Minha conta
    O Píer: Álvaro Morte compara sua nova série com La Casa de Papel (Entrevista)

    Drama estreia hoje no canal Lifetime.

    Quando Álvaro Morte foi apresentado ao mundo em La Casa de Papel, ele conseguiu conquistar o público a ponto de fazê-lo torcer por um grupo de bandidos e revolucionários. Porém, ganhar o apoio do espectador não será tão fácil em O Píer.

    Em nova parceria com o criador de La Casa de Papel, Álex Pina, e a roteirista Esther Martínez Lobato (também criadora de Vis a Vis); Álvaro interpreta Oscar, homem que teve uma vida dupla, casado com duas mulheres completamente diferentes. A partir de sua morte, tal mentira é descoberta e ocasiona no encontro de suas amadas: Alejandra (Verónica Sánchez) e Verónica (Irene Arcos). 

    Traição costuma ser uma característica típica de vilões, mas o ator contou, em entrevista ao AdoroCinema, como não é capaz de julgar as atitudes de seu personagem. "Quando Aléx me convidou [para O Píer], me falou como Oscar seria condenado, pois é um homem infiel. Oscar não pretende só ter uma relação sexual com uma nova amante. Não, ele realmente se apaixona; tenta até lutar contra isso, mas não consegue, pois o que sente é verdadeiro. É um conflito interno que ele não pode evitar. Cada uma dessas mulheres o oferecia uma forma diferente de amar. Ele vira uma vítima de seus próprios sentimentos. O tormento de Oscar é o que torna tão difícil de interpretá-lo."

    O Píer x La Casa de Papel

    Na hora de falar sobre Oscar, Álvaro Morte descreve seus sentimentos como um instinto orgânico e inevitável; algo bem diferente do que vê-lo fazendo planos racionais e estratégicos, como o espectador se acostumou em La Casa de Papel. Aí, é central a diferença entre os dois trabalhos. "O Professor busca viver por trás de uma máscara, enquanto Oscar é completamente construído a partir de seu sofrimento emocional. O Professor é tímido, tem poucas habilidades sociais e é extremamente inteligente... Não diria que Oscar é seu contrário exato, porém é mais sociável, não tão genial. Com muitos tiques nervosos, digamos que o Professor é mais inspirado num personagem de quadrinhos. O Oscar é muito mais natural."

    Se descreve a nova parceria com Aléx Pina como outro trabalho em família, a diferença entre seus personagens não é a única mudança que o ator observa dentre as duas séries espanholas. Pelas primeiras imagens de O Píer, já é possível observar um visual completamente diferente daquele apresentado em La Casa de Papel; com cores mais quentes e quadros menos estáticos. Álvaro explica que isso surgiu desde o set de filmagens: 

    "Tivemos muita liberdade em frente às câmeras. Em La Casa de Papel, tinha uma conduta muito calculada em relação aos movimentos dos personagens, que se colocam a serviço da posição da câmera. Nessa outra produção, investigamos o que os personagens precisam, emocionalmente, em cada momento e, a partir daí, desenvolvemos a relação com a câmera. Eu acredito que o Alex e a Esther estão sempre buscando por novas perspectivas para contar histórias."

    Uma voz da Espanha

    Chegando ao Brasil pelo canal Lifetime, El Embarcadero (no original) se torna mais um exemplo de série espanhola que ultrapassa os limites de seu país, rumo ao público mundial; assim como La Casa de Papel, Vis a VisElite encontram sucesso na Netflix. Na entrevista, Álvaro Morte aproveita a oportunidade para celebrar o atual momento de liberdade criativa. "Não precisamos fazer algo nos Estados Unidos para que ele se tornasse mundialmente famoso. Na Espanha, existe uma quantidade impressionante de produções e agora, graças às plataformas, podemos ser usar formatos e conteúdos diferentes."

    E se a história de O Professor irá continuar em La Casa de Papel, a situação de Oscar não é muito diferente. O Píer já está renovada para uma segunda temporada, mas Álvaro não quis revelar detalhes do que vem por aí. "Posso dizer que os fãs de La Casa de Papel não podem esperar um Professor, mas sim um Álvaro Morte completamente distinto. O Píer tenta romper algumas barreiras e levar o espectador a um lugar que ele não está acostumado. Esse triângulo amoroso, tão condenável, será visto a partir de uma nova perspectiva. É uma série que comove e faz refletir."

    O Píer estreia nesse sábado, dia 23 de novembro, às 21h40, no canal Lifetime.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top