Minha conta
    Oscar 2020: Todos os membros da Academia vão poder votar em melhor filme internacional

    Será que isso aumenta as chances de uma indicação brasileira?

    Divulgação

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, já tinha alterado o nome da categoria Melhor Filme em Língua Estrangeiro para Melhor Filme Internacional (que é chamada popularmente de melhor filme estrangeiro aqui no Brasil). Agora temos uma nova mudança na dinâmica dessa indicação: todos os eleitores da Academia poderão escolher os indicados ao prêmio.

    Até o ano passado, um comitê era responsável por fazer uma lista prévia de nove filmes entre todos os inscritos na categoria e depois definir a lista dos cinco finalistas. Um carta enviada a todos os membros da Academia agora indica que será uma lista de dez filmes pré-selecionados - sete dos quais serão selecionados no comitê e três deles serão "salvos" pelo comitê executivo.

    Os filmes dessa lista prévia serão disponibilizados em um sistema de streaming do próprio Oscar com acesso a todos os membros votantes. Aqueles que assistirem a todos os filmes da lista poderão participar da votação para definir os indicados.

    As mudanças fazem parte de um projeto para tornar o Oscar mais inclusivo,após as diversas críticas de falta de representatividade nas premiações. Nos últimos anos, a academia também passou a convidar muito mais membros, principalmente mulheres, não brancos, e de fora dos Estados Unidos.

    Este ano, existem 93 países na disputa pelo melhor filme internacional. Entre nomes que já se destacam estão Parasita, da Coreia do Sul, e Dor e Glória, da Espanha. O filme brasileiro inscrito na premiação foi A Vida Invisível.

    Os indicados ao Oscar 2020 serão conhecidos no dia 13 de janeiro. Já a cerimônia de premiação acontece em 9 de fevereiro do ano que vem.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top