Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    10 sucessos da carreira de Jorge Fernando
    Por Nathalia Jesus — 03/11/2019 às 10:20
    facebook Tweet

    Relembre as obras que trouxeram prestígio à carreira do ator, diretor e roteirista.

    Divulgação / Globo

    O ator e diretor Jorge Fernando faleceu no último domingo (27), aos 64 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Nascido no Rio de Janeiro, o astro começou sua carreira artística aos 17, quando transformou em monólogo a peça Zoo Story, de Edward Albee, e exibiu sua encenação em diversos locais públicos da cidade.

    Com mais de 50 produções em seu currículo, Jorge Fernando iniciou sua trajetória na televisão em 1978, na novela Ciranda, Cirandinha e, anos depois, foi além da atuação, aventurando-se em novos trabalhos como roteirista, produtor e diretor. Apesar de grande parte de sua carreira ter sido realizada na televisão, Jorge Fernando também se fez presente no cinema, dirigindo A Guerra dos Rocha, em 2008, e atuando na comédia Se Eu Fosse Você.

    O artista deixou uma grande herança na história do audiovisual brasileiro, com obras que marcaram épocas e até hoje continuam na memória do público. Para relembrar a extensa carreira de Jorge Fernando, o AdoroCinema preparou uma lista com os grandes sucessos do astro. 

    Sai de Baixo

    Criada por Daniel Filho, e dirigida por José WilkerCininha de Paula e Jorge Fernando, a sitcom brasileira migrou do teatro e se consolidou como um grande sucesso nas telinhas, ficando no ar entre os anos de 1996 e 2002, na Rede Globo. Estrelada por Miguel Falabella e Marisa Orth, a comédia conta a história de um casal rico e soberbo que perde todos os seus bens e passa a se abrigar na tumultuada casa dos familiares.

    Guerra dos Sexos

    Em 1983, ao lado de Guel Arraes, criador de O Auto da Compadecida, Jorge Fernando dirigiu Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu. A telenovela rendeu a Jorge Fernando o prêmio de melhor diretor do ano, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O elenco original era composto por grandes nomes como Tarcísio MeiraGlória Menezes e Fernanda Montenegro. Em 2012, Silvio de Abreu lançou o remake de Guerra dos Sexos, no qual Jorge Fernando assumiu a direção novamente.

    Chocolate com Pimenta

    Só de ler o título dá vontade de cantar a música de abertura, certo? A memorável telenovela de Walcyr Carrasco, lançada em 2003, foi o primeiro trabalho de Jorge Fernando como ator em uma novela de época. Além de interpretar o palhaço Crispim, o astro também participou da direção. O elenco formado por Mariana XimenesMurilo Benício e Drica Moraes, dava vida à história de uma pobre jovem que foi humilhada por uma cidade inteira e retorna anos depois, como uma viúva rica e com sede de vingança.

    Sexo, Amor e Traição

    O longa-metragem, lançado em 2004, marcou a estreia de Jorge Fernando no ramo cinematográfico. A princípio, a direção do filme seria de Daniel Filho, porém o mesmo acabou ficando apenas na produção, dando espaço a Jorge Fernando para dirigir um longa pela primeira vez. Estrelado por Murilo Benício, Malu MaderFábio Assunção e Alessandra Negrini, a obra retrata a vida de dois casais com problemas no relacionamento.

    Dercy de Verdade

    Exibida em 2012, a minissérie foi escrita por Maria Adelaide Amaral com a colaboração de Leticia Mey, baseada no livro biográfico Dercy de Cabo a Rabo. Com Jorge Fernando assumindo a direção do projeto, e o elenco formado por Heloísa PerisséFafy Siqueira e Danton Mello, a história retrata a vida da atriz e comediante Dercy Gonçalves, desde a adolescência até o estrelato.

    Não Fuja da Raia

    Comandado pela atriz Cláudia Raia, o programa musical foi criado e desenvolvido por Silvio de Abreu e Jorge Fernando, e teve sua primeira exibição na TV em 1995. Também originado de espetáculos teatrais, contava com a participação de artistas convidados, esquetes humorísticas, além de muita música e apresentações de dança.

    Vamp

    Antes da saga Crepúsculo se tornar febre e da novela Os Mutantes: Caminhos do Coração apresentar criaturas sobrenaturais atuando sob efeitos especiais de qualidade duvidosa, Jorge Fernando já tinha inserido os vampiros na vida do público brasileiro. Em 1991, o astro dirigiu a telenovela estrelada por Claudia Ohana, Ney LatorracaReginaldo Faria e Joana Fomm, cuja trama gira em torno da chegada de vampiros em uma cidade carioca após o surgimento de uma famosa cantora de rock.

    Macho Man

    O seriado, lançado em 2011, marcou o retorno de Jorge Fernando como ator na Rede Globo, após uma longa temporada trabalhando com direção e roteiro. O programa, criado por Fernanda Young e Alexandre Machado, retrata a história dos amigos Nelson (Jorge Fernando) e Valéria (Marisa Orth), que tentam se encaixar a suas novas realidades como homem heterossexual e mulher magra. O diretor de Macho Man, José Alvarenga Jr., escolheu o astro para estrelar o seriado por avaliar que o personagem deveria ter uma alegria natural, que viesse do ator, não da interpretação.

    Alma Gêmea

    Em 2005, Jorge Fernando fez mais uma parceria com Walcyr Carrasco, dois anos após o lançamento de Chocolate com Pimenta, e dirigiu Alma Gêmea. Protagonizada por Priscila FantinEduardo Moscovis e Flávia Alessandra, a novela era transmitida no horário das 18h e obteve a melhor média de audiência na história da Rede Globo.

    Xuxa Gêmeas

    A rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, enfrentou o desafio de interpretar duas personagens ao mesmo tempo neste filme direcionado ao público infantil. Sob direção de Jorge Fernando e roteiro da atriz Patricya Travassos, o longa conta a história de duas irmãs que foram separadas durante a infância, viveram vidas diferentes e se reencontraram anos depois.

     
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    O Homem Invisível Trailer Legendado
    Martin Eden Trailer Exclusivo
    Por Lugares Incríveis Trailer Legendado
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (1) Dublado
    Brahms - Boneco do Mal 2 Trailer Original
    Viúva Negra Trailer Oficial Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    O Homem Invisível: 7 filmes com temáticas semelhantes
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Festival de Berlim 2020: DAU. Natasha adiciona realismo e intenção de chocar à Competição
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Ben Affleck e Matt Damon aparecem irreconhecíveis em fotos do novo filme de Ridley Scott
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Ben Affleck teve colapso nervoso ao filmar cena de divórcio em novo filme
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    1917
    4,3
    Diretor: Sam Mendes
    Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
    Trailer
    Bad Boys para Sempre
    4,3
    Diretor: Adil El Arbi, Bilall Fallah
    Elenco: Will Smith, Martin Lawrence, Vanessa Hudgens
    Trailer
    Parasita
    4,3
    Diretor: Bong Joon Ho
    Elenco: Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Trailer
    Jojo Rabbit
    Jojo Rabbit
    4,3
    Diretor: Taika Waititi
    Elenco: Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson
    Trailer
    Minha Mãe É uma Peça 3
    Minha Mãe É uma Peça 3
    4,2
    Diretor: Susana Garcia
    Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
    Trailer
    Sonic - O Filme
    Sonic - O Filme
    4,2
    Diretor: Jeff Fowler
    Elenco: Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top