Minha conta
    The Circle Brasil: 5 filmes para quem gosta do novo reality da Netflix

    Agora os órfãos de Casamento às Cegas já podem ter outro favorito!

    Netflix Brasil

    Se 300 mil reais estivessem em jogo, e você pudesse se passar por qualquer outra pessoa para ganhar esse prêmio, teria coragem de mentir sua identidade? Essa é a ideia de The Circle Brasil, o novo reality show da Netflix. A versão nacional do original The Circle reúne pessoas que nunca se viram antes em um mesmo prédio. Cada participante fica isolado em um apartamento, interagindo com os outros apenas por meio de uma rede social. Vence quem for votado como o jogador mais popular.

    Pensando no sucesso de The Circle Brasil, o AdoroCinema resolveu escolher cinco filmes — e uma série — que se relacionam de alguma forma com o reality, apresentado por Giovanna Ewbank. E aí, qual você vai assistir depois de maratonar o programa?

    Circle

    Por que não começar com um filme que além do mesmo título e de estar disponível na Netflix, tem praticamente a mesma premissa — claro, se ela fosse um experimento instituído pelo presidente Snow (Donald Sutherland) de Jogos Vorazes (2012) — do reality? Em Circle (2015), cinquenta pessoas que não se conhecem acordam em uma espécie de cativeiro sem lembrar como foram parar lá. Organizados em um círculo, eles descobrem que a cada dois minutos um deles vai morrer. Por isso, precisam decidir em comum acordo quem será a próxima vítima, até que apenas um sobreviva. Tenso, né?

    Buscando...

    Estrelado por John Cho (Star Trek), Buscando… (2018) conta a história de David Kim, um pai que decide investigar o desaparecimento de sua filha após trinta e sete horas sem uma única pista. Cansado da ineficiência das autoridades, ele invade o computador da jovem e descobre vários segredos que o ajudam a solucionar o caso. Até então o filme pode parecer apenas um suspense comum, mas inova no formato: ele é contado por meio da tela de computadores, celulares e outros dispositivos móveis. Assim como em The Circle Brasil, as redes sociais desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento do enredo.

    Casamento às Cegas: Reality shows serão nova aposta da Netflix?

    Catfish

    Em The Circle Brasil, alguns dos participantes criam perfis falsos para conquistar a simpatia dos outros jogadores, o clássico catfishing. Mas e se você se apaixonasse por alguém que finge ser o que não é na vida real? É o desenrolar dessa história que o documentário Catfish (2010) acompanha. Em 2007, Ariel Schulman achou que fosse uma boa ideia registrar os momentos em que seu irmão Nev conversava com uma garota na internet. O cineasta então convidou Henry Joost para dirigir o filme junto com ele, e os três partiram em uma viagem rumo ao endereço da tal moça. Mas o que encontraram acabou mudando as perspectivas deles para sempre. O documentário fez tanto sucesso, que anos depois um programa de TV homônimo foi criado para resolver casos semelhantes.

    Sierra Burgess é uma Loser

    Falando em catfish, foi exatamente isso que aconteceu com Jamey (Noah Centineo) em Sierra Burgess é uma Loser (2019). No original Netflix, uma mensagem enviada para o número errado acaba fazendo com que ele inicie um romance com Sierra (Shannon Purser), uma adolescente que não se encaixa nos padrões de beleza impostos pela mídia. Mas qual o problema? Assim como em The Circle Brasil, o relacionamento só acontece pelas redes sociais, e o jovem acha que está falando com a popular Veronica (Kristine Froseth) o tempo todo.

    Casamento às Cegas: Filmes para quem gostou do reality da Netflix

    A Rede Social

    Para conectar seus participantes uns aos outros, The Circle Brasil faz uso de uma rede social claramente inspirada no formato do Facebook, com a possibilidade de postar fotos, publicar atualizações e conversar por um chat. Por isso, nada mais justo que The Social Network (no original) estar nessa lista. Dirigido por David Fincher, o filme conta a história do surgimento e da rápida ascensão do Facebook, criado por Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) em 2003 quando ele ainda era apenas um estudante de Harvard. Mas o sucesso da plataforma acabou trazendo algumas complicações tanto pessoais quanto profissionais.

    Bônus: Black Mirror - Nosedive

    Apesar de não ser um filme, o primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror não poderia ficar de fora da lista. Em Nosedive, as pessoas avaliam suas interações online, por meio de implantes oculares e dispositivos móveis. É tentando conseguir uma nota de avaliação maior para impressionar os outros, assim como os competidores de The Circle Brasil, que Lacie (Bryce Dallas Howard) acaba se envolvendo em uma série de contratempos.

    The Circle Brasil está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top