Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Harvey Weinstein é sentenciado a 23 anos de prisão
    Por Vitória Pratini — 11/03/2020 às 12:23
    facebook Tweet

    Ex-produtor de Hollywood foi condenado por crimes de agressão sexual e estupro em terceiro grau.

    Kena Betancur/Getty Images

    O ex-produtor de cinema, Harvey Weinstein, foi sentenciado a 23 anos de prisão nesta quarta-feira (11), por crimes de agressão sexual e estupro em terceiro grau.

    O juiz da Suprema Corte de Nova York, James Burke, entregou a sentença em um tribunal lotado, com acusadores que testemunharam durante o julgamento — Jessica Mann, Miriam Haley, Annabella Sciorra, Tarale Wulff, Lauren Young e Dawn Dunning — preenchendo as duas primeiras filas do local. Eles, juntamente com a apoiadora e testemunha Rosie Perez e a advogada Gloria Allred, entraram no tribunal como um grupo, antes da chegada de Weinstein.

    Weinstein foi levado à corte em uma cadeira de rodas, onde os promotores pediram ao juiz que lhe desse a "sentença máxima" de 29 anos. Seus advogados clamaram ao juiz James Burke para condená-lo pelo período mínimo de cinco anos, citando sua saúde debilitada e idade avançada. No entanto, o juiz rejeitou tais pedidos e declarou que ele deve cumprir 23 anos de prisão.

    Segundo o Deadline, o homem prestes a ser condenado fez um monólogo notável, longo e divagante de autodefesa e justificativa, proferido em voz baixa e estridente. "Realmente sinto remorso nessa situação", disse Weinstein a certa altura, mas também lamentou o estado de um país em que "milhares" de homens estão perdendo o devido processo por comportamentos sobre os quais "estão confusos". Ele disse: "Estou totalmente confuso. Os homens estão confusos sobre esse assunto".

    Antes da declaração de Weinstein, a promotora Joan Illuzzi leu um longo pedido solicitando a sentença máxima e as sentenças consecutivas. Ela citou pessoas que conheciam ou trabalhavam com Weinstein, oferecendo breves descrições de Weinstein que eles forneceram: "Ele é o diabo. Um mentiroso. Muito mau humor. Se gabou de que ele mataria pessoas. Viciado em poder, extraordinariamente temperamental. Comportamento predatório. Sai afirmando poder. Arruinou esmagadoramente minha vida e minha carreira. O temperamento ficava cada vez pior à medida que se tornava mais famoso. Brutal e cruel. Trabalhar com ele foi um pesadelo. Assustador estar perto dele. Ele é um estuprador. Um valentão gritando. Ele me disse que mataria a mim e à minha família inteira ("a propósito, era um jovem assistente", disse Illuzzi). Parecia sociopata. Alegria nas pessoas humilhantes, ele era um monstro."

    A assistente de produção Miriam Haley e a atriz Jessica Mann estavam sentadas na primeira fila da sala ao lado de Tarale Wulff, Dawn Dunning, Lauren Young e Annabella Sciorra, que testemunharam no julgamento sobre os ataques de Weinstein. "Enquanto os advogados dele distorcem a verdade e até mentem, eu jurei vir aqui e contar toda a verdade, apenas para fazer perguntas sim ou não", disse Mann. "Ainda há muito a dizer sobre seus relacionamentos abusivos." 

    A advogada de Weinstein, Donna Rotunno, rejeitou a caracterização das vítimas do ex-magnata como uma figura todo-poderosa. Sua riqueza e celebridade, ela sugeriu, haviam realmente prejudicado seu caso.

    A sentença provocou reações de acusadores e outras figuras de Hollywood. The Silence Breakers, um grupo de duas dúzias de acusadores de Weinstein que inclui Ashley JuddRosanna Arquette e Rose McGowan, emitiu uma declaração: "O legado de Harvey Weinstein será sempre o estuprador condenado. Ele vai para a cadeia - mas nenhuma quantidade de tempo na prisão vai reparar as vidas que ele arruinou, as carreiras que destruiu ou os danos que causou."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Alan Bitencourt
      Vai morrer na cadeia.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Ricos de Amor Trailer Original
    Frozen 2 Trailer (3) Dublado
    Sergio Trailer Legendado
    Resgate Trailer Legendado
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (1) Dublado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    Cinemateca Brasileira: Quais desafios Regina Duarte deve encontrar?
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 20 de maio de 2020
    A Missy Errada: Quem é Lauren Lapkus, protagonista da nova comédia da Netflix ?
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quinta-feira, 14 de maio de 2020
    Crepúsculo: Robert Pattinson reage ao novo livro da saga
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 13 de maio de 2020
    Minha História: Os melhores momentos do documentário sobre Michelle Obama
    NOTÍCIAS - Personalidades
    terça-feira, 12 de maio de 2020
    5 filmes e séries marcantes de Jerry Stiller
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 11 de maio de 2020
    5 filmes e séries marcantes de Jerry Stiller
    Damien Chazelle: Relembre a trajetória do diretor de The Eddy e La La Land
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 6 de maio de 2020
    Damien Chazelle: Relembre a trajetória do diretor de The Eddy e La La Land
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top