Minha conta
    O Irlandês: Martin Scorsese explica por que fez o filme com a Netflix

    O cineasta abriu o jogo sobre as dificuldades de financiar seu mais novo longa.

    A Netflix vem aumentando seu catágolo de filmes, acrescentando cada vez mais parcerias com cineastas renomados como Bong Joon-hoAlfonso Cuarón e Noah Baumbach. Porém, quando foi anunciado que Martin Scorsese lançaria seu novo longa, O Irlandês, na plataforma de streaming, o mundo se surpreendeu. Um ávido defensor da experiência cinematográfica, o diretor explicou em entrevista à Variety por que decidiu fazer o filme com a Netflix.

    Produzido pelo custo de US$175 milhões, O Irlandês passou por estúdios tradicionais antes de encontrar seu lar na gigante do streaming. Grande parte do orçamento foi gasto na tecnologia de rejuvenescimento digital, que permite que Robert De NiroAl PacinoJoe Pesci interpretem versões de seus personagens no decorrer de quatro décadas. Originalmente produzido pela Paramount e a STX Entertainment, o filme gerou preocupação por seu crescente valor de produção.

    "Nós precisávamos fazer um filme caro. A indústria do cinema está mudando a cada hora, e não necessariamente para melhor, muitos dos lugares que eu costumava ir para financiamento não são mais viáveis. Então começamos a falar com a Netflix", Scorsese explicou. "Nós concordamos em tudo, mas o mais importante é que queríamos fazer o mesmo filme."

    Um drama de três horas e meia de duração, o alto custo de O Irlandês não caminha necessariamente junto ao espetáculo ou ao retorno financeiro, como é o caso de filmes de super-heróis, por exemplo. Estúdios tradicionais temiam que o longa não pudesse se pagar nas bilheterias. De acordo com Emma Tillinger Koskof, uma das produtoras, "em termos de escopo e orçamento, era muito mais vantajoso para a Netflix".

    O medo de grandes estúdios de fazer investimentos arriscados resultou na inusitada parceria entre Martin Scorsese e a plataforma de streaming, que tantos defensores da experiência imersiva na sala de cinema enxergam como uma ameaça. Apesar de ter feito o longa na Netflix em parte por este ser o único lugar em que ele poderia fazê-lo como queria, Scorsese batalhou contra o modelo de distribuição exclusivamente online do serviço.

    Em 2018, Alfonso Cuarón e os irmãos Coen quebraram a regra de estreia nos cinemas simultânea com o lançamento online, com Roma e The Ballad of Buster Scruggs. Scorsese conseguiu que O Irlandês fosse exibido em mais salas de cinema e por mais tempo que seus antecessores. O longa ficará em cartaz em pequenas redes americanas por 26 dias antes que possa chegar à plataforma. Não é exatamente o desejo do cineasta, mas é um passo na direção certa.

    Baseado no livro "I Heard You Paint Houses", O Irlandês acompanha a história de Frank Sheeran (De Niro), um condecorado veterano de guerra que se torna o principal assassino de aluguel da máfia e um líder sindical. O longa será exibido nos cinemas brasileiros em 14 de novembro e chega à Netflix alguns dias mais tarde, no dia 27.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top