Minha conta
    It - Capítulo 2: Diretor compara palhaço Pennywise a pessoas “que têm tendência ao fascismo” (Entrevista exclusiva)

    “Um monstro com cabelo laranja, que gosta de dividir e assustar as pessoas. Quem te vem em mente?”, provoca Andy Muschietti.

    Vinte e sete anos depois de ser derrotado pelas crianças do “Clube dos Otários”, o terrível palhaço Pennywise está de volta à cidade de Derry. E aos cinemas brasileiros, com a estreia de It - Capítulo 2, dois anos após o sucesso It - A Coisa, baseados na obra do escritor Stephen King.

    As crianças, claro, não são mais as mesmas. Agora quarentões, Bill, Beverly, Ritchie, Ben e Eddie são interpretados respectivamente por James McAvoy, Jessica Chastain, Bill HaderJay Ryan e James Ransone. Os papéis adultos foram disputados a tapa (não literalmente) depois da aprovação crítica, de 86% no RottenTomatoes, e de público - o terror para maiores mais lucrativo desde O Exorcista, posto perdido na sequência para A Freira. (É, talvez tenha sido literalmente mesmo).

    “Muitas pessoas queriam estar no filme e nós recebemos ligações de agentes e atores com quem nós adoraríamos trabalhar, mas eles não se pareciam com as crianças”, explicou a produtora Barbara Muschietti, em entrevista ao AdoroCinema. “Então, nós nos encontramos em uma situação bem estranha, precisando dizer ‘não’ para atores que admiramos”, completou.

    Já o diretor, Andy Muschietti (irmão da produtora), desmentiu a notícia publicada inicialmente pelo portal Total Film de que Stephen King teria escrito uma cena especialmente para o segundo filme. “Ele, basicamente, criou uma lista de coisas do livro que ele gostaria de ver no filme. Eu acho que o equívoco veio daí…”

    King, como é sabido, não gosta da adaptação de O Iluminado feita por… er… um cineasta chamado Stanley Kubrick (o escritor odeia mesmo o filme). “Com o passar dos anos, Stephen King realmente aprendeu a abraçar as adaptações, como algo que pode ser um trabalho independente”, pondera o diretor. “Mas é uma benção ter ele tweetando sobre o filme. Ele assiste e imediatamente liga ou manda e-mail para nos contar o que achou”.

    Quando perguntado sobre qual personagem da cultura pop faria uma boa dupla com Pennywise, Andy resolve apostar num “personagem” da vida real. “Um monstro com cabelo laranja, que gosta de dividir e assustar as pessoas. Quem te vem em mente?”, ele provoca.

    “Eu acho que a gente consegue encontrar mais de um [Pennywise], na verdade. Pessoas que têm tendência ao fascismo, que têm tendência a assustar e dividir as pessoas para conquistá-las. É bem difícil o que está acontecendo e eu espero que esse filme possa ser uma analogia da cultura atual e do medo que estamos vivendo”.

    It - Capítulo 2 já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top