Minha conta
    Por onde anda Haley Joel Osment, de O Sexto Sentido?

    Vendo gente morta?

    Conversar com pessoas mortas, desenvolver sentimentos em um corpo biônico, transformar o mundo com gestos bonitos, conversar com animais falantes... quantas destas coisas você pode dizer que já fez atualmente? Pois, antes mesmo de completar 12 anos, Haley Joel Osment já havia realizado todos estes feitos (e alguns outros também). 

    Mesmo contando com quase 100 obras em seu currículo, foi por seu papel como Cole Sear no icônico O Sexto Sentido que Haley ganhou notoriedade internacional, tornando a clássica fala: "Eu vejo gente morta" em um verdadeiro bordão resistível a qualquer teste do tempo. No entanto, para muitos, hoje ele é conhecido apenas como um ator mirim que não recebeu o sucesso que merecia. 

    Por mais que fosse interessante analisar à fundo as expectativas criadas — e descumpridas — pelo próprio público, o intuito desta matéria específica é responder a uma pergunta que provavelmente é feita ao menos uma vez por semana em algum lugar do mundo: por onde anda Haley Joel Osment? Ou, para os menos íntimos: "E o garotinho de O Sexto Sentido, hein?".

    A ÚNICA CRIANÇA DE HOLLYWOOD

    Warner Bros.

    Em determinadas épocas, é comum que os espectadores tenham a sensação de que só existe uma criança em Hollywood, designada para fazer absolutamente todos os filmes que envolvam papéis infantis. No início deste século, por exemplo, Joel Osment assumiu o papel outrora de Macaulay Culkin (que já estava completando seus 20 anos). 

    Conforme já contamos em um outro artigo, o garoto foi até a sua audição para um filme de terror pequeno dirigido por um tal de M. Night Shyamalan trajando um terno e afirmando ter lido o roteiro três vezes. Com 11 anos de idade, e humilhando muitos marmanjos em entrevista de emprego, o papel foi dele e a febre começou. Ah! Um dado curioso (porém meio inútil): Michael Cera também se candidatou, mas não passou.

    Até então, a participação mais importante da carreira do ator havia sido como filho do Forrest Gump no filme homônimo de 1994, mas, da virada do século XXI para frente, tudo mudaria. Com o sucesso estrondoso de O Sexto Sentido, Osment foi chamado para A Corrente do Bem e A.I.: Inteligência Artificial, além do convite para dublar Ei Arnold!, Uma Família da PesadaBuzz Lightyear do Comando Estelar e Mogli, o Menino Lobo 2. Também foi nesta época que o rapaz começou uma jornada que duraria algumas décadas, na voz de Sora, do jogo eletrônico Kingdom Hearts II. Mas, então... aconteceu o esperado. 

    UM ADOLESCENTE DISTANTE

    Blue Pictures

    Imagine a situação: aos 12 anos você já participou de mais de 20 produções, foi nomeado para alguns dos prêmios mais importantes do cinema e atuou ao lado de Tom HanksBruce Willis e Kevin Spacey. O futuro reserva coisas incríveis, não é mesmo? Bem, nem tanto. 

    A indústria cinematográfica pode ser bem cruel às vezes — especialmente com crianças que envelhecem de maneira natural. Conforma a puberdade se aproximava, Haley deixou de ter o rostinho angelical que cativava tantas senhorinhas afoitas de frente à TV, e suas participações em filmes e séries tornaram-se extremamente inconstantes. Curiosamente, seus trabalhos para dublagem só aumentaram. Justamente em uma mídia na qual ele não precisava mostrar o rosto. Alguém duvida das razões?

    Entre 2004 e 2012 — quando tinha entre 15 e 23 anos — o ator fez, literalmemente, um papel, em apenas um filme, chamado Duelo de Gigantes. No entanto, se engana quem pensa que aquele foi um período improdutivo. Na época, Haley decidiu aprimorar seu sonho de conquistar uma carreira frutífera e graduou-se em uma das melhores faculdades de Teatro de Nova York. Além de prosseguir com seu trabalho na dublagem, o ator participou de diversas peças, além de narrar e estrelar alguns documentários. 

    Conforme dita o manual de praticamente todo ator que começa a ter sucesso na infância, ele foi detido após um acidente de carro em 2006, por posse ilegal de drogas, condução perigosa e exceder o nível de álcool permitido para a atividade. Mesmo não aparecendo muito diretamente, até 2012 Haley já havia participado da dublagem de mais de 25 projetos, dividindo-se séries, animações e jogos eletrônicos. 

    UM ADULTO RENOVADO

    3 Arts Entertainment

    A partir daquele ano, o ator resolveu voltar com tudo e começou a caçar projetos incessantemente. Ele participou de diversas produções de menor orçamento, como os longas Sex Ed e Fúria Cannabis, e até em alguns projetos maiores, como a série de TV Entourage

    Voltando a ter um reconhecimento da mídia que fosse além das clássicas reportagens indagando sobre seu peso, condição financeira e vida pessoal, Osment passou a ter, novamente, participações recorrentes em filmes. Em 2016, ele fez Quase Amigos (junto a Freddie Highmore, outra criança conhecida em sua respectiva época), no ano seguinte foi coadjuvante do terror Sleepwalker e realizou algumas pontas no que seria um dos projetos mais importantes para sua retomada profissional: a sitcom Sillicon Valley

    Com Sillicon Valley, sua veia cômica e ácida passou a ser mais explorada e, depois de participar também de Arquivo X, em 2018, ele foi escalado como um dos protagonistas da série Future Man, no ar atualmente. Felizmente, 2019 lhe trouxe dois projetos de sucesso: o filme Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, com Zac Efron, e uma participação na aclamada série The Boys, da Amazon Prime Video. 

    Haley parece ter guinado de volta sua carreira para não ser mais um "ator mirim esquecido", e sim um rapaz normal, que tenta subverter um estigma que jamais escolheu ter. No entanto, ele não fará isso sozinho: assim como não "desapareceu" por vontade própria.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top