Minha conta
    Netflix promete lançamento nos cinemas de O Rei, Dois Papas, História de um Casamento e mais sete filmes

    Campanha pesada para o Oscar.

    A Netflix está comprometida a romper a barreira invisível das exibidoras e investir no lançamento de seus filmes no cinema, visando o Oscar -- ou pelo menos tentar. A gigante do streaming anunciou que, só neste ano, vai lançar 10 filmes nos cinemas antes de disponibilizá-los na plataforma. Entre estes, estão The Laundromat (Steven Soderbergh), O Rei (com Timothée Chalamet) e História de um Casamento (com Scarlett Johansson e Adam Driver). Tudo isso, no entanto, nos Estados Unidos.

    A medida trata-se de um impressionante acréscimo levando em consideração o ano de 2018, quando três filmes originais da Netflix ganharam lançamento em circuito nos Estados Unidos: RomaBird Box e A Balada de Buster Scruggs. A medida é uma tentativa da empresa de agradar tanto exibidores e cineastas quanto assinantes do serviço e votantes do Oscar.

    Todos os filmes terão uma janela entre a exibição cinematográfica e o lançamento na plataforma, que varia entre duas semanas e um mês. Isso significa que os assinantes da Netflix terão que esperar este tempo específico entre o momento que os filmes forem lançados nos cinemas e quando chegarão ao serviço.

    Ainda assim, não está claro qual será o tamanho do lançamento destes títulos no cinema. Em ocasiões anteriores, a Netflix não conseguiu fechar acordo para lançar seus títulos nas duas maiores redes dos Estados Unidos, a AMC e a Regal Cinemas, o que fez com que os filmes de Alfonso Cuarón e dos Irmãos Coen fossem lançados apenas em circuitos limitados. Isso porque as redes maiores exigem uma janela de 90 dias, que a Netflix se recusa a cumprir, e o mesmo deve acontecer com estes próximos filmes.

    A expectativa da plataforma global era romper a barreira das grandes exibidoras com O Irlandês, de Martin Scorsese, mas este não foi o caso. O aguardado longa estrelado por Al PacinoJoe PesciRobert De Niro apenas conseguiu lançamento norte-americano em redes menores, que acontecerá a partir do dia 1º de novembro, com lançamento global na plataforma no dia 27. Nem Scorsese foi capaz de mudar as estruturas.

    O esforço da Netflix no sentido de aumentar a quantidade de lançamentos de seus filmes nos cinemas vem muito em virtude do bloqueio que suas produções vêm sentindo no Oscar, e porque a exibição em circuito é uma das regras que os possíveis indicados ao prêmio da Academia devem cumprir. O elogiado Roma, por exemplo, venceu os prêmios de melhor diretor e melhor filme de língua estrangeira (agora rebatizado como melhor filme internacional), mas perdeu o prêmio principal, de melhor filme, para o divisivo Green Book - O Guia.

    Agora, a esperança é que, com maior investimento da Netflix de levar seus longas para as telonas — o que acaba sendo consequência direta dos acordos fechados com cineastas como Scorsese, Noah BaumbachFernando Meirelles — eventualmente a expansão torne os filmes mais notórios para a temporada de premiações. No entanto, é improvável que a Netflix divulgue a arrecadação destes longas nas bilheterias, como ressalta a Variety. Alguma tradição precisava ser mantida, não é?

    Enquanto isso, no Brasil... é improvável que todos estes filmes ganhem exibição no circuito. No ano passado, Roma chegou a ter algumas sessões em redes exclusivas, mas não há informações oficiais sobre eventuais exibições públicas.

    Confira abaixo o calendário de lançamentos nos cinemas dos Estados Unidos e na Netflix.

    The Laundromat: 7 de setembro nos cinemas, 18 de outubro na Netflix.

    Meu Nome é Dolemite: 4 de outubro nos cinemas, 25 de outubro na Netflix.

    O Rei: 11 de outubro nos cinemas, 1º de novembro na Netflix.

    O Irlandês: 1º de novembro nos cinemas, 27 de novembro na Netflix.

    Earthquake Bird: 1º de novembro nos cinemas, 15 de novembro na Netflix.

    História de um Casamento: 6 de novembro nos cinemas, 6 de dezembro na Netflix.

    Klaus: 8 de novembro nos cinemas, 15 de novembro na Netflix.

    I Lost My Body: 15 de novembro nos cinemas, 29 de novembro da Netflix.

    Atlantics: 15 de novembro nos cinemas, 29 de novembro na Netflix.

    Dois Papas: 27 de novembro nos cinemas, 20 de dezembro na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top