Minha conta
    AdoroCinema Indica: 7 filmes para esquecer que o Carnaval existe

    Quer fugir da alegria contagiante dos bloquinhos e desfiles? Escolhemos estes longas-metragens deprimentes especialmente para você.

    O Carnaval chegou oficialmente ao Brasil, e agora você tem duas opções. Ou veste a fantasia, mergulha no glitter e se joga de cabeça na agitação dos blocos, bailes e desfiles; ou se esconde em casa até a Quarta-Feira de Cinzas enquanto espera a bagunça acabar. E é para os partidários da segunda opção que preparamos a lista a seguir: sete filmes que quebram completamente o clima de alegria e diversão de nossa maior festa popular, com tramas tristes e deprimentes, temperadas com toques de pesadelo, angústia e desespero.

    Então se você é daqueles que prefere ignorar que este é o período mais alegre do ano, aproveite essas recomendações para esquecer que o Carnaval existe, escolhidas a dedo pela equipe do AdoroCinema. Lembrando que todos os filmes estão disponíveis nos sistemas de streaming.

    Climax

    Onde: Netflix

    Enquanto as ruas se enchem de pessoas levemente alteradas, nada melhor do que se deitar no sofá e perceber o quanto a "trip" pode ser "bad". No dançante Clímax, o polêmico Gaspar Noé nos prova que qualquer festa pode dar errado, fazendo grandes hits dos anos 1990 se transformarem em embalos de terror. A trama se passa em 1996, o ano da "impossibilidade coletiva", e coloca em um local isolado um grupo de dançarinos jovens e belos à mercê da própria loucura. O filme abusa dos talentos de Sofia Boutella, que até se firmar como atriz fez carreira na dança, chegando a integrar o corpo de baile de Madonna.

    Fernanda Pineda 

    Perdi Meu Corpo

    Onde: Netflix

    O título dessa animação talvez resuma o que acontece com a gente durante o Carnaval (e em outras datas comemorativas), mas desta vez estamos falando em um sentido um pouco mais literal. Ainda bem. Ou não. De qualquer forma, este concorrente à categoria de Melhor Animação no Oscar 2020 conta a história de uma mão que acorda no necrotério, aprende a andar e vaga pelas ruas de Paris à procura do resto que lhe falta. Mais do que qualquer coisa, Perdi Meu Corpo é um drama existencial que propõe uma reflexão que todos deveriam ter na vida: o que somos sem o que nos completa?

    — Ygor Palopoli

    Garota Exemplar

    Onde: Netflix

    Este é um daqueles filmes que prende totalmente atenção, te faz segurar o fôlego e balança as emoções por quase duas horas e meia. Cada frame de Garota Exemplar criado pelo diretor David Fincher (baseado no best-seller de Gillian Flynn) tem uma história para contar e, ao rever, você vai percebendo ainda mais coisas escondidas em um roteiro muito bem planejado. Sem falar que até hoje não superei como a Rosamund Pike não levou o Oscar por essa performance…

    — Katiuscia Vianna

    O Menino do Pijama Listrado

    Onde: Telecine

    Se tem um filme capaz de tirar você rapidamente da vibe carnavalesca, este é O Menino do Pijama Listrado. A trama acompanha Bruno (Asa Butterfield), o filho de um oficial nazista que muda sua família para o interior quando se torna responsável por um campo de concentração. Explorando os arredores, o menino conhece Shmuel (Jack Scanlon), uma criança que vive do outro lado da cerca, sempre vestindo o mesmo pijama listrado. Juntos, eles formam uma linda amizade que gera consequências de devastar o coração.

    — Amanda Brandão

    Hereditário

    Onde: Amazon Prime Video

    Uma obra que é a verdadeira antítese da alegria, Hereditário gira em torno de uma família que vivencia o processo do luto, ao mesmo tempo em que sofre com a presença de forças sobrenaturais em suas vidas. Quem dirige é Ari Aster (do também incômodo Midsommar), que faz questão de empurrar os limites do grotesco e entregar a experiência mais perturbadora possível para os espectadores. Repleto de simbologias e imagens satânicas, o filme fará você esquecer o espírito colorido do Carnaval, assim como a calma de suas noites de sono.

    — Kalel Adolfo

    Moonlight: Sob a Luz do Luar

    Onde: Netflix

    O melhor drama dos últimos anos (e grande vencedor do Oscar 2017) vai quebrar seu coração em tantos pedaços que vai levar tempo até juntar tudo de novo. O longa do diretor Barry Jenkins acompanha a vida de um jovem negro e gay da periferia de Miami. Dividido em três partes -- as três fases da vida do protagonista --, Moonlight relata de forma sincera, e muitas vezes brutal, como é a luta de sobrevivência de alguém que pertence a tantos grupos marginalizados ao mesmo tempo.

    — Caqui Bandeira

    Expresso do Amanhã

    Onde: Amazon Prime Video

    Nem só de Parasita vive o talento engajado de Bong Joon-Ho. O cineasta coreano consagrado no Oscar 2020 já criticava a desigualdade social com Expresso do Amanhã (Snowpiercer no original), seu primeiro filme "hollywoodiano", lançado discretamente em 2013. Com sequências memoráveis e um elenco estrelado e inspirado (Chris Evans, Tilda SwintonJohn HurtOctavia Spencer e Song Kang-Ho, entre outros), é uma violenta saga pós-apocalíptica que angustia e choca, ao mesmo tempo em que faz pensar. 

    — Pablo Miyazawa  

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top