Minha conta
    7 referências e segredos no trailer de Watchmen

    Is there life on Mars?

    A Marvel pode até ter dominado a San Diego Comic-Con 2019, mas a HBO foi a responsável por outra das boas surpresas do evento, quando divulgou para o mundo inteiro o trailer completo de Watchmen, no sábado, sem rodeios. A série sequer tinha um painel na convenção, mas códigos QR e ativações espalhados pelo evento previam que o mundo estava próximo de ter mais detalhes da produção assinada por Damon Lindelof. E agora que o trailer já está entre nós, é hora de dissecá-lo. Você captou as principais referências à obra original?

    Se você não é familiarizado com o conteúdo, estamos aqui para isso. “Watchmen” é uma série de quadrinhos publicada originalmente pela Vertigo, da DC Comics, entre 1986 e 1987. Escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, a saga é uma das responsáveis por redefinir como o mundo enxergava as HQs, pela abordagem mais sombria dos personagens, linguagem violenta e temas profundos ligados a moral, ética, filosofia e existencialismo. No mundo de “Watchmen”, a maioria dos heróis são cidadãos comuns que resolveram vestir um traje para fugirem de seus próprios problemas. 

    A história se inicia quando o misterioso assassinato de um dos super-heróis desencadeia a investigação de uma série de eventos possivelmente ligados a uma rede conspiratória. Em meio a isso, o mundo vive o momento delicado da Guerra Fria, e um conflito nuclear pode ser declarado a qualquer momento. 

    A série desenvolvida e produzida por Damon Lindelof (Lost, The Leftovers) toma o material de origem de Moore e Gibbons e evolui a partir dele, imaginando a transformação da sociedade após os eventos finais dos 12 volumes da saga original. Por isso, há novos personagens — como as vividas por Regina King e Jean Smart, e os misteriosos policiais amarelos. Mas também há o retorno de alguns dos já conhecidos — e um deles, como dificilmente teria passado despercebido — é ninguém menos que o próprio Dr. Manhattan.

    Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu destacar os principais elementos do trailer que podem dar indícios ou esclarecer qual será a história da série. Watchmen ainda não tem data de estreia anunciada, mas está agendada para a Fall Season deste ano — chegando às telinhas da HBO, provavelmente, em algum momento entre setembro e outubro.

    É importante salientar que o texto abaixo deverá conter spoilers dos 12 volumes das HQs de Moore e Gibbons. Esteja avisado que quem reclamar, está 32 anos atrasado...

    Justiça Encapuzada

    O Justiça Encapuzada era um dos Homens-Minuto, o primeiro Vigilante Mascarado, que serviu de referência ao primeiro Coruja. O trailer se inicia com uma imagem do pró´prio Justiça Encapuzada, entrando em uma loja para impedir um roubo. Logo em seguida, entendemos que as imagens são de um vídeo (um filme? cenas de arquivo?) sendo assistidas por um homem mascarado, sendo no sofá de sua casa, comendo feijão enlatado frio — que, diga-se de passagem, era uma iguaria bastante querida pelo Rorsarch.

    A aparição do Justiça Encapuzada sugere que há a possibilidade de a série mostrar eventos passados, de alguma forma. Será que poderíamos ver Espectral, Coruja, Comediante e companhia?

    Ozymandias

    No desfecho de Watchmen, é revelado que Adrian Veidt, ou Ozymandias, foi o responsável por fabricar uma ameaça alienígena para destruir Nova York, para desta forma fazer com que o mundo se unisse e prevenir a possível Guerra Nuclear. Sua ideia, no final, era sacrificar todos os envolvidos para manter a ilusão. Seu plano levou à morte três milhões de residentes de Nova York.

    No trailer, uma manchete do jornal “The Tulsan Sun” mostra que Veidt foi oficialmente declarado morto, mas logo em seguida quem aparece é o próprio Veidt (interpretado por Jeremy Irons), em sua mansão. A sensação de isolamento transmitida pelo frame já dá a dica: possivelmente, Adrian forjou a própria morte e está escondido. Estaria ele controlando todos os acontecimentos novamente, nos bastidores? Note que na sua frente está um bolo, e ele está soprando uma vela.  

    Rorsarch

    Walter Kovacs é desintegrado pelo Dr. Manhattan nos eventos finais de “Watchmen”, e por isso dificilmente estamos contando com o seu retorno. Mas o trailer — assim como o teaser anterior também havia feito — deixa claro que existe uma espécie de “culto” em nome do Vigilante. Dezenas de possíveis “novos Rorsarchs” aparecem usando uma máscara semelhante à dele, provavelmente carregando também sua filosofia de vida brutal, violenta e vingativa.

    Enquanto isso, vale lembrar que o personagem que aparece assistindo TV com uma máscara é Looking Glass, vivido por Tim Blake Nelson. A semelhança com o Rorsarch, como lembra o Nerdist, vai além do feijão enlatado. Ambas as máscaras forçam quem quer que os encare a olhar para si mesmo. 

    Lula Gigante

    Embora os acontecimentos finais tenham sido modificados para o filme de 2009 dirigido por Zack Snyder, nas HQs o plano de Ozymandias passa pela criação de uma Lula Gigante Interdimensional que ameaça o planeta e posteriormente ataca Nova York. O detalhe do trailer é que essas lulas aparentemente ainda existem. Uma pequena manchete na capa do jornal fala sobre uma lula perdida, um desenho surge em  um determinado momento e misteriosos eventos envolvendo mortes de animais sugerem que estas criaturas estão na ativa. Será?

    Os policiais amarelos

    Há alguns detalhes interessantes quando observamos os personagens das forças policiais. O personagem de Don Johnson parece ser o líder de uma força-tarefa que se rebela contra o surgimento dos novos Vigilantes. Esta força tarefa são justamente os policiais amarelos. A ironia é que, em sua cruzada, aparentemente ele cria seus próprios mascarados. 

    É curioso notar que em um determinado momento,  o policial aparece pilotando “Archie”, a nave do Coruja. O que isso significa? Só esperando para ver… 

    Angela Abar e Laurie Blake

    Regina King interpreta Angela Abar, uma agente policial que esconde sua identidade de Vigilante. Em um determinado momento do trailer, quem se apresenta a Abar é a Agente do FBI Laurie Blake, personagem de Jean Smart. A revelação aqui é que possivelmente estamos falando da segunda Espectral. Nas HQs, seu nome é Laurie Juspeczyk, mas pode ser que ela tenha adotado o sobrenome do pai, Edward Blake — o Comediante.

    Caso estejamos realmente lidando com uma Espectral mais velha e que abdicou de seu uniforme, será interessante vê-la bater de frente com Abar, já que ela parece ter uma boa noção da vida dupla da colega. 

    Dr. Manhattan

    Se a trilha de “Life on Mars” de David Bowie já não fosse suficiente, então os takes de um corpo azul em meio a um plano deserto nas areias de Marte, as figuras de papel machê e o monumento em homenagem à sua cápsula talvez dêem a dica: estamos lidando com um possível retorno do Dr. Manhattan. A cena final do trailer mostra uma mão azulada pegando uma máscara no chão, indicando que Manhattan está de volta à Terra. Agora, será que a HBO vai assumir e mostrá-lo sem roupas?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top