Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Leonardo DiCaprio rebate afirmações de Bolsonaro e Mark Ruffalo critica política ambiental brasileira
    Por Vitória Pratini — 2 de dez. de 2019 às 13:09
    facebook Tweet

    Presidente do Brasil acusou ator de Era uma Vez em... Hollywood de ter financiado as queimadas na Amazônia.

    JB Lacroix/Getty Images; Divulgação; Paul Morigi/Getty Images

    Leonardo DiCaprio, que costuma usar seu Instagram para alertar sobre questões ambientais, foi acusado por Jair Bolsonaro de ter financiado queimadas criminosas na Amazônia. Diante da afirmação do presidente do Brasil, o ator rebateu a denúncia na rede social, e foi defendido por Mark Ruffalo.

    O astro havia feito em agosto alertas sobre as queimadas na floresta tropical e o descaso da imprensa internacional sobre o assunto, em um post que posteriormente foi removido.

    Na última sexta-feira (29), Bolsonaro falou a apoiadores quando saia do Palácio da Alvorada: "Quando eu falei que há suspeitas de ONGs, o que a imprensa fez comigo? Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", acusou.

    Um dia antes, o presidente falara sobre DiCaprio ao vivo em uma rede social, após seu filho, Eduardo Bolsonaro, publicar que DiCaprio teria doado "300 mil dólares para a ONG que tocou fogo na Amazônia".

    "O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá", declarou o presidente.

    Bolsonaro se referia aos quatro brigadistas suspeitos de incendiar uma área florestal na região de Alter do Chão, no Pará, que foram presos e posteriormente soltos. Segundo a investigação da polícia, eles teriam provocado incêndios e vendido imagens — que teriam sido usadas pela ONG WWF para conseguir doações, inclusive de DiCaprio. O Ministério Púbico, por sua vez, afirmou que não há indícios do envolvimento dos brigadistas e investiga a ação de grileiros em Alter do Chão.

    Em entrevista coletiva no último domingo (01), Marcelo Aron Cwerner, um dos voluntários soltos após decisão judicial na quinta-feira (28), afirmou: "Realmente a gente não recebeu nada do Leonardo DiCaprio". Cwerner confirmou a afirmação do próprio ator e ambientalista, que declarou no Instagram no sábado (30):

    "Neste período de crise para a Amazônia, eu apoio o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural. Eles são um exemplo incrível, comovente e humilde do compromisso e da paixão necessários para salvar o meio ambiente. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de apoiar os grupos que os protegem. Embora dignas de apoio, não financiamos as organizações citadas. Continuo comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, os governos locais, cientistas, educadores e o público geral que estão trabalhando incansavelmente para proteger a Amazônia para o futuro de todos os brasileiros", disse DiCaprio.

    Ver essa foto no Instagram

    At this time of crisis for the Amazon, I support the people of Brazil working to save their natural and cultural heritage. They are an amazing, moving and humbling example of the commitment and passion needed to save the environment. The future of these irreplaceable ecosystems is at stake and I am proud to stand with the groups protecting them. While worthy of support, we did not fund the organizations targeted. I remain committed to supporting the Brazilian indigenous communities, local governments, scientists, educators and general public who are working tirelessly to secure the Amazon for the future of all Brazilians.

    Uma publicação compartilhada por Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) em

    Diante das acusações, Mark Ruffalo, intérprete do Hulk no Universo Cinematográfico Marvel, fez um tuíte defendendo Leonardo DiCaprio, rebatendo as afirmações do governante e criticando a política ambiental brasileira.

    "Bolsonaro e sua galera criam bode expiatório contra as mesmas pessoas que protegem a Amazônia dos incêndios que ele próprio permitiu que acontecesse. Pergunte a si mesmo: o que mudou recentemente no Brasil para que isso aconteça agora? Bolsonaro e suas políticas (não) ambientais", escreveu o ator.

    As declarações do presidente Bolsonaro repercutiram na imprensa internacional. O jornal americano The New York Times, a revista Time e The Washington Post escreveram que Bolsonaro culpou falsamente o ator, citando uma reportagem da agência de notícias The Associated Press que diz que as incriminações "fazem parte de uma campanha governamental mais ampla contra grupos ambientais sem fins lucrativos que operam no Brasil". Enquanto isso, o argentino Clarín afirmou que o governante fez as denúncias sem mostrar provas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Alex DIO
      Q? Chupou uma rola na esquina? Agora ta confirmado. Nao vou falar mais nada senao vc vem se fazer de vitima falando q sou homofobico. Vc é livre pra cair de boca em quantas rolas vc quiser.
    • Alex DIO
      Vc gosta mesmo de uns 20 cm na bunda. Posso fazer nada, a bunda é sua mesmo, vc dá pra quem quiser.
    • Matheus
      Na verdade eu falei de sua mãe, pois não sei se vc sabe, mas seu pai comeu sua irmã e dai nasceu vc, por isso que vc é retardado desse jeito.
    • Matheus
      Tomei o remédio sim, coloquei ele na buceta de sua mãe e tomei.
    • Alex DIO
      Ahã. Sei. Vc é o q. Situacao lhe convem a ser. Débil mental, é o q vc é de verdade. Tomou o remédio hoje?
    • Matheus
      O unico imbecil q vejo é vc, pisando de ateu kkkkkkkk Eu sou agnóstico seu burro do caralho, besta quadrada!
    • Alex DIO
      Ué, meu irmao nao é desenho.
    • Alex DIO
      O unico imbecil q vejo é vc, pisando de ateu. Mais um retardado adorador de vagabundos.
    • Daniel Asimov
      pois só o Divino pode concertar tamanhaPeça pro teu Deus conSertar seu Português também, analfabeto!
    • Daniel Asimov
      Esse Alex é mais um religioso hipócrita que gasta horas na internet mostrando seu amor ao próximo...
    • Daniel Asimov
      Melhor q um ladraoLadrão é quem rouba alguma coisa. Legal que o processo fajuto que condenou Lula sequer o acusa de roubo, mas não tem problema, um analfabeto político como você enche a boca e o chama de ladrão...
    • Daniel Asimov
      Prova por prova também não tem contra o LulaAhhh eu esqueci, você é do tipo de cínico FDP que acha que um depoimento de alguem que acusa o Lula de algo pra poder ver sua pena reduzida é a mesma coisa de uma prova...
    • Daniel Asimov
      Vergonha? Lula é respeitado ainda hoje internacionalmente, já Bostonaro é esnobado pelas grandes potências, não passa de um cachorrinho de estimação do Trump, um bajulador barato que passa horas em um corredor esperando Trump passar ele conceder alguns segundos de atenção. Bobalhão mesmo é quem ajudou a eleger esse palhaço
    • Daniel Asimov
      Você não age muito diferente dele. A diferença é que o seu mote é Ai, não gosto do Mark Ruffalo por ele ter falado mal do meu vagabundo de estimação, vou ficar xingando e falando mal do ator na internet... Piti pra defender Bostonaro...
    • Daniel Asimov
      NPC é o presidente vagabundo que elegeram em nosso país nesta última eleição...
    • Daniel Asimov
      O bebezão fã de Bob Esponja vira patrulheira de digitadores que fogem da normal culta, mas quando ele mesmo foge da norma culta saca a carta patética da abreviação coloquialSim, você é ridículo!
    • Daniel Asimov
      abreviação coloquial Desculpa fajuta de um preguiçoso que tem falta de ânimo de digitar um queBurro mesmo, além de infantilóide
    • Darkcontrol
      Um argumento digno de uma criança, com insultos e comparações fracas e irracionais. Esse Daniel Asimov é um comediante! HahahahaSegundo a mentalidade desse ser, cuja a cabeça encontra-se despovoada de neurônios, os pesos quantitativos para abreviações coloquiais e erros ortográficos são equiparáveis. Dessa forma nem preciso me esforçar para ferir o ego desse garoto, ele faz por vontade própria! HahahahahahahahaFarei o seguinte, Daniel Asimov, vou bloqueá-lo a partir dessa resposta, assim não lerei suas pérolas desafiadoras... Aquele abraço por trás! XD
    • Matheus
      É religioso? que piada kkkkk, deve ser frequentador da mesma igreja que a louca da goiabeira pra falar tanta merda assim, enfie suas crendices no cu seu corno imbecil!
    • Matheus
      Não confere não, só bato pra sua irmã.
    Mostrar comentários
    Back to Top