Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Leonardo DiCaprio rebate afirmações de Bolsonaro e Mark Ruffalo critica política ambiental brasileira
    Por Vitória Pratini — 02/12/2019 às 14:09
    facebook Tweet

    Presidente do Brasil acusou ator de Era uma Vez em... Hollywood de ter financiado as queimadas na Amazônia.

    JB Lacroix/Getty Images; Divulgação; Paul Morigi/Getty Images

    Leonardo DiCaprio, que costuma usar seu Instagram para alertar sobre questões ambientais, foi acusado por Jair Bolsonaro de ter financiado queimadas criminosas na Amazônia. Diante da afirmação do presidente do Brasil, o ator rebateu a denúncia na rede social, e foi defendido por Mark Ruffalo.

    O astro havia feito em agosto alertas sobre as queimadas na floresta tropical e o descaso da imprensa internacional sobre o assunto, em um post que posteriormente foi removido.

    Na última sexta-feira (29), Bolsonaro falou a apoiadores quando saia do Palácio da Alvorada: "Quando eu falei que há suspeitas de ONGs, o que a imprensa fez comigo? Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", acusou.

    Um dia antes, o presidente falara sobre DiCaprio ao vivo em uma rede social, após seu filho, Eduardo Bolsonaro, publicar que DiCaprio teria doado "300 mil dólares para a ONG que tocou fogo na Amazônia".

    "O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá", declarou o presidente.

    Bolsonaro se referia aos quatro brigadistas suspeitos de incendiar uma área florestal na região de Alter do Chão, no Pará, que foram presos e posteriormente soltos. Segundo a investigação da polícia, eles teriam provocado incêndios e vendido imagens — que teriam sido usadas pela ONG WWF para conseguir doações, inclusive de DiCaprio. O Ministério Púbico, por sua vez, afirmou que não há indícios do envolvimento dos brigadistas e investiga a ação de grileiros em Alter do Chão.

    Em entrevista coletiva no último domingo (01), Marcelo Aron Cwerner, um dos voluntários soltos após decisão judicial na quinta-feira (28), afirmou: "Realmente a gente não recebeu nada do Leonardo DiCaprio". Cwerner confirmou a afirmação do próprio ator e ambientalista, que declarou no Instagram no sábado (30):

    "Neste período de crise para a Amazônia, eu apoio o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural. Eles são um exemplo incrível, comovente e humilde do compromisso e da paixão necessários para salvar o meio ambiente. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de apoiar os grupos que os protegem. Embora dignas de apoio, não financiamos as organizações citadas. Continuo comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, os governos locais, cientistas, educadores e o público geral que estão trabalhando incansavelmente para proteger a Amazônia para o futuro de todos os brasileiros", disse DiCaprio.

    Ver essa foto no Instagram

    At this time of crisis for the Amazon, I support the people of Brazil working to save their natural and cultural heritage. They are an amazing, moving and humbling example of the commitment and passion needed to save the environment. The future of these irreplaceable ecosystems is at stake and I am proud to stand with the groups protecting them. While worthy of support, we did not fund the organizations targeted. I remain committed to supporting the Brazilian indigenous communities, local governments, scientists, educators and general public who are working tirelessly to secure the Amazon for the future of all Brazilians.

    Uma publicação compartilhada por Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) em

    Diante das acusações, Mark Ruffalo, intérprete do Hulk no Universo Cinematográfico Marvel, fez um tuíte defendendo Leonardo DiCaprio, rebatendo as afirmações do governante e criticando a política ambiental brasileira.

    "Bolsonaro e sua galera criam bode expiatório contra as mesmas pessoas que protegem a Amazônia dos incêndios que ele próprio permitiu que acontecesse. Pergunte a si mesmo: o que mudou recentemente no Brasil para que isso aconteça agora? Bolsonaro e suas políticas (não) ambientais", escreveu o ator.

    As declarações do presidente Bolsonaro repercutiram na imprensa internacional. O jornal americano The New York Times, a revista Time e The Washington Post escreveram que Bolsonaro culpou falsamente o ator, citando uma reportagem da agência de notícias The Associated Press que diz que as incriminações "fazem parte de uma campanha governamental mais ampla contra grupos ambientais sem fins lucrativos que operam no Brasil". Enquanto isso, o argentino Clarín afirmou que o governante fez as denúncias sem mostrar provas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Matheus
      Dá o cu pra ele então!
    • Darkcontrol
      Apenas um adolescente revoltado (resposta típica de uma criança mimada: Eu respondo ONDE eu quiser) e sem coragem para criar sua própria resposta ... E não precisa se justificar, de qualquer forma não ligo para o seu ponto de vista e na realidade até acho hilário acompanhar sua insistência infrutífera em demonstrar seu raciocínio... Kkkkkkkk Certeza q deve ser um bolsominion revoltado com o chefe!
    • Daniel Asimov
      Eu respondo ONDE eu quiserSe não gosta que respondam onde você escreveu então evite postar na internetE eu apenas comentei sobre política em um site sobre cinema porque não sei se você reparou mas A POSTAGEM É DE CUNHO POLÍTICO!Não me recordo de ter dito para você deixar de ser cético com o que quer que seja, apenas comentei queo Governo atual inventa culpados para não assumir a própria incompetênciaDe nada!
    • Leo Mendes
      E a vergonha só cresce. Mas sinceramente? Prefiro que essas bizarrices sejam escancaradas dessa forma, para que o mundo saiba o que se passa aqui e isso leve a sanções e pressões internacionais, principalmente no campo econômico . . .
    • Leo Mendes
      Ou um presidente que insiste em bancar o palhaço . . .
    • Alex DIO
      Sim. Como aquela vez q o lula deu discurso bebado... alem da vergonha quase faliram o país. E ele não se junta a panelinha de justiceiros sociais ou amantes do socialismo igual o trudeau, o hulk de camelô, etc., talvez por isso os bobalhoes acham q tao passando vergonha. E vc nao deixa de ser bobalhão... fica dando piti igual garota de 15 anos.Ain, nao gosto do presidente entao vou ficar xingando e falando mal na internet. Eu nao gosto de uma porrada de gente e nem assim fico igual criança em toda matéria q tem quem nao gosto.Viu? Vc continua sendo um bobalhão, um bobalhao princesa de 15 anos, dando piti.
    • Bruno B Bruno
      bobalhão voce que tem presidente de estimação. Outros governos nao fizeram o brasil passar tanta vergonha como o bozo ta fazendo.
    • Alex DIO
      Bem, ruffalo sempre foi npc e uma piada, nao sei como levam ele a serio...
    • Alex DIO
      Melhor q um ladrao q joga a culpa nos mortos
    • Alex DIO
      Hum... mais um bobalhão...
    • Darkcontrol
      Entendi, vc apenas quer demonstrar sua insatisfação política no meu humilde comentário de cunho pessoal e cético (no estio pode ser q sim, pode ser q não). Tudo bem, desabafa, te darei atenção! Só ressalto q não mencionarei o meu desagrado político com o governo atual por q não sou tão sensível assim quanto algumas pessoas para chegar ao ponto de exteriorizar esse tema num tópico do adorocinema.Voltando ao assunto:Continuarei cético quanto ao caráter de todas as instituições políticas ou administrativas geridas por brasileiros. XDUma dica, se vc quer sublinhar algo, SEJA HOMEM e faça um comentário próprio e evite de responder os comentários alheios apenas para demonstrar sua insatisfação política, ou faça isso num comentário de algum bolsominion qualquer... XD
    • Daniel Asimov
      Suponho que você também tenha conseguido ler o que eu escrevi. Supor por supor eu poderia supor QUALQUER coisa, poderia dizer que não duvidaria se ET´s estivessem por trás distoEu não falei que não haveria chance delas serem culpadas, apenas também sublinhei de que não existem provas de que ONG´s sejam responsáveis pelas queimadas até porque a ONG que foi acusada por Bolsonaro só atua em uma area pequena e não poderia ser responsabilizada pelos vários focos de queimada em toda a floresta, você não apontou nenhuma mentira no que eu escreviA probabilidade muito maior é que tais queimadas sejam frutos da incompetência de uma gestão que sai elencando culpados internos e externos para não ter que lidar com a própria incompetência
    • Darkcontrol
      Obviamente vc é um bom leitor e conseguiu interpretar meu comentário de maneira isenta. Assim, provavelmente entendeu q não estou comentando a favor do milico, apenas ressaltei q tenho medo de admitir..., conhecendo bem a personalidade e ganancia de muitos brasileiros..., não duvido nada de estarem envolvidas nessas queimadas por questões políticas ou afins... e ONG gerida por brasileiros....Como se pode observar, uma opinião bem neutra, porém cética, tendo em vista q a nossa realidade é bem assustadora, infelizmente.Mas como vc demonstra ser inteligente e racional, provavelmente conseguiu entender esses detalhes q comentei. Né?
    • Bruno B Bruno
      bolsonaro envergonhando o brasil novamente. Um ator desses tem mais dinheiro que um presidente furreca como o bozonaro.
    • Daniel Asimov
      Não há prova alguma de envolvimento das ONGs em queimadasO que existe é uma investigação de grupos de apoio a Bolsonaro que usaram de grupos de whats app pra organizarem uma grande queimada no Pará junto a uma rodovia para pressionar o Presidente a liberar eles de pagarem multas ambientaisA grande verdade é que o Governo é incompetente para controlar as queimadas e fica tentando julgar a culpa em outras pessoas
    • Darkcontrol
      Infelizmente, e conhecendo bem a personalidade e ganancia de muitos brasileiros, não dá para colocar as mãos no fogo por essas ONGs, embora, pela lógica, elas deveriam realmente estar lutando pela proteção da Amazônia, não duvido nada de estarem envolvidas nessas queimadas por questões políticas ou afins.E mesmo eu estando bem insatisfeito com o governo bolsonaro, tenho medo de admitir q ele possa estar falando a verdade nesse assunto! Mas a atitude do Leonardo é muito nobre, mas talvez inocente demais por acreditar numa ONG gerida por brasileiros.
    • Isabele Gomes
      Que vergonha esse Presidente do Brasil.Peço desculpa ao Leonardo DiCaprio pela forma ignorante utilizada em atribuir falsas defesas e revertendo a culpa p alguém.
    • Lola
      Que vergonha. Nenhum presidente brasileiro repercutiu tão negativamente à nível internacional como o Bolsonaro. Pelo menos, lá fora, eles têm o Trump que não é tão diferente de nosso presidente kkk ameniza um pouco essa vergonha
    • Ricardo F.
      Mas o incêndios na Amazônia foram mesmo causados por uma ONG, o nome dessa ONG é Agronegócio.
    • O Cara
      Cada um metendo o bedelho no seu respectivo país... Bolsonaro, assim como QUALQUER outro político, é apenas um fanfarrão que vive às custas do trabalho dos outros, mas bem sabemos a realidade por trás das queimadas na Amazônia e o tanto de publicidade que o assunto gera... Menos, queridos, bem menos...
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Entre Facas e Segredos Trailer Legendado
    Brincando com Fogo Trailer Legendado
    Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe Trailer Legendado
    Crime sem Saída Trailer (1) Legendado
    Synonymes Trailer Legendado
    Frozen 2 Trailer (1) Dublado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    Tom Holland conta que chorou bêbado no telefone com Bob Iger por causa do Homem-Aranha
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
    Astro de Aladdin não conseguiu audições desde o lançamento do filme
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
    Festival de Berlim 2020: Helen Mirren será a grande homenageada
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
    Shelley Morrison, de Will & Grace, morre aos 83 anos
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
    Shelley Morrison, de Will & Grace, morre aos 83 anos
    Billy Dee Williams, de Star Wars, revela que se identifica como não-binário
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
    Billy Dee Williams, de Star Wars, revela que se identifica como não-binário
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top