Minha conta
    As 5 melhores (e piores!) adaptações de obras do Stephen King

    Enquanto você lia, ele escreveu outro livro.

    Realizar uma adaptação não é uma tarefa nada fácil. Dentre todos os percalços que permeiam a jornada de escolher uma obra escrita, transformar sua narrativa em algo palpável para o audiovisual, e construir uma ambientação similar à original, muitas vezes algo se perde no meio do caminho. Em contrapartida, muitas vezes também é possível obter-se um resultado completamente diferente ao esperado, de maneira positiva e surpreendente. Tratando-se de um dos maiores gênios da literatura de horror, não poderia ser diferente.

    Contando com, literalmente, centenas de histórias — divididas entre contos, livros e participações em antologias —, Stephen King é atualmente um dos escritores mais referenciados dentro da cultura, tendo ganhado já cerca de 90 adaptações oficiais para a TV e o cinema. Sempre controverso ao expressar sua opinião a respeito de obras como O Iluminado (que ele não é lá muito fã), Stephen ganha força também por seu carisma e facilidade em ceder os direitos das suas criações a grandes e pequenos estúdios.

    No meio de tantas inspirações feitas livremente, é de se esperar que, além de alguns clássicos incontestáveis, as adaptações das histórias de King gerem também alguns resultados completamente desastrosos. Aproveitando o recente lançamento de Doutor Sono — que, inclusive, não agradou muito aos espectadores —, o AdoroCinema preparou uma lista especial mostrando não apenas o melhor, mas também o pior de filmes e séries baseadas em tramas que só poderiam mesmo ter vindo da mente peculiar do "Rei do Horror". Vamos lá!

    MELHORES ADAPTAÇÕES

    5. CARRIE - A ESTRANHA

    Considerado o primeiro grande sucesso da carreira de Stephen King, Carrie - A Estranha tornou-se um marco tão grande em sua vida artística que vem ganhando uma adaptação atrás da outra nas telonas. Até o momento, a história da menina que se vinga de seus agressores morais através de poderes telecinéticos já ganhou 3 filmes, mas nenhum marcou a história de maneira tão forte quanto o primeiro, dirigido por Brian De Palma e estrelado por Sissy Spacek e John Travolta.

    4. À ESPERA DE UM MILAGRE

    É muito provavel que, durante uma roda de conversa sobre os filmes baseados nos livros de King, alguém diga algo como: "À Espera de Um Milagre é do Stephen King? Não sabia!". Baseado em um de seus contos mais sólidos e prestigiados, o filme conta a história de John Coffey (Michael Clarke Duncan), um homem capaz de absorver dores, mazelas, doenças e sensações de maneira inexplicável. O rapaz é condenado à morte por um crime que não cometeu, e sua história é inspirada em um caso real de um garoto de 14 anos sentenciado à cadeira elétrica injustamente.

    3. O ILUMINADO

    Uma das adaptações mais controversas de Stephen, O Iluminado é dirigido pelo prestigiado Stanley Kubrick e divide totalmente as opiniões dos fãs mais assíduos da obra. Enquanto alguns (incluindo o próprio autor) acreditam que o longa foge da essência do livro, outros acreditam que as mudanças foram muito bem-vindas. Independente do lado do qual você esteja, é inegável que o filme estrelado por Jack Nicholson foi um ponto de virada na história das inspirações cinematográficas ao Mestre do Horror.

    2. CONTA COMIGO

    Um clássico incontestável. Enquanto O Iluminado divide as opiniões dos fãs, Conta Comigo não traz nenhuma dúvida a respeito de sua qualidade. Elogiada até pelo próprio Stephen, a adaptação conta a trajetória de quatro amigos que decidem procurar por um corpo, apenas pela curiosidade infantil, mas acabam passando por eventos que mudam completamente suas vidas. O filme serve como inspiração até hoje para obras, como Stranger Things, por exemplo.

    1. UM SONHO DE LIBERDADE

    Passando pelo mesmo exemplo de A Espera de um MilagreUm Sonho de Liberdade também é uma adaptação de King que poucas pessoas sequer imaginam seu envolvimento na obra original. Estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman, o filme tece diversas críticas e reflexões ao sistema carcerário ao trazer uma história delicada e brutal. Considerado por diversos críticos como um dos melhores filmes de todos os tempos, o longa até hoje segue imbatível dentre as inspirações das obras de Stephen.

    PIORES ADAPTAÇÕES

    5. O APANHADOR DE SONHOS

    Se Freeman terminou a lista anterior, também é ele que começa esta. Em O Apanhador de Sonhos, um grupo de amigos vai viajar para um evento de caça anual, até que se deparam com um estranho que alega ter encontrado alienígenas e tudo começa a ficar estranho. Tão estranho que nem mesmo o espectador consegue entender muito bem o que está acontecendo, mesmo com um elenco de qualidade. No entanto, ao contrário dos próximos nesta lista, até que vale assistir até o final.

    4. O NEVOEIRO (SÉRIE)

    Se o filme estrelado por Thomas Jane recebeu elogios por seu final completamente inesperado, e diferente do livro, a série foi um fracasso tão grande que os estúdios envolvidos prefiriram fingir que ela nem existiu. Audiência baixa, notas da crítica menores ainda e um ritmo inconsistente em meio a um roteiro desconexo acabaram marcando a primeira temporada da tentativa do canal Spike de transformar o prestigiado livro em um seriado de TV.

    3. CONEXÃO MORTAL

    Para que um filme seja estrelado por John Cusack e Samuel L. Jackson, e mesmo assim a maior parte das pessoas sequer tenha sabido de sua existência, mesmo tendo sido lançado há cerca de dois anos... há algo errado. Conexão Mortal foi um fracasso tão grande que saiu com um prejuízo gigantesco de US$30 milhões, tendo arrecadado apenas US$1 milhão nas bilheterias ao redor do mundo. Os números falam por si.

    2. PACTO MALIGNO

    "Não entendi nada!". Quando um número elevado de espectadores profere essa frase após assistir a um mesmo filme, significa que ele é extremamente inteligente ou exageradamente ruim. No caso de Mercy, as avaliações absurdamente negativas explicam que ele provavelmente consta no segundo caso. Distribuído pela Netflix, o filme foi julgado como confuso e desconexo por quase todos que tiveram a coragem de assistí-lo.

    1. O PASSAGEIRO DO FUTURO

    Pense em um filme tão ruim que o próprio Stephen King tenha chegado ao nível de processar os produtores pedindo que seu nome fosse retirado dos créditos como "Autor da Obra Original". Este é o caso do filme O Passageiro do Futuro, estrelado por Pierce Brosnan e contando com efeitos visuais que, por mais que fossem interessantes na época, envelheceram de maneira terrível. Stephen até hoje se recusa a comentar o lançamento do filme e, nas poucas ocasiões que o fez, alegou que o roteiro não tem absolutamente nenhuma relação concreta com a obra original. Um final bizarro, como toda história do escritor.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top