Minha conta
    Abominável é retirado dos cinemas do Vietnã devido a polêmica com a China

    A suspensão ocorreu após a viralização de cena com mapa de conotação política.

    Apesar de ter feito um sucesso considerável no Brasil, e também nos Estados Unidos, o longa de animação, Abominável, não está agradando públicos de todos os países. Após a viralização de uma cena do filme envolvendo a aparição de um mapa evidenciando a "linha de nove raias", declarada unilateralmente pela China, o Vietnã decidiu retirar a obra de circulação em seus cinemas.

    Não constando oficialmente na maior parte dos mapas, a linha em formato de "U" foi delimitada pela própria China para ilustrar reinvidicações territoriais de alguns trechos do Mar do Sul, incluindo locais que o Vietnã considera como sua plataforma continental. Não é de hoje que rotas marítimas e questões geográficas são debatidas com fervor entre os dois países. 

    Em declaração oficial, Ta Quang Dong, vice-ministro da Cultura, dos Esportes e do Turismo, afirmou que revogará a licença do filme no país e não voltará a permitir sua exibição, segundo o jornal Thanh Nien. Vale lembrar que o ministério possui autoridade para censurar quaisquer filmes estrangeiros.

    Dirigido por Jill Cutton e Todd Wilderman, Abominável conta também com produção de Suzanne Buirgy (Como Treinar o Seu DragãoKung Fu Panda 2). Formando o elenco de dubladores originais, estão Chloe BennetAlbert TsaiTenzing Norgay TrainorEddie IzzardSarah PaulsonTsai Chin e Michelle Wong.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top