Minha conta
    8 animes para quem... não gosta de animes!

    Juro que eu posso explicar.

    Talvez quase todos já tenham passado por este cenário: você está sentado em uma roda de amigos, conversando a respeito de filmes e séries quando, de repente, o assunto entra na temática de animes. As pessoas começam a se empolgar no debate, é Kamehameha para cá, Jutsu para lá, e você simplesmente olha para os lados, torcendo para que ninguém peça sua opinião. O que fazer?

    Tornando-se um referencial cada vez mais forte dentro da cultura popular, as animações japonesas começaram a se popularizar no cotidiano de muitos jovens brasileiros desde que a extinta TV Manchete trouxe, na década de 90, diversas produções asiáticas. Cavaleiros do ZodíacoYu Yu HakushoSailor Moon, ShuratoSuper Campeões... a lista não é pequena.

    No entanto, há quem nunca tenha se entusiasmado muito pela ideia de passar a tarde assistindo animes e acabou deixando a ideia para lá. Até que o tempo passou, e o tão temido dia da roda de amigos chegou. Mas nem tudo está perdido, já que o AdoroCinema está aqui para mostrar 7 animes (ou um pouco mais) para quem... não gosta de animes!

    Por mais que o imaginário ocidental, ao longo do tempo, tenha criado um estereótipo ao redor das animações japonesas e sua estética "exagerada", muitas produções fogem completamente do estilismo que vem à mente de tantas pessoas quando falamos sobre animes. Se você quer iniciar uma trajetória neste peculiar universo oriental, ou até mesmo está a procura da apreciação de algumas obras diferentes, mas sem cair no medo de achar algo infantilizado, veio ao lugar certo. Vamos lá?

    Ah! Não custa ressaltar que, ao contrário do que muita gente pensa, animes não são apenas séries. Filmes estão valendo também, ok?

    scissor seven

    Sinopse: Seven é um rapaz com um desconhecido problema de memória que não o permite lembrar de nada que aconteceu em sua vida antes do momento atual. No entanto, ele possui também o poder de controlar sua tesoura com o poder da mente e passa a usar isso para tornar-se um assassino de aluguel em prol de conseguir juntar dinheiro o suficiente para investir em um tratamento cerebral.

    Razões para assistir: Por mais que seja o anime mais "caricato" desta lista, Scissor Seven parte de uma premissa completamente surrealista e isso se reflete também em sua narrativa. Desde personagens que utilizam da metalinguagem por saberem que estão em um anime, até diversas referências ao nosso mundo contemporâneo, a obra que recentemente chegou na Netflix é rápida e objetiva, podendo ser conferida em um estalar de dedos.

    DEATH NOTE

    Madhouse Productions

    Sinopse: Quando acaba encontrando um misterioso caderno que o permite matar qualquer pessoa apenas escrevendo seu respectivo nome em alguma das folhas, o estudante Light Yagami passa a fazer justiça com as próprias mãos. No entanto, rapidamente ele é tomado pelo poder e percebe que a origem do caderno é muito mais complexa do que se imagina.

    Razões para assistir: Provavelmente, Death Note é a primeira opção quando se fala em animes que se popularizaram dentro do gosto daqueles que não estão acostumados a assistir este tipo de produção. Boa parte disso vem, justamente, por sua estética que foge um pouco do padrão oriental e sua narrativa investigativa com toques pontuais de sobrenaturalidade. Além do mais, a série possui pouquíssimos episódios: em apenas 37 capítulos a história inicia e se encerra perfeitamente. 

    AKIRA

    Akira Committee Company Ltd

    Sinopse: Concebido em 1988, o filme de animação japonesa conta a história de uma Tóquio distópica, destruída antes dos anos 1990 e substituída pela "Neo Tóquio", que começa a sofrer diversos ataques terroristas em... 2019! Neste cenário Sci-Fi, acompanhamos a jornada dos motoqueiros Kaneda e Tetsuo que, após um embate contra líderes do exército, descobrem segredos inimagináveis sobre os motivos da destruição.

    Razões para assistir: Considerada uma das obras mais influentes da história dos animes, Akira foi um dos grandes responsáveis por popularizar o gênero cyberpunk ao redor do mundo — para os fãs de ficção científica, é uma produção indispensável. Ganhando o tão cobiçado status de clássico, não é por menos que um remake já está nos planos para ser lançado em breve.

    COWBOY BEBOP

    Bandai Visual Company

    Sinopse: Ambientado quase 100 anos no futuro, o anime parte do ponto em que a humanidade já migrou da Terra para outras colônias especiais devido a problemas que tornavam nosso planeta inabitável. Nesta realidade (não tão paralela), a população aumentou consideravelmente e a polícia já não dá conta de resolver os problemas, criando a necessidade de recrutar caçadores espaciais chamados de cowboys. Dentre estes, o grupo formado por Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein se destaca dentre suas missões e detalhes de suas vidas pessoais.

    Razões para assistir: Com apenas 26 episódios, Cowboy Bebop consegue dissecar seus personagens e entregar uma narrativa objetiva e concisa, abrindo espaço ainda para diversas interpretações sobre como o mundo chegou no estado atual em que se encontra. Além de já ter tido uma versão cinematográfica em 2001, há um live-action confirmado para o futuro. O anime é hoje considerado uma das influências mais importantes para a concepção das animações japonesas como conhecemos hoje.

    PERFECT BLUE

    Rex Entertainment

    Sinopse: Cansada de sua vida como cantora de uma banda pop, Mima Kirigoe, decide largar tudo para se tornar atriz. Completamente transtornado pela decisão, um de seus fãs começa a perseguir Mima com ameaças cada vez mais sérias e perigosas. Decidida a ignorar a situação, a moça segue a vida concentra-se na trama de sua nova série dramática, que envolve um sequestro. Mas rapidamente ela perde o senso de distinção entre o real e fictício, e tudo só piora quando seus colegas de elenco são assassinados e ela se torna a principal suspeita.

    Razões para assistir: A sinopse por si só ainda não lhe atraiu? De qualquer forma, Perfect Blue é indubitavelmente a melhor pedida para os entusiastas dos desafiadores filmes com fortes veias psicológicas. Tratando a respeito das internalizações humanas e suas respectivas consequências, o longa é tão chocante que possuiu dois lançamentos: um proibida para menores de idade, e outro sem algumas cenas mais violentas.

    MONSTER

    Naoki Urasawa

    Sinopse: Considerado, por muitos, um "Death Note mais realista", Monster conta a história de Dr. Kenzo Tenma, um jovem neurocirurgião dedicado e atormentado por certas escolhas de seu passado. Sua vida toda vira de cabeça para baixo quando precisa escolher entre operar uma criança à beira da morte ou o prefeito da cidade: a partir daí, Kenzo se vê envolto em uma trama policial inimaginável.

    Razões para assistir: Foi praticamente impossível relatar o enredo de Monster sem dar nenhum spoiler significativo, de tão densa e emocionante que é a trama. Reaplicando o clássico estilo de gato e rato para uma estética fria e sombria, o anime de 74 episódios é uma das obras mais influentes dentro do gênero policial no Japão. No meio de tudo, ainda sobre espaço (e muito) para reflexões sobre psicologia, condições humanas e emoção. 

    STEAMBOY

    Bandai Visual Company

    Sinopse: Ray Steam é um jovem inventor que um dia recebe uma estranha bola de metal magnética do seu avô, conhecida como Steam Ball. Rapidamente, ele descobre que a invenção possui capacidade para destruir uma cidade inteira, se for necessário, e logo precisa correr contra o tempo para impedir que ela caia em mãos erradas.

    Razões para assistir: Levando oito anos para ser feita, Steamboy é a animação mais cara da história do Japão. Apesar de ter tido resultados controversos entre a crítica especializada, ela aparece como uma opção mais plausível para aqueles que procuram por uma obra um pouco mais suave, mas sem perder traços do estilo cyberpunk.

    ATTACK ON TITAN

    Wit Studios

    Sinopse: Em um futuro distópico, a humanidade é cercada por grandes muralhas, para que possam se proteger de ameaçadoras criaturas chamadas de Titãs. Depois de presenciar todos os horrores dos quais os Titãs são capazes, um jovem faz uma promessa a si mesmo: vingar o destino de sua família e restaurar a paz para o planeta novamente.

    Razões para assistir: Recentemente, um dos episódios da série tornou-se o mais bem avaliado da história do IMDB, fazendo de Attack on Titan uma espécie de mediador nesta lista. Ele possui diversos dos elementos mais conhecidos e práticos dos animes, mas ainda traz muitas coisas diferentes dentro de uma narrativa considerada imersa aos moldes orientais. Sendo assim, temos aqui o exemplo ideal para os que possuem o desejo de entrar de cabeça no universo das animações japonesas, mas não sabem por onde. 

    BÔNUS: ANIMAÇÕES DO ESTÚDIO GHIBLI

    Tokuma Shoten

    Seremos práticos. Até pensamos em colocar algumas das animações do Ghibli nesta lista, mas ocuparíamos uma parte muito grande da matéria e não sobraria espaço para mais ninguém. No entanto, ao mesmo tempo, seria um absurdo deixar estas exemplos de fora. Portanto, a solução foi criar este espaço bônus.

    Extremamente bem avaliados pela crítica especializada, os filmes deste, que é um dos estúdios de animação mais bem conceituados do Japão trazem sempre uma carga dramática extremamente forte e, por vezes, alusões metafóricas através da fantasia. Só para listar: A Viagem de Chihiro, Túmulo dos Vagalumes, Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado, O Conto da Princesa Kaguya... tem de tudo. Provavelmente existem mais lágrimas contidas como resultado destes filmes citados do que é humanamente possível chorar. Logo, boa sorte e boa sessão.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top