Minha conta
    Vingadores - Ultimato: 13 revelações feitas pelos diretores na edição comentada

    Falaram bastante.

    Quanto você sabe sobre Vingadores: Ultimato?

    Com o lançamento de Vingadores: Ultimato em blu-ray, a edição do filme com comentários dos diretores JoeAnthony Russo junto aos roteiristas Christopher MarkusStephen McFeely forneceu ao público uma leva de novas informações sobre o longa de maior bilheteria da história. As duplas falaram sobre versões prévias do roteiro, o que foi improvisado e o que estava programado e, ainda, sobre os motivos por trás de cada decisão. São detalhes e detalhes para os fãs se deliciarem e, se você perdeu, não se preocupe. O AdoroCinema reúne as principais nesta lista.

    COMO CAPITÃ MARVEL ENCONTROU TONY E NEBULA

    Carol Danvers (Brie Larson) é a responsável por resgatar Tony (Robert Downey Jr.) e Nebula (Karen Gillan) da Benatar no início do filme. A chegada de Larson pode ser interpretada como abrupta, porque em nenhum momento o filme explica como ela os encontrou. Segundo Joe Russo, "a narrativa ausente, é claro, é que ela veio até a Terra, conheceu os Vingadores e foi atualizada sobre o que estava acontecendo. Há um tipo de dispositivo localizador naquela nave, que ela usa para rastreá-la e trazer os dois de volta."

    A APRESENTAÇÃO DE CAPITÃ MARVEL QUASE FOI DIFERENTE

    A ideia sempre foi a de fazer com que Carol Danvers fosse a responsável pela salvação de Tony e Nebula, mas sua introdução poderia ter acontecido de outra forma. Uma versão inicial do roteiro não mostraria a cena antes do momento em que a Capitã Marvel chega do lado de fora da nave. O público veria apenas a luz alaranjada na face de Tony, sem saber o que ele estava vendo. Carol Danvers só seria vista pela primeira vez quando a nave estivesse chegando ao QG dos Vingadores.

    THANOS PERMITIU SER MORTO

    O momento em que Thor (Chris Hemsworth) decapita Thanos (Josh Brolin) pode até ter parecido "muito fácil", mas Christopher McFeely revela que isso só aconteceu porque o Titã Louco deixou. "A única conquista foi que Thanos os deixou cumprirem aquilo. Ele terminou seu trabalho e permitiu que eles o matassem." Isso deixa subentendido que, mesmo que estivesse machucado, Thanos sabia qual era seu destino e não quis fugir dele, desde o momento em que destruiu as Joias do Infinito.

    PROFESSOR HULK QUASE APARECEU EM GUERRA INFINITA

    Uma das grandes diferenças entre Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato é o papel de Bruce Banner e Hulk (Mark Ruffalo). Enquanto o grandalhão está quase totalmente ausente de Guerra Infinita, faz o retorno em Ultimato numa fusão entre as duas personalidades, transformando-se em Professor Hulk. A sua apresentação, no entanto, deveria ter sido feita no longa anterior, em que ele lutaria contra Cull Obsidian na sequência em Wakanda. A versão inteligente do herói seria revelada quando ele saísse dos arbustos e encontrasse a Viúva Negra (Scarlett Johansson). Ela iria começar o discurs sobre "o sol estar se pondo", mas ele logo começaria a falar e ela entenderia quem é o Professor Hulk.

    NEBULA NÃO CONHECE AS REGRAS DA JOIA DA ALMA

    Ah, coitada. Embora muitos especulassem que ela sabia o que acontecia em Vormir para o resgate da Joia da Alma (graças a uma fala em Guerra Infinita, quando ela diz que Thanos foi para lá com Gamora e voltou com a Joia), este não é o caso. Os Russo contaram que tudo o que ela sabia era que a irmã havia morrido em Vormir, mas não tinha conhecimento de que o sacrifício era necessário em troca da Joia. Por isso, ela não sabia onde Natasha e Clint Barton (Jeremy Renner) estavam se metendo quando embarcaram na última missão.

    STEVE NÃO VERIA PEGGY NA DÉCADA DE 1970

    Apesar de todo o peso que o encontro entre Peggy Carter (Hayley Atwell) e Steve causa no nosso querido Capitão, ele nem sempre esteve nos planos. O momento em que ele a vê através do vidro, na década de 1970, não estava na primeira versão do roteiro — algo que McFeely admite ser um erro. "Teria sido uma vergonha. É um momento adorável." 

    O RETORNO DAS VÍTIMAS DO SNAP SERIA DIFERENTE

    "Avengers... Assemble", falou Steve Rogers (Chris Evans), com sua voz grave, levando salas inteiras de cinema à loucura durante a estreia de Vingadores: Ultimato. O momento catártico ocorre quando o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) arquiteta o retorno triunfal dos dizimados. Mas, por pouco, o retorno deles não aconteceu antes. McFeely relata que considerou fazer todos os personagens que seriam necessários para a batalha final reaparecerem no QG dos Vingadores imediatamente após o estalar de Hulk. Isso, além ser menos climático, acabaria com a lógica de fazer todos os desaparecidos retornarem aos mesmos lugares em que haviam sido vistos pela última vez.

    A EULOGIA DE TONY SEMPRE ESTEVE NO ROTEIRO

    Por mais que um detalhe ou outro mudasse entre as versões do roteiro, um momento sempre existiria: a despedida de Tony Stark. Seu texto no trecho final do filme, através do holograma, esteve presente desde a primeira versão do texto. O mais difícil, no entanto, foi descobrir como manter a leveza que sempre representou Tony sem trair o fato de que ele havia partido. No entanto, um detalhe só foi adicionado na pós-produção: "Só tivemos a ideia do 'Eu te amo 3000' no final de tudo", admite McFeely.

    VIÚVA NEGRA NÃO TEVE UM FUNERAL POR CAUSA DO FILME SOLO

    "Bem, Natasha ainda tem outro filme que vai sair. Tony não tem", pontuou Joe Russo sobre o motivo por que Tony Stark teve um funeral e Natasha Romanoff, não. "Quando você está lidando com narrativa em um filme de três horas, há apenas uma certa quantidade de coisas que você consegue fazer. E [quando] alguém ainda estará em outro filme, sempre há a oportunidade de dar encerramento naquele outro filme. Neste filme, precisávamos dar encerramento a Tony Stark." 

    Só esperamos que o longa dirigido por Cate Shortland faça jus à heróina...

    EITRI PODE TER CRIADO A ESPADA DE THANOS

    Qual é a origem de uma arma tão poderosa a ponto de partir no meio o poderoso escudo de vibranium do Capitão América e segurar a Stormbreaker? Estamos falando da espada de dois cortes usada pelo Thanos de 2014 em Ultimato. Os diretores não determinam sua origem, mas Joe Russo supõe: "Bem, Thanos claramente conhecia Eitri", fazendo menção ao personagem de Peter Dinklage. Será?

    A PIADA DO "AMERICA'S ASS" QUASE FICOU DE FORA

    Um momento favorito dos fãs por pouco jamais aconteceu. Joe Russo comenta que a inserção da piada, recorrente quando os heróis retornam para a Batalha de Nova York em 2012, foi a fonte de uma discussão polêmica entre ele e seu irmão. Os comentários não entram em detalhes sobre os motivos exatos da discussão, mas de qualquer forma, é bom que o momento tenha sido mantido.

    MARK RUFFALO IMPROVISOU UMA CENA HILÁRIA DO HULK

    Lembra-se do momento em que o Professor Hulk fica envergonhado ao ver sua "versão anterior" com toda a ira naquela mesma batalha de 2012? Apesar de o constrangimento que ele sente estar no roteiro, a ideia de ele começar a esconder o rosto e fingir destruir coisas sem a menor energia foi alto que veio inteiramente do ator. "Sim, se eu me lembro, isso foi uma improvisação no estágio de captura dos movimentos. Costumava terminar com ele apenas dizendo: 'Estou meio envergonhado, é tão gratuito', e depois saindo fora da tela", explicou Joe Russo.

    ROBERT REDFORD ENCERROU SUA CARREIRA

    Intérprete de Alexander Pierce, Robert Redford encerrou sua carreira com Ultimato. "De acordo com suas próprias palavras no set, este é o último trabalho de Redford", falou Christopher Markus, ao que Joe adiciona: "Aquele foi o último dia dele atuando. Para sempre. Passamos sete anos de momentos incríveis durante os filmes, e este [momento] com certeza foi um deles, o último dia dele".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top