Minha conta
    Robert Downey Jr. defende seu Blackface em Trovão Tropical

    Na trama, Robert interpreta um ator australiano que faz uma cirurgia para mudar a cor de sua pele.

    Os admiradores mais recentes do astro Robert Downey Jr. talvez não tenham conhecimento a respeito do quanto a sua carreira já passou pelos mais diferentes momentos possívels. Desde o surgimento como um galã do cinema até a sua derrocada provocada pelo vício e, posteriormente, a volta por cima depois da virada do século. 

    Dentre as obras que o lançaram ao início da retomada, por exemplo, está Trovão Tropical, ousada comédia protagonizada por Robert ao lado de Ben Stiller (que também dirige) e Jack Black. Na trama, o astro interpreta Kirk Lazarus, um ator que decide realizar uma cirurgia de alteração de pigmentação para que possa viver um homem negro em uma história real de guerra. 

    Causando controvérsias até hoje, o filme foi alvo de debate na internet alguns anos depois de seu lançamento, já que Downey fazia blackface — quando uma pessoa branca assume o papel de uma pessoa negra, seja por escárnio ou por uma errônea representação histórica. No entanto, durante uma entrevista concedida ao podcast The Joe Rogan Experience, ele justificou o fato e reafirmou não ter visto problema:

    "90% dos meu amigos negros ficaram tipo: Cara, isso foi ótimo'. Eu não posso discordar com [os 10%], mas eu sei onde está meu coração. Eu sou um cara interpretando um cara, disfarçado de outro cara. Acredito que ter moral psicológica é a prioridade [...] Em minha defesa, Trovão Tropical fala justamente sobre como é errado [fazer blackface], então, eu me excluo", falou. 

    Robert disse também que sua mãe, Elsa Ford, era contra a escalação do filho: "Minha mãe ficou horrorizada. Quando o Ben me ligou e disse, ‘Ei, eu estou trabalhando em uma coisa’ (eu acho o Sean Penn não aceitou ou algo do tipo), eu pensei, ‘É, vou fazer isso. E vai ser depois de Homem de Ferro’. Então comecei a pensar, ‘Essa é uma ideia terrível'".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top