Minha conta
    Saiba quem inspirou os personagens de Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em Era uma Vez em... Hollywood

    As "histórias reais" por trás de Rick Dalton e Cliff Booth

    Em Era uma Vez em... HollywoodQuentin Tarantino faz sua própria versão da indústria do entretenimento. Mas isso não quer dizer que não haja inspirações reais. Você as conhece?

    Ambientado em 1969, antes do movimento conhecido como a Nova Hollywood, o longa traz Leonardo DiCaprio como Rick Dalton, um astro popular de televisão de Velho Oeste com uma crise de identidade enquanto tenta romper a barreira no universo dos filmes. Brad Pitt é Cliff Booth, o dublê de Dalton, que o acompanha ao longo de toda a sua carreira. Enquanto o longa tem como plano de fundo os assassinatos cometidos pelo culto de Charles Manson — e traz Margot Robbie interpretando Sharon Tate —, os personagens de Pitt e DiCaprio até podem ser fictícios, mas algumas versões deles já existiram por aí.

    Tarantino defende abordagem "arrogante" de Bruce Lee em Era uma Vez em... Hollywood
    Getty Images/Divulgação

    Sendo Rick Dalton um astro de westerns, cujo auge televisivo aconteceu durante a década de 1950, o personagem poderia ser inspirado em todo ou qualquer ator em exercício durante a época. Mas levando em consideração a trajetória de Dalton, acredita-se que ele seja mais inspirado em Chuck Connors, astro da série The Rifleman. Além de o personagem Lucas McCain ter sido um desafio do qual Connors não conseguiu se desvencilhar muito bem, tanto ele quanto Booth protagonizaram um western italiano (no caso de Connors, Kill Them All and Come Back Alone, de Enzo G. Casterelli).

    O IndieWire recorda que Richard Boone, de Paladino do Oeste, também pode ter servido de inspiração para a composição de Booth. Apesar de não ter participado de faroestes italianos, o ator fez uma participação especial na série Cimarron Strip, e também sentiu dificuldades para seguir em frente após o seu papel mais famoso.

    De qualquer forma, Rick Dalton pode ser lido como uma mistura de Connors, Burt ReynoldsSteve McQueenClint Eastwood entre outras figuras. O Boston Herald, por exemplo, o descreve como "uma junção bêbada e disfuncional" destas identidades em um único pacote.

    Era uma Vez em... Hollywood: Tarantino adicionou cenas de Margot Robbie ao filme
    Getty Images/Divulgação

    A inspiração para Cliff Booth, por outro lado, é mais claramente Hal Needham. Além das semelhanças físicas com Brad Pitt quando era mais novo, Needham era muito amigo de Burt Reynolds, e os dois chegaram a morar juntos durante a década de 1960.

    Falecido em 2013, o dublê acumula 20 créditos de direção, entre eles Agarra-me se Puderes e Quem Não Corre, Voa, ambos protagonizados por Reynolds. O ator, inclusive, estava escalado para atuar em Era uma Vez em... Hollywood, mas infelizmente acabou falecendo antes do início das filmagens.

    Era uma Vez em... Hollywood é o nono e supostamente o penúltimo filme de Tarantino, já está em cartaz em todo o Brasil. Leia a crítica do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top