Minha conta
    6 feitiços de Harry Potter que gostaríamos que existissem na vida real

    "É LeviÔsa, não LeviosÁ!"

    Usados principalmente durante batalhas, os feitiços presentes na franquia Harry Potter são essenciais para a mitologia de tal universo, afinal, de que outra maneira os bruxos manifestariam seus poderes? Mas nem só de ação vive o mundo mágico: muitos dos encantamentos também são úteis para o cotidiano, tornando tarefas diárias mais simples e problemas comuns inexistentes.

    Por isso, o AdoroCinema resolveu se juntar ao Telecine e reunir alguns dos feitiços que tornariam a vida real muito mais prática! Confira abaixo e depois conte para a gente qual é o seu preferido!

    Accio

    Provavelmente, um dos feitiços mais usados durante toda a saga Harry Potter, ao lado de “Expelliarmus” e “Estupefaça”. Mas o que faz dele tão querido assim? “Accio” permite que seu conjurador evoque objetos em direção a si mesmo; o bruxo precisa apenas imaginar o objeto que quer convocar com muita clareza, não sendo necessário saber de que lugar ele vem. Nos filmes, é utilizado para uma infinidade de objetivos, desde recuperar a varinha perdida ou distante de um bruxo durante alguma batalha, até salvar a própria vida, como Harry (Daniel Radcliffe) o fez invocando o Cálice de Fogo no quarto longa da franquia. 

    Caso ele existisse na vida real, tornaria o dia-a-dia dos preguiçosos e esquecidos muito mais fácil! Deitou no sofá para maratonar os filmes baseados na criação de J.K. Rowlling pela milésima vez, mas esqueceu de pegar o controle remoto? “Accio”! Está atrasado para o trabalho e não sabe onde colocou as chaves de casa? “Accio”! Quer fazer um cosplay bastante realista do Thor (Chris Hemsworth) e evocar um martelo mágico de longe? “Accio” também!

    Geminio

    Esse feitiço, quando lançado sobre um objeto, é capaz de fazê-lo se multiplicar. Mas, se usado de forma irresponsável, acaba se transformando numa maldição chamada Gemino Curse, que pode ser vista em uma das cenas de As Relíquias da Morte: Parte 1. No filme, quando Harry, Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) entram no cofre dos Lestranges para recuperar a Taça de Helga Hufflepuff, os tesouros começam a se duplicar graças ao feitiço usado por funcionários do Banco Gringotes, quase matando o trio esmagado.

    No mundo real, utilizar “Geminio” para multiplicar dinheiro provavelmente resultaria na maldição — já que ser milionário é o sonho de muita gente — ou, no mínimo, em uma inflação quase irreversível. Mas, e se o feitiço fosse usado para multiplicar comida? Além de diminuir a fome no planeta, bastaria ter apenas um item de cada alimento e, pronto, as compras do mês estariam garantidas! Vale lembrar que, segundo a Lei de Gamp de Transfiguração Elementar, os bruxos são proibidos de conjurar comida, sendo permitida apenas a multiplicação da mesma.

    Impervius

    Por ter uma utilidade muito específica, esse feitiço pode não ser tão conhecido pelo público, incluindo os fãs da saga. Mas “Impervius” já foi utilizado algumas vezes durante os filmes. A primeira aparição aconteceu em O Prisioneiro de Azkaban, quando Hermione o conjura para deixar os óculos de Harry impermeáveis durante uma partida chuvosa de quadribol.

    E quem não gostaria de tornar qualquer objeto resistente à água? Com “Impervius”, você não precisa lembrar de levar o guarda-chuva para todos os lugares, pode ficar despreocupado com as roupas penduradas no varal assim que começa uma tempestade e até mexer no celular enquanto toma banho de mar ou piscina.

    Scourgify

    Uma versão bruxa dos animais da floresta que ajudam a Branca de Neve nas tarefas de casa, esse feitiço é utilizado para limpar qualquer objeto. Ele apareceu pela primeira vez na saga Harry Potter no livro O Cálice de Fogo, quando Nymphadora Tonks (interpretada nas telonas por Natalia Tena) o conjura para higienizar a gaiola da coruja Edwiges.

    Se “Scourgify” estivesse presente na nossa realidade, realizar tarefas domésticas poderia até ser divertido! Ninguém mais precisaria lavar o banheiro depois de um dia cansativo de trabalho, roupas manchadas pareceriam novas em instantes e reproduzir a cena clássica em que a personagem título de Matilda (1996) usa seus poderes para organizar a casa seria mais fácil do que nunca.

    Reparo

    O nome desse feitiço já deixa mais que clara a sua utilidade. “Reparo” é usado por bruxos que desejam consertar objetos quebrados e aparece diversas vezes durante a saga de livros. Nos filmes, ele é usado por Dumbledore (Michael Gambon) para reparar a casa do professor Slughorn (Jim Broadbent) após uma visita na companhia de Harry, durante o Enigma do Príncipe

    A existência de “Reparo” no mundo real tornaria, na prática, indestrutível todo objeto que quiséssemos. É bem provável que as indústrias não ficariam muitos contentes com essa ideia, já que, quando quebradas, as coisas se consertariam facilmente. Mas, sem dúvidas, seria o sonho de todas as pessoas desastradas. Quem precisa de vibranium numa realidade assim?

    Wingardium Leviosa

    E por último, mas não menos importante, temos “Wingardium Leviosa”! O feitiço, que se popularizou pela cena em que Hermione tenta ensinar sua pronúncia correta a Rony, é capaz de fazer objetos voarem e levitarem. Sua primeira aparição nos filmes da franquia é justamente nessa sequência de A Pedra Filosofal, quando a bruxinha se torna a primeira aluna da sala a dominar o encantamento.

    As possibilidades de uso desse feitiço são tão infinitas, que fica até difícil selecionar algumas. Se com “Scourgify” seria possível reproduzir aquela cena icônica de Matilda, com “Wingardium Leviosa” pareceria totalmente viável refazer o filme inteiro! 

    Ficou com saudades de todo esse universo mágico e quer maratonar os filmes mais uma vez? O Telecine preparou uma Cinelist de Harry Potter com os quatro primeiros longas da saga especialmente para você. Agora, não esqueça da pipoca e de pronunciar os feitiços corretamente!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top