Minha conta
    De clipes da Beyoncé a Queen & Slim: Conheça a carreira da diretora Melina Matsoukas

    A cineasta faz sua estreia nas telonas com o filme protagonizado por Daniel Kaluuya e Jodie Turner-Smith.

    A partir de uma ideia original de James FreyLena Waithe assumiu o roteiro de Queen & Slim, filme que conta com Daniel Kaluuya e a novata Jodie Turner-Smith como protagonistas e vem colecionando elogios pelo mundo. Mas todo esse sucesso também é fruto do trabalho da diretora Melina Matsoukas, que entregou uma produção provocativa, poderosa e elegante em seu primeiro longa-metragem.

    Mas você sabia que a cineasta começou a carreira dirigindo clipes musicais? De canções mundialmente famosas e premiadas? Não?

    Se você acabou de descobrir essa informação ou já conhecia e quer relembrar mesmo assim, o AdoroCinema reuniu nesta matéria os principais trabalhos da talentosa Melina Matsoukas. É só continuar a leitura!

    De ascendência grega, judia, afro-cubana e jamaicana, Melina nasceu em Nova York e cresceu entre o Bronx e a cidade de Hackensack, em Nova Jersey. Ela se formou na Tisch School of the Arts e em cinema pela AFI Conservatory. Logo depois da graduação, foi contratada pela produtora Black Dog Film, passou pela extinta Gorilla Flix e, desde 2011, é um dos talentos criativos da Prettybird.

    A cineasta iniciou a carreira como diretora de videoclipes musicais, um gênero que, segundo ela, não é tão respeitado. “Se eu tivesse começado fazendo um curta-metragem ou comerciais, sinto que minha carreira teria tomado um caminho diferente. Mas foi um ótimo treinamento para entender como construir um mundo”, disse em entrevista ao The Guardian. Dentre os mais de sessenta vídeos que dirigiu, estão os clipes de “Just Dance”, de Lady Gaga; “Losing You”, de Solange Knowles, e “We Found Love”, de Rihanna. Por esse último, Melina venceu um Grammy e um MTV Video Music Awards.

    Mas esses não foram os únicos prêmios da moça. Ela também ganhou outro Grammy de Melhor Vídeo Musical; outros VMAs, nas categorias de Vídeo do Ano, Melhor Direção e Melhor Fotografia; e ainda o Grand Prix de Excellence in Music Video no Festival de Cannes por “Formation”, de Beyoncé. Foi com a cantora texana que Melina formou sua mais duradoura e premiada parceria, dirigindo dez videoclipes ao todo, além de Lemonade (2016), filme que acompanhou o lançamento do álbum homônimo da artista.

    Foi justamente após a experiência na direção do longa musical que a cineasta decidiu migrar para produções no cinema e na TV. Em 2016 e 2017, ela dirigiu sete episódios da série de comédia Insecure, criada e protagonizada por Issa Rae. Durante o mesmo período, também comandou dois capítulos de Master of None e, dois anos mais tarde, estreou nas telonas norte-americanas com o filme Queen & Slim.

    Getty Images

    Em seu primeiro longa-metragem, Melina decidiu contar a história de amor de um casal moderno que tem o racismo como principal inimigo porque, para ela, “a brutalidade policial na América é algo que não é apenas uma questão afro-americana, é uma questão negra”. Escalar dois protagonistas de pele retinta era outra preocupação da cineasta. “Nunca tinha visto duas pessoas que se pareciam com Jodie e Daniel se apaixonarem nas telas. Eu realmente queria fazer parte da redefinição do que é beleza negra.”

    Com quase quinze anos de carreira, Melina ainda tem muitos projetos distintos pela frente. O próximo deles é o seriado de fantasia Y, que atualmente está em processo de pré-produção. Situada em um mundo pós-apocalíptico, a trama acompanha a jornada do único homem vivo no planeta Terra. A série é baseada na HQ "Y: The Last Man” e conta com Diane Lane, Barry KeoghanAmber TamblynTimothy Hutton no elenco.

    Queen & Slim chega aos cinemas brasileiros no dia 5 de março.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top