Minha conta
    14º Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo começa com documentário sobre faquires brasileiros

    Fakir, de Helena Ignez, é um dos destaques da edição 2019.

    Você sabia que existem faquires brasileiros? Sabia que o nosso país já esteve na liderança mundial do faquirismo, disputando recordes apenas com a França na arte de jejuar durante semanas, cercado por serpentes sobre uma camas de pregos? 

    Esta é a curiosa investigação proposta pelo documentário Fakir, de Helena Ignez. A cineasta de A Moça do Calendário apresentou seu novo filme na abertura do 14º Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo, diante do auditório lotado do Memorial da América Latina.

    A diretora foi muito aplaudida ao apresentar este "filme de resistência", em suas palavras, cujo "espetáculo da fome" proposto pelos personagens dialoga com a difícil situação atual dos artistas brasileiros, especialmente das mulheres: "Quando uma mulher sobe no palco, são todas que sobem", afirmou Ignez.

    De fato, todos os discursos da cerimônia giraram em torno da necessidade da importância da arte e do diálogo entre países latino-americanos em tempos de "ameaças ditatoriais", conforme afirmaram os diretores do evento.

    O Festival Latino-Americano traz 148 filmes à capital paulista, incluindo produções inéditas premiadas em Cannes, Berlim, Roterdã e Locarno. Títulos selecionados em edições anteriores também estão disponíveis na plataforma Spcine Play.

    Você descobre todos os filmes, horários e locais de exibição na página oficial do evento.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top