Minha conta
    Coringa: Moradores do Bronx reclamam de turistas em icônica escadaria do filme

    Residentes afirmam que seu bairro está sendo explorado por curtidas.

    Cercado de polêmica antes mesmo de chegar aos cinemas, Coringa se tornou novamente o centro de uma controvérsia, dessa vez em relação ao turismo que vem gerando. As escadarias, onde Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) encena uma das mais icônicas cenas do longa, estão atraindo fãs que desejam tirar foto na locação marcante, mas moradores do Bronx, bairro em que o novo ponto turístico se localiza, não estão nem um pouco felizes.

    Cidadãos foram às redes sociais reclamar da falta de respeito com a sua comunidade, declarando sentir dificuldade em utilizar a escada para ir e vir por conta do constante fluxo de pessoas tirando fotos. Alguns residentes expressaram esperança de que os turistas contribuiriam para a economia local, mas aparentemente as pessoas estão parando nas escadas apenas por tempo suficiente para posar para fotos e ir embora, sem gastar seu dinheiro em comércios do bairro.

    O Bronx é considerado um bairro de baixa renda, habitado por uma população em sua maioria marginalizada, o que é parte do motivo porque o local foi escolhido como locação para a Gotham repleta de tensões sociais de Coringa. A transformação nas escadarias em ponto turístico chama atenção em especial, já que, de acordo com moradores, o local era perigoso e está em um estado sucateado, enferrujado e sujo.

    Um post sobre a polêmica que ficou popular no Instagram declara: "Renomear uma área que eu evitei praticamente por toda a minha infância 'Escadaria do Coringa' é ofensivo. Constantemente tentar tomar e reformular comunidades marginalizadas para torná-las mais comercialmente interessantes para os ricos é perigoso e irresponsável." Moradores até mesmo começaram a colocar cartazes dizendo que "é desrespeitoso tratar nossa comunidade e seus residentes como oportunidades para sessões de fotos".

    Dirigido por Todd Phillips, Coringa ainda conta com Robert De NiroZazie BeetzFrances Conroy em seu elenco. O longa segue em cartaz nos cinemas brasileiros, confira a crítica do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top