2005) funcionam muito bem sem isso. Mas também não acho que o problema do filme seja esse. Ele sofre de um problema Lost, cria muitas perguntas sem respostas. Lex é tão enigmatico e hiperativo, que o público não entende suas motivações. Toda a trama pela captura da pedra de kriptonita e a armação coma bala do Lex é tão confusa, que o público se perde. A lista de traumas que você apresentou é tão vaga durante o filme, que, junto as outras sub-tramas, faz a platéia se perder e não entender as motivações dos personagens. E não nos enganemos, Snyder fez isso para prender esse universo a ele. Ao tentar colocar o máximo de informações em um único filme, o tornou inchado e cansativo. Mas vamos falar dos pontos que realmente incomodam. E tem haver com a relação entre Batman e Superman. Sério que o Superman só notou o batmóvel um pouco antes de intercepta-lo. Ou notou vários carros com armamento pesado e deixou passar porque a bronca era com o morcego maluco? E o Batman matar não é, em si, um problema. Ele pode ter aberto mão de seus princípios com o objetivo de acabar, de uma vez por toda, com os criminosos. O problema é que em um universo assim o Coringa não estaria vivo. Ou ele ficou anos sem saber notícias sobre o assassino do seu parceiro, mas o reencontrou, convenientemente, logo depois de voltar com seu código moral (em Esquadrão Suicída)? E que prisão é essa que raspa o cabelo dos prisioneiros na máquina zero? Desculpe ser chato, mas, às vezes, quando se foca demais em algo muito grande, se perde nos detalhes.
    • Mario Augusto Munaretto
      Ótimo filme. Roteiro muito bom, diga-se de passagem. Importante prestar bem atenção nos diálogos para compreendê-lo (motivação para o embate e conflitos psicológicos dos heróis). Quanto aos críticos do site, com todo respeito, argumentações muito vagas e sem detalhamentos. Li e não consegui agregar nada.MOTIVAÇÃO01:11:51,892 --> 01:11:56,230Aquele desgraçado trouxe a guerra até nós 2 anos atrás.Santo Deus, Alfred. Conte os mortos. Milhares de pessoas.O que vem a seguir? Milhões?Ele tem o poder de dizimar toda a raça humana.E havendo 1 % de chance de ele ser nosso inimigo...devemos considerar isso como certeza absoluta.QUANTO A MARTHA - já que citado.. considero uma boa jogada para aproximá-los, independente dos dois terem a mãe com o mesmo nome. Mas claro, na trama o nome reforça o trauma: Bruce carrega o trauma dos pais. O nome deles é o seu ponto fraco (psicológico). É um gatilho que traz raiva, ódio, paralisa e o faz perder o controle. Os dois heróis tem uma coisa muito em comum: Família (MoS). O Super sabia que estava acabado. Antes de morrer, seu primeiro pensamento foi menciona a mãe sequestrada. Bruce é uma boa pessoa, de valores. Quando ele entendeu (marta é a mãe dele), percebeu que ia matar um homem de bem.Quanto ao Lex, ele contribuiu.. Mas em nenhum momento enganou os dois. A motivação do Bruce estava nos diálogos acima. O Super estava na mãe. Apesar disto, em nenhum momento ele quis matar o Batman, pois, sabia quem era o Batman.
    • Valter Chedid
      Muito bom filme!!
    • Berguinho Freitas
      Gosto muito desse filme. Ele tem seus erros mas não é a pior cosa já feita. Ele passou por muita interferência do estúdio, mas mesmo assim foi um filme fora da caixa no que se diz no gênero. Snyder entende do assunto o problema é que muitos não gostam de seu estilo ele não é adepto de cores e piadas e isso é bom! Eu mesmo não gosto do estilo de Taika Waititi e nem dos planos sequências intermináveis e cansativos de Cuarón. Já Denis Villeneuve é o melhor da atualidade.
    • Stubbyneon
      vo dormi seu comentario me deu sono
    Mostrar comentários
    Back to Top