Minha conta
    Após 20 anos, Festival do Rio pode chegar ao fim

    Organização do evento fez apelo final no Facebook com intuito de captar recursos para a edição deste ano.

    São tempos difíceis para as artes. 

    O Festival do Rio, considerado um dos mais importantes no cenário cinematográfico brasileiro, pode chegar ao fim. A organização do evento fez uma postagem em sua página oficial do Facebook informando que o festival "passa por seu maior desafio em termos financeiros" e corre o risco de não acontecer em 2019.

    O texto, que soa como um desabafo, diz ainda que há um esforço junto a várias empresas e parceiros para captar recursos e, assim, viabilizar a realização do festival. "Vivemos a possibilidade real de cancelamento do nosso evento, com todas as perdas que tal decisão acarretará para o cinema brasileiro, para todo o mercado audiovisual e ainda para cidade e o país", diz a nota.

    A decisão de tornar pública as dificuldades do festival foi descrita como um "apelo final", já que o prazo (não determinado na publicação) para definir os rumos do evento se encerra em breve. "Dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização, ainda que em formato compacto, do Festival do Rio, com data prevista de 7 a 17 de novembro", continua o comunicado. 

    O Festival do Rio tem tido dificuldades na sua realização há alguns anos e chegou até a ser adiado na edição de 2018, com o intuito de ganhar tempo para arrecadação de fundos. Neste ano, o golpe foi ainda mais duro, principalmente depois que a Petrobrás anunciou, no mês de abril, um regime intenso de corte de gastos, suspendendo o financiamento de 13 históricos projetos culturais do cenário artístico nacional, entre eles Festival do Rio, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o AnimaMundi, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Festival de Cinema de Vitória. 

    O AnimaMundi, inclusive, um dos principais eventos de animação do mundo, só saiu do papel em 2019 após uma forte mobilização que resultou em uma campanha de financiamento coletivo, por meio de crowdfunding Benfeitoria. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top