Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    BAFTA promete mudanças na votação após polêmica por falta de diversidade
    Por Rafael Aloi — 9 de jan. de 2020 às 15:21
    facebook Tweet

    Premiação anunciou que vai fazer uma revisão do seu processo de indicação.

    Divulgação

    A Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão (BAFTA) está revendo seu processo de votação após críticas à falta de diretoras ou atores não branco indicados para suas principais categorias.

    Marc Samuelson, chefe do comitê de filmes da BAFTA, disse à Variety que haveria uma "revisão cuidadosa e detalhada dentro e fora dos membros."

    A Bafta confirmou que consultará várias fontes e ouvirá recomendações de órgãos da indústria e de seus membros, com quaisquer alterações a serem postas em prática antes do início da votação para os prêmios de 2021.

    Atualmente, a votação é dividida em duas rodadas. O primeiro é composto por especialistas dos 6.700 membros da academia escolhendo candidatos para categorias como melhor diretor, trilha sonora e roteiro. No entanto, as quatro principais categorias de atuação (atriz principal, ator principal, atriz coadjuvante, ator coadjuvante) são nomeadas por todos os membros da BAFTA.

    Quando a primeira rodada de nomeações é concluída, todos os membros votam em todos os principais prêmios com alguns júris especializados que decidem os vencedores em determinadas categorias, como melhor elenco e melhor filme de animação.

    A premiação foi alvo de críticas após anunciar os indicados ao BAFTA 2020. Muitas pessoas apontaram a falta de diversidade nas categorias de atuação, com todos os indicados sendo brancos, e também na de direção, com apenas homens concorrendo.

    Confira aqui todos os indicados ao BAFTA 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Renato
      Essa agendinha forçada ta causando mais preconceito q ajudando. Uma baita hipocrisia. Ae pra fazer media escalam atores negros pra papeis originalmente de personagens brancos (Heimdall de Thor) mas chiam horrores se fizerem o contrario
    • Flavia
      acho muito legal apontarem falta de diversidade quando se anuncia os nomes, e no restante do ano, estão cagando pra atores e atrizes dessa diversidade. Não adianta espernear agora se ninguém tá nem aí para o que a indústria cinematográfica emprega ou escala em seus filmes. Estão todos consumindo isso. Como bem disse a Viola Davis Não adianta querer indicar negro se negros não são escalados pra nada além de filmes de negros.
    Mostrar comentários
    Back to Top