Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: Como Han volta no filme da franquia?

    Personagem de Sung Kang "morreu" em Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio mas vai retornar em novo filme de Vin Diesel. Saiba como!

    Velozes & Furiosos 9 vai trazer o retorno de Han Lue (Sung Kang), assim como outros personagens queridos da franquia. Mas como isso é possível? Ele foi morto no final de Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio em um acidente de carro causado por ninguém menos que Deckard Shaw (Jason Statham).

    Velozes & Furiosos 9: Tudo o que você precisa saber para assistir ao filme

    Desde então, o bandido interpretado por Jason Statham virou mocinho, ganhou seu próprio spin-off em Hobbs & Shaw ao lado de Dwayne Johnson e até apareceu no churrasco da "família" de Toretto. Os fãs de Han sentiram que a saga estava traindo o personagem e levantaram nas redes sociais a hashtag #JusticeForHan (#JustiçaParaHan, na tradução) — e até mesmo Michelle Rodriguez entrou na treta

    Em abril deste ano, Vin Diesel destrinchou a volta do querido personagem em entrevista coletiva que contou com a presença do AdoroCinema, e revelou que um curta dirigido por ele é importante para entender retorno de Han em Velozes & Furiosos 9.

    Velozes & Furiosos 9: Gal Gadot aparece no novo filme da franquia?

    Aproveitando que o AdoroCinema já assistiu ao filme e fez sua crítica, revelamos como Han volta de fato no filme. Mas calma, teremos avisos de spoilers mais para frente. Fique atento!

    Linha do tempo de Han em Velozes & Furiosos

    Universal Studios

    Primeiro, é preciso entender a cronologia do personagem na franquia. Han supostamente morreu em Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio (2006) mas retornou em Velozes & Furiosos 4 (2009), Velozes & Furiosos 5 -Operação Rio (2011) e Velozes & Furiosos 6 (2013), quando foi revelado que os três últimos filmes realmente aconteceram antes de Desafio em Tóquio. Ele também apareceu em Los Bandoleroscurta dirigido por Vin Diesel que precede os eventos de Velozes & Furiosos 4, onde desenvolveu uma irmandade com Dom Toretto. Agora, em Velozes 9, Han vai retornar são e salvo. O diretor Justin Lin (Star Trek: Sem Fronteiras) já havia dado a entender que o filme faria justiça à (suposta) morte de Han.

    Velozes & Furiosos 9 é prelúdio de Desafio em Tóquio 2?

    Curiosamente, Han foi apresentado pela primeira vez não na franquia Velozes & Furiosos, mas em Better Luck Tomorrow (2002), filme de estreia de Justin Lin na direção. O cineasta, desde então, já comandou cinco filmes de Fast and Furious, incluindo Velozes & Furiosos 9 e deve voltar em Velozes & Furiosos 10.

    Justin Lin e Sung Kang confirmaram que "Han Hu" de Better Luck Tomorrow é o mesmo Han que estreou em Desafio em Tóquio, embora ele tenha parado de fumar. O pseudônimo de "Han Seoul-Oh" é uma referência ao personagem de Star Wars, Han Solo, interpretado por Harrison Ford. Trata-se de um nome falso, ou seja, seu sobrenome nunca foi revelado.

    Los Bandoleros apresenta relacionamento de Dom e Han

    Universal Pictures

    Quando Velozes & Furiosos 4 foi planejado, trazendo o reencontro de Dom e Brian e reunindo os personagens de Velozes & Furiosos+ Velozes + Furiosos e Desafio em Tóquio, Vin Diesel sabia que tinha algumas explicações a dar. Sua solução foi lançar um curta-metragem ambientado depois de + Velozes + Furiosos, mas antes de Desafio em Tóquio (bem como os três filmes seguintes seriam) para amarrar pontas soltas antes da estreia de Velozes & Furiosos 4. Assim surgiu Los Bandoleros.

    Disponível no YouTube e como extra no Blu-ray e na edição especial dos DVDs da franquia, o curta-metragem é dirigido e roteirizado por Vin Diesel, e parte do vídeo inclusive foi mostrado na sequência de créditos de abertura de Velozes & Furiosos 6.

    Velozes & Furiosos 9: De briga em escalação à cena censurada, confira as principais curiosidades sobre o filme

    Se você assistiu aos créditos do primeiro filme, sabe que Dom conseguiu chegar ao México com sucesso. Mas o que ele fez entre o filme Velozes 1 e 4 (que na cronologia é o filme 3)? Ele ainda fez churrascos, consertou carros e trabalhou em esquemas ilegais — só que desta vez na República Dominicana. O curta ainda acompanha como Dom reacendeu seu relacionamento com Letty, com a moça indo atrás do seu amor. Além de apresentar os personagens de Rico (Don Omar) e Tego (Tego Calderon), parte da "família" de Dom na República Dominicana, que ajudaram em Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio e fazem uma pontinha em Velozes 9.

    Mas o que tudo isso tem a ver com Han? Los Bandoleros não apenas relaciona Han ao quarto filme da saga, mas também explica brevemente como Han e Dom se conheceram no México, antes de se falar em ir para Tóquio. Afinal, Han é de L.A. De acordo com Vin Diesel, no curta, Dom e Han criam uma espécie de irmandade — que supera até mesmo a parceria do personagem com Brian O'Conner (Paul Walker). Confira a primeira parte do curta:

    Por que Han vai voltar em Velozes & Furiosos 9?

    Universal Pictures

    Toretto vai ficar frente a frente com seu próprio irmão, Jakob (John Cena), em Velozes & Furiosos 9, e é justamente por isso que Diesel acredita que o retorno de Han fazia sentido agora. O ator explicou que Velozes 9 é "de muitas maneiras" sobre a paternidade e para "entender o significado" disso, eles tiveram que examinar a irmandade na série até o momento. E, de todos os personagens da saga, Han é o mais próximo de um irmão que Dom tem, então seu retorno tem o impacto desejado.

    De Velozes & Furiosos 9 a O Esquadrão Suicida, conheça a carreira de John Cena

    "Temos esse personagem muito interessante, fascinante e misterioso em Jakob, que é um irmão de sangue. Do ponto de vista da história — que eu e Justin [Lin, o diretor] pensamos — há um significado na irmandade de Dom e Han. Se você voltar para Los Bandoleros e Desafio em Tóquio, não havia irmandade entre Dom e Brian. Brian era um policial, Dom era um fora da lei", explicou ele em entrevista coletiva.

    "Havia uma irmandade entre Han e Dom, eles eram bandidos no México, eram irmãos. Então, ao criar toda essa mitologia, a presença de Jakob foi lindamente equilibrada pelo retorno de Han, o retorno de um irmão. Há uma relevância e um poder que vive nesta mitologia que apenas Sung Kang, Han, poderia trazer para a nossa mitologia."

    Universal Pictures

    É possível que o passado de Han ainda possa de alguma forma se relacionar com os últimos filmes desta franquia. Vale notar que a franquia já trouxe outros personagens de volta, como Letty (Michelle Rodriguez), que retornou da morte. Mas como isso vai se aplicar para Han? Como ele volta em Velozes & Furiosos 9? Confira!

    Atenção para spoilers de Velozes & Furiosos 9.

    Como Han sobreviveu ao acidente de carro? 

    Diante de diversas teorias mirabolantes que surgiram na internet, esta de fato é a explicação mais simples e verdadeira. Han foi a Tóquio para lamentar a morte de sua namorada Gisele (Gal Gadot). Lá acabou sendo alvo de um acidente de carro causado por Deckard Shaw. Em Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio, existe um período entre o acidente de Han e o carro explodindo, e um caos nas ruas de Tóquio. Muitos achavam que ele conseguiu escapar do veículo antes que pegasse fogo e fugiu para se esconder ou talvez desaparecer permanentemente. No entanto, não foi bem isso que aconteceu.

    Velozes & Furiosos 9: Você reparou nestas referências aos outros filmes da franquia?

    Para começo de conversa, ele nem estava no carro e sua morte foi forjada. Han estava trabalhando para o Sr. Nobody (Kurt Russell) para roubar um item importante no enredo do filme. Só que ele não era o único nessa missão e os donos originais da tecnologia acabam sendo mortos, deixando a filha órfã. Provando que é de bom coração, Han resgata a jovem de 11 anos. Porém, ela se torna procurada pelos assassinos de seus pais e a opção que o personagem de Sung Kang é fingir sua morte e fugir, com a ajuda de Sr. Nobody — que teve o desafio de "deixá-lo morto". Mas algo acontece para que Han retorne em Velozes & Furiosos 9 e esta parte vamos deixar para vocês descobrirem nos cinemas!

    Será que isso quer dizer que Deckard Shaw nunca foi vilão e estava trabalhando para o Sr. Nobody para forjar a morte de Han? Essa parte não foi explicada, mas a cena pós-créditos pode sugerir que Han e Shaw finalmente terão seu acerto de contas.

    Velozes & Furiosos 9: O que acontece no final do filme?

    Quando estreia Velozes & Furiosos 9?

    aguardado nono filme da franquia da franquia estrelada por Vin Diesel está em cartaz nos cinemas. Velozes & Furiosos 9 traz cenas de ação surpreendentes, com carros destruídos e muitas tretas. Confira nossa entrevista exclusiva com o elenco, e onde assistir a todos os filmes da franquia.

     *Matéria original de 16/04/2021, atualizada em 24/06/2021.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top