Minha conta
    Westworld: Segredos da abertura da 3ª temporada

    Tudo o que você não reparou e mais um pouco na estreia da série da HBO.

    Westworld retornou para sua terceira temporada com um novo crédito de abertura. Vale notar que a cada temporada, a entrada é bem parecida, com a mesma trilha sonora, mas traz elementos e simbolismos inéditos, que sugerem como será o novo ano da série da HBO.

    Para ajudar você a entender o futuro da produção, o AdoroCinema faz agora uma análise desvendando os principais segredos da abertura da terceira temporada. (Re)veja a abertura:

    Semelhanças

    Pianista

    HBO

    Primeiro, devemos observar os elementos iguais entre os créditos de abertura da terceira temporada e as duas anteriores. As mãos dos "anfitriões" tocando piano durante toda a abertura, eventualmente se afastando e o instrumento continuando tocando sozinho, são exatamente os mesmos trechos de filmagem nas três temporadas — apesar de notarmos que os dedos parecem cada vez mais "carnudos" e humanos.

    Nascer do sol

    HBO

    Outro elemento semelhante, mas com uma nova reviravolta em cada temporada, é a cena inicial dos créditos de abertura. A cada temporada, a sequência começa com o sol nascendo no horizonte. só que não é realmente uma paisagem, mas diferentes elementos: um cavalo na primeira temporada, um animal domesticado que representava os anfitriões sendo usados ​​para fins humanos; um búfalo na segunda temporada uma espécie selvagem, poderosa e caçada como os anfitriões rebeldes, e uma águia na terceira temporada, vista como um sinal de liberdade, mas que também pode representar um predador. Assim como o búfalo, que cai até sua morte, a águia voa em direção ao que parece ser um motor a jato que a queima rapidamente.

    Líquido

    HBO

    Os segundos finais de cada sequência de créditos de abertura também são semelhantes. Na primeira temporada, vemos o sistema muscular de um hospedeiro humano, mergulhado nos líquidos brancos que lhe dão a pele, e na segunda temporada, vemos o sistema muscular de um hospedeiro submerso na água. Na terceira temporada, vemos um dos anfitriões "Drone" do ano anterior sendo submerso em líquido vermelho. Eles são essencialmente auxiliares, trabalhando nos bastidores, mas não são sencientes como os anfitriões do parque. Talvez essa imagem esteja fazendo alusão aos anfitriões que Dolores (Evan Rachel Wood) está criando no mundo real e substituindo pessoas reais, ou seja, o líquido vermelho em que estão sendo mergulhados, naturalmente, sendo o sangue derramado dos humanos.

    Compare com as aberturas anteriores:

    Diferenças

    Para distinguir as diferenças e suas principais referências, vamos focar somente nas novidades dos créditos da terceira temporada.

    James Delos

    HBO

    A imagem mais destacada são duas figuras nadando uma em direção à outra até se tornarem uma. Quando uma mão rompe a superfície da água, fica claro que uma é o reflexo da outra. E assim que atravessamos a superfície, vemos o reflexo de ambos novamente. 

    A sequência reflete uma citação de James Delos (Peter Mullan) na segunda temporada. Sua empresa, Delos Incorporated, estava tentando implantar sua consciência em um corpo de anfitrião para que ele pudesse se tornar imortal. Mas o processo não deu certo — a 149ª e última versão de James Delos perdeu o contato com a realidade, acabou atacando Bernard e Elsie e depois soltou o que pode ser a citação definitiva da terceira temporada: "Estou todo o caminho agora", disse Delos. "Eu posso ver todo o caminho até o fundo. Gostaria de ver o que eu vejo? Eles disseram que havia dois pais, um acima e outro abaixo. Eles mentiram. Sempre houve o Diabo. Quando você olha de baixo, era apenas o reflexo dele, rindo de volta para você".

    A essência é que Deus e o Diabo são o mesmo, mas isso fica claro apenas quando alguém se inclina até o fundo (o que pode ser uma referência ao "degrau mais profundo do inferno").

    Westworld: Primeiras impressões da 3ª temporada

    Os verdadeiros deuses estão chegando

    HBO

    A referência dos créditos de abertura à citação de Delos pode não ser apenas um lembrete da segunda temporada — pode ser uma diretriz sobre toda a terceira temporada. Inclusive, durante o primeiro episódio do novo ano, quando o amigo de Liam (John Gallagher Jr.) pergunta a Dolores se ela acha que eles estão vivendo uma simulação, a moça responde dizendo que há uma parte do cérebro humano, o núcleo accumbens, que os faz acreditar em Deus. E no final do capítulo, ela revela que "os deuses verdadeiros estão chegando e eles estão muito zangados".

    Se unirmos a fala de Dolores com a citação de James Delos em mente, podemos especular sobre a guerra de Dolores. Se os anfitriões são deuses e a série coloca Deus apenas como o reflexo do Diabo, será que os anfitriões simplesmente se tornarão um reflexo de tudo o que odeiam sobre a humanidade e colocarão os humanos em uma prisão de pecados hospedeiros, assim como os humanos fizeram com os anfitriões no Westworld? Seriam os anfitriões incapazes de escapar dos pecados das pessoas em que foram criadas a imagem? Isso é bem representado no lema da nova temporada: "Livre arbítrio não é livre".

    A Criação de Adão

    HBO

    A alusão à citação de Delos se torna ainda mais forte quando se considerarmos outras imagens dos créditos de abertura. A abertura também traz uma figura anfitriã se aproximando de seu reflexo em uma piscina, com os dedos quase se tocando, como ocorre na obra "A Criação de Adão", de Michelangelo. É como se Criador e criatura, Deus e Homem estivessem se tocando. Só que Westworld deixa cada vez mais claro que o deus é criação da mente do homem.

    Mito de Narciso

    HBO; Divulgação

    Então, quando a figura toca seu reflexo, notamos uma referência ao mito grego de Narciso. Dotado de beleza e orgulho, ele era arrogante e foi condenado a se apaixonar pelo próprio reflexo. E foi o que aconteceu, até que ele definhou olhando para si mesmo no lago. Na figura de Westworld, a figura anfitriã surge do outro lado da água, juntamente com cenas do novo supercomputador Rehoboam. Então, vemos a águia se desintegrando à medida que se aproxima do motor a jato, da mesma forma que a figura anfitriã descendo para a piscina enquanto seu rosto se abre e a pele descasca. Além disso, mais de uma vez no episódio, vemos Dolores encarando o próprio reflexo.

    Mito de Ícaro

    HBO; Divulgação

    A águia sendo criada artificialmente, voando alto pode significar um voo pela liberdade. Mas o fato de que ela se desintegra frente ao motor (algo redondo, como o Sol) pode ser uma alusão ao mito grego de Ícaro, que voou muito perto do sol e caiu no mar. Westworld está fazendo um paralelo entre a arrogância de Delos e Ícaro, como cada um subiu muito alto, procurou demais, antes de ser derrubado. Isso claramente ainda está acontecendo para os responsáveis por Delos e para a raça humana na série.

    O que isso significa?

    HBO

    Talvez o que esta nova temporada esteja sugerindo seja que alguém (Dolores sendo a candidata mais provável) esteja voando muito perto do sol com seus planos. O primeiro episódio da terceira temporada revelou que Dolores estava traçando um plano para não apenas conquistar a corporação Delos, mas substituir qualquer um que atrapalhasse ou servisse a um propósito maior, com versões de anfitriões de si mesmas, como vimos com Martin Connells (Tommy Flanagan). "Você estava livre", disse a anfitriã a Connells. "Você não tinha deus. Mas você tentou construir um." Os anfitriões podem estar correndo o risco de voar muito perto do sol e se desintegrar, como a águia nos créditos do título. Se eles caírem, podem cair até o fundo, como James Delos advertiu. Há ainda a questão mais ampla do que ela quer com a inteligência artificial Rehoboam, também presente nos créditos de abertura.

    Mergulho

    HBO

    Água faz bastante parte da nova temporada. Na primeira cena desta temporada, Dolores deixa um homem cair em uma piscina, bater com a cabeça e se afogar até a morte. Logo depois, a segunda pergunta que ouvimos é Francis (Kid Cudi) perguntar a Caleb (Aaron Paul) é: "Você está mantendo a cabeça acima da água?". Manter a cabeça acima da água parece ser o tema dos créditos de abertura e pode ser justamente o tema da temporada. Anfitriões e humanos estão tentando romper a superfície, mas quando o fizerem, perceberão que estavam nadando em direção a seus próprios reflexos.

    Westworld é exibido todos os domingos, às 22h na HBO e HBO Go.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top