Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Vingadores: Ultimato é o primeiro filme de maior bilheteria a não conquistar um Oscar
    Por Katiúscia Vianna — 11 de fev. de 2020 às 17:26
    facebook Tweet

    Diferente de Avatar, Titanic, Star Wars e outros clássicos...

    Vingadores: Ultimato não conseguiu repetir o sucesso de Pantera Negra, saindo de mãos vazias no Oscar 2020, ao perder a categoria de melhores efeitos visuais para 1917. Mas, com isso, acabou ganhando um outro título... Meio ruim, mas é um título.

    Endgame (no original) se tornou o primeiro filme a alcançar o posto de maior bilheteria da história que não foi premiado com um Oscar. Todos os outros longas que já subiram ao topo desse ranking histórico, levaram alguma estatueta dourada. Preparados para uma aula de história com o AdoroCinema? Vamos lá:

    Tudo começou lá em 1939, quando ...E o Vento Levou foi sucesso de público e crítica, levando oito Oscars — inclusive melhor filme, diretor (Victor Fleming), atriz (Vivien Leigh) e atriz coadjuvante (Hattie McDaniel). Sem falar que, tecnicamente, quando ajustamos o preço da inflação, ainda é a maior bilheteria com US$ 3.7 bilhões, mas isso é outra história...

    37 anos depois, chegou A Noviça Rebelde, que teve cinco Oscars, inclusive melhor filme e atriz para Julie Andrews. Em 1972, O Poderoso Chefão alcançou o topo das bilheterias e levou três Oscars — filme, roteiro adaptado e ator (Marlon Brando). Quatro anos depois, veio o fenômeno Tubarão, que ganhou o mesmo número de estatuetas, mas foi o primeiro a não faturar a categoria de melhor filme.

    Se a recente trilogia de Star Wars não faturou nenhum Oscar, a situação foi bem diferente com Guerra nas Estrelas, vitoriosa com seis prêmios em sua época. Já Steven Spielberg voltaria a conseguir a maior bilheteria com E.T. em 1983, ainda levando quatro Oscars. O cineasta repetiu o feito com Jurassic Park, dez anos depois, conquistando três estatuetas.

    Chegamos então à era James CameronTitanic não só conquistou o recorde de público, como alcançou outro feito: empatar no maior número de indicações ao Oscar (14 junto com A Malvada e La La Land) e maior número de vitórias (11 com Ben-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei). Com sua visionária tecnologia, Avatar chegou em 2009 ganhando três estatuetas da Academia.

    Mas os fãs da Marvel não precisam ficar tristes. Afinal, Vingadores: Ultimato até teve um bom desempenho na temporada de premiações, ganhando um SAG e dois Critics' Choice Awards.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Thiago Carvalho
      Foi um puta filmaço mesmo (e olha que sou Team DC). Talvez poderia concorrer a melhor filme, já que entram vários. Mas para ganhar mesmo, só teria chances nas categorias técnicas.
    Mostrar comentários
    Back to Top