Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Velozes & Furiosos: Entenda a origem de Hobbs & Shaw e onde o filme se localiza na franquia
    Por Ygor Palopoli — 3 de ago. de 2019 às 09:23
    facebook Tweet

    O primeiro spin-off de muitos.

    O ano é 2037. Velozes & Furiosos se prepara para lançar nos cinemas o seu vigésimo oitavo filme, que promete mostrar a trajetória do primeiro carro tunado chegando até os anéis de Saturno enquanto Vin Diesel e The Rock, já idosos, tentam derrotar todos os inimigos infiltrados em suas frotas estelares. Ok, brincadeiras (ou previsões) à parte, o fato é que já se passaram quase duas décadas desde que o primeiro longa chegou, mudando o conceito da humanidade para a palavra "impossível".

    Com uma saga que já está em seu oitavo capítulo, era de se esperar que desdobramentos e reviravoltas acontecessem: afinal de contas, estamos falando de uma franquia milionária que sobrevive ao surpreender o espectador das maneiras mais inusitadas possíveis. Começando, em 2001, como um filme de "nicho", feito para agradar os fãs de corridas de carros poderosos e imponentes, agora Velozes & Furiosos tornou-se um referencial na cultura popular quando se fala em ação, explosões, acrobacias e, claro, de vez em quando, carros. 

    Pensando em tentar ajudar o espectador que já se perdeu no meio de tantas informações, o AdoroCinema preparou uma matéria especial com tudo o que você precisa saber para que não chegue no cinema olhando para todos os lados durante a exibição de Hobbs & Shaw: desde a origem do derivado até sua localização dentro da cronologia. Vem com a gente!

    QUEM ESTÁ NA BRIGA?
    Universal

    Antes de tudo, é preciso explicar quem são os vilões e mocinhos do longa. Se existe um lugar onde as pessoas mudam rapidamente de figura, é no universo de Velozes & Furiosos. Caso você tenha assistido o quinto filme, ambientado parcialmente no Rio de Janeiro, deve se lembrar de que o personagem de Dwayne Johnson começou interpretando um vilão — assim como o de Jason Statham, mais para frente. 

    No entanto, embora Deckard Shaw (Jason) permaneça, até o momento como uma figura misteriosa e um tanto maléfica dentro da trama, Luke Hobbs (Dwayne) já debandou para o lado dos "heróis" há algum tempo. Mas agora eles dois precisarão unir forças para que consigam derrotar o vilão Brixton (Idris Elba), que ameaça o futuro da humanidade utilizando de armas biogenéticas e tornando-se, o próprio, uma espécie de soldado reforçado. Aí fica complicado.

    Uma outra personagem importante na trama será Hattie (Vanessa Kirby), a irmã de Shaw, que parece ter herdado a sede por adrenalina e ação de alguma raíz familiar. E não é apenas o rapaz mal-encarado que terá seus laços explorados durante o longa: em um post no Instagram, The Rock postou uma foto onde aparece ao lado de diversos homens bombados, com a descrição: "Os Irmãos Hobbs". Comprovando a tese, um dos rapazes é interpretado por um primo real do astro.

    Enquanto parte do elenco segue ainda sem mais detalhes sobre seus respectivos papéis (como é o caso de Helen MirrenCliff Curtis e John Tui), outros já começam a ganhar maiores esclarecimentos, como Eiza González: de acordo com o próprio Dwayne, ela será simplesmente uma mulher durona que ninguém quer encontrar pela frente. Sobre o próprio Idris, ainda, o ator falou que seu personagem, Brixton, será o cara mais aterrorizante e poderoso de todos os filmes até agora. Sem comentários.

    ONDE NÓS ESTAMOS?
    Universal Pictures

    Personagens definidos e explicados, chegamos até a ordem cronológica. Como bem sabe todo fã da saga, as coisas são meio nebulosas quando se trata de explicar a localidade temporal dos fatos: uma prova disso é o destino de Han Lue, que embaralhou um pouco a cabeça dos espectadores. Afinal, — pule para o próximo parágrafo se não quiser levar spoilers — o rapaz tem uma colisão fatal em Desafio em Tóquio, terceiro filme da franquia, mas aparece vivinho logo nos próximos. Posteriormente, descobrimos que os eventos que levaram à sua morte ocorreram entre o sexto e o sétimo filme. 

    Por mais que não pareça, Hobbs & Shaw é muito mais fácil de ser compreendido: o filme se passará algum tempo tempo depois dos acontecimentos de Velozes & Furiosos 8 e aproveitará do carisma previamente construído entre os personagens de Johnson e Statham para unir os dois dentro do mesmo lado da justiça.

    Mesmo ainda contando com pouquíssimas informações, especula-se que Velozes & Furiosos 9 apresente algumas das consequências das ações mostradas no derivado da dupla improvável. Sabemos muito bem que Velozes & Furiosos possui uma fortíssima capacidade de nos surpreender e virar toda a trama de cabeça para baixo quando menos esperamos. Sendo assim, é melhor não tomar nada como certo aqui.

    UM NOVO CAMINHO?
    Universal Pictures

    Vale, agora, um campo para especulações. Como este é o primeiro derivado da franquia, segue difícil saber como será a construção desta expansão do "nitroverso" (título inventado neste momento), mas pode ser que este seja o início de uma nova tendência. Caso Hobbs & Show confirme-se como mais um sucesso, este pode ser o momento de abertura para que outros personagens ganhem seus próprios filmes — sim, Michelle Rodriguez, estamos falando com você. 

    Pense como um grande estúdio: você tem um arco aproximando-se da saturação, mas conta também com uma quantidade considerável de personagens carismáticos com suas próprias histórias, sentimentos, pontos fortes e baixos, maneirismos, estilos... o que fazer? Conforme a jornada de liderança de Dominic Toretto (Diesel) se aproxima de finalmente encontrar a conclusão, esta é a hora de atacar com força total para criar todas as bifurcações possíveis. 

    O próprio Diesel já se manifestou a respeito da questão, contando, em um post de Instagram, que três derivados estão sendo planejados para o futuro. Neste ponto, já não existem muitas dúvidas de que o investimento é forte e que o público segue engajado. Não obstante, o top 10 de maiores bilheterias da história conta com um filme da franquia.

    Caso fosse necessário apostar, não seria difícil confabular sobre a criação de terreno para os spin-offs. Imaginem só: Velozes & Furiosos 10 encerra a história de Toretto e mostra cada dupla/trio inda para um lado, deixando o terreno muito bem preparado para que cada qual siga um caminho diferente. Hobbs & Shaw é apenas o início. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Carl Mir
      Perdeu a mão quando começou a trazer os vilões para a familia, so falta no próximo filme trouxerem a Cipher para o lado deles, na minha opinião, a pior cagada que fizeram foi colocar o Shaw como aliado após ele ter matado o Han, é inadmissível. Perdeu a mão feio.
    • Jonas S
      Questões narrativas/lógica/consistência são coisas que não se aplicam à essa franquia 😂😂😂
    Mostrar comentários
    Back to Top