Minha conta
    Muito além dos cinemas: 5 mídias onde podemos ver o Sonic

    Ou não ver (dependendo da velocidade).

    Reza a lenda que no início da humanidade, os povos eram divididos em apenas duas classes: aqueles que passavam horas entretidos no game do Mario, o encanador carismático de macacão vermelho, chapéu e bigode, e os que preferiam testar seus reflexos com a super-velocidade de Sonic, o ouriço azul rebelde que seguia uma jornada insana atrás de anéis dourados.

    Por mais que na época a maioria dos jogadores sequer parasse para prestar muita atenção na história, o joguinho do animal azulado contava até com uma trama meio futurista: Sonic, Tails (a raposa), e Knuckles (a equidna) vieram de outra parte do universo para tentar impedir o Dr. Ivo "Eggman" Robotnik de dominar a Terra com seus planos maléficos. 

    E com o vindouro lançamento do primeiro live-action baseado na trama que já se tornou um clássico, o AdoroCinema resolveu preparar uma lista aos mais desavidados (e até mesmo aos fãs de carteirinha) relatando quase todos os lugares nos quais é possível encontrarmos histórias do Sonic — dos games aos livros. Vamos lá? 

    JOGOS ELETRÔNICOS

    Criado em 1991 para o Sega Genesis, que na época era completamente desconhecido ao grande público, o primeiro jogo do Sonic foi criado com o intuito de poder substituir o Alex Kidd, mascote anterior da empresa. Feito por um grupo de apenas 15 pessoas, a história do primeiro game já foi relatada acima e rendeu uma verdadeira jornada de ascensão, queda e ascensão de novo. Ao passar das décadas, a fórmula foi ficando mais monótona e os primeiros jogos em 3D começaram a surgir, deixando o público dividido. Recentemente, Sonic voltou a ganhar uma versão clássica em 2D para consoles da nova geração e seu filme deve ser responsável por angariar novos jogos.

    SÉRIES

    Por mais que não estejam em um lugar comum tão grande assim, as séries do Sonic também são relativamente famosas, especialmente Sonic X, que foi lançada em 2003 e contou com 78 episódios antes de sua conclusão. Tentativas anteriores de realizar adaptações episódicas da história do ouriço também aconteceram, mas nunca com a mesma eficácia, visto que a época em que foi lançada (início do século) também contribuiu para isso, especialmente pela ascensão de produtos parecidos na TV. Caso esteja buscando por algo mais atual, Sonic Mania Adventures é uma tentativa mais recente de revitalizar os traços clássicos está sendo lançada diretamente no YouTube.

    LIVROS

    Também intitulada Sonic, The Hedgehog, a série de livros do personagem acabou rendendo mais público do que o calculado inicialmente e foi ganhando diversos volumes ao longo dos meses, desde seu lançamento. Por mais que hoje alguns volumes ainda sejam difíceis de encontrar, uma gama de colecionadores disponibiliza todo o conjunto para venda. Seguindo os mesmos padrões e traços dos games do fim dos anos 90, as edições são contadas em formato de HQ e trazem diversos arcos a cada um dos lançamentos. 

    TABULEIRO

    Para os fãs "offline" do Sonic, também existem opções mais familiares. De repente em uma viagem no campo, ou no interior, é possível reunir toda a galera para um board game inspirado no Sonic. Seguindo este exemplo, a famosa franquia Monopoly realizou um tabuleiro totalmente inspirado na história do personagem, contando até mesmo com os vilões e heróis secundários. Como isso se associa a dinheiro? Boa pergunta. 

    FILMES

    Em 1996, Sonic the Hedgehog: The Movie foi lançado, firmando-se como um marco cinematográfico na história do ouriço. Outras tentativas já foram ocorridas sem muito sucesso, mas esta versão de uma hora conseguiu levar um público considerável às telonas, mostrando Sonic, Knuckles e Tails juntos para derrotar Robotnik. Em 2013, uma versão independente tentava misturar live-action com efeitos visuais 3D, mas teve um resultado decepcionante. Agora, em 2020, a Paramount assumiu a produção da mais recente tentativa de um live-action e o resto será história. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top