Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    5 filmes estrelados por Jake Gyllenhaal que você nem lembrava
    Por Roanna Azevedo — 13/07/2019 às 08:50
    facebook Tweet

    Eu jamais esqueceria o rosto deste homem maravilhoso em filme algum… Mas, se você sim, chegou o momento de recordar!

    Kevin Winter/Getty Images

    Um dos filmes mais esperados do ano, Homem-Aranha: Longe de Casa finalmente chegou aos cinemas para dar continuidade às aventuras do Cabeça de Teia. Além de ter trazido personagens já queridos pelo público, como MJ (Zendaya) e Ned (Jacob Batalon), a sequência introduziu Quentin Beck, cuja identidade secreta, Mysterio, faz jus a origem e personalidade do suposto herói. Desde que estreou, um dos grandes destaques do longa tem sido justamente Jake Gyllenhaal, o responsável por dar vida ao novo amigo de Peter Parker (Tom Holland).

    O ator é conhecido pelas performances marcantes e personagens complexos, como em O Abutre (2014), Animais Noturnos (2016), O Homem Duplicado (2013) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005), pelo qual concorreu ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Apesar de ser considerado um dos melhores atores de sua geração e dono de um currículo bastante variado, Jake é geralmente lembrado apenas por esses filmes — e, no máximo, Amor e Outras Drogas (2010). Por isso, o AdoroCinema resolveu recordar outras produções das quais o eterno Donnie Darko (2001) participou e você esqueceu! 

    Por um Sentido na Vida (2002) 

    Ainda de cabelos pretos durante sua fase pós-Donnie Darko, um Jake Gyllenhaal muito jovem deu vida ao conturbado Holden Worther, no drama Por um Sentido na Vida (2002). O filme acompanha Justine Last (Jennifer Aniston), uma mulher deprimida, que vive em uma cidade pequena, tem um emprego que detesta e um casamento infeliz com Phil (John C. Reilly). Mas tudo muda quando ela se envolve romanticamente com seu colega de trabalho, Holden. A medida que o relacionamento se desenvolve, a saúde mental do rapaz começa a piorar e ele fica desesperado para manter seu romance com a protagonista. A grande ironia nisso tudo é que, anos depois, Jake confessou também ter tido uma queda por Jennifer na época! 

    Entre Irmãos (2009) 

    Mais um filme em que Jake interpreta um personagem um tanto complicado. Dirigido por Jim Sheridan (Em Nome do Pai) e escrito por David Benioff (Game of Thrones), Entre Irmãos (2009) é o remake do longa dinamarquês Brødre (2004), de Susanne Bier. No drama, Sam (Tobey Maguire) é um fuzileiro naval americano dado como morto, após se tornar prisioneiro de membros do Talibã, durante uma operação no Afeganistão. É por isso que Tommy (Jake), seu irmão mais novo, toma a iniciativa de cuidar da cunhada, Grace (Natalie Portman), e das sobrinhas. Enquanto Sam tenta se salvar e voltar para casa, uma aproximação inesperada entre Tommy e Grace traz consequências para toda a família.  

    Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) 

    Apesar de ter sido uma das adaptações de videogame mais caras de todos os tempos, custando cerca de US$ 200 milhões, Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) é lembrado por tão poucas pessoas, que sua existência parece uma grande alucinação coletiva. Principalmente por causa da má avaliação da crítica e da bilheteria que arrecadou abaixo do esperado, dando fim aos planos da Disney de produzir outra franquia, mas também porque o próprio Gyllenhaal disse ter repensado seus critérios de escolha de papéis, após participar do filme. No longa dirigido por Mike Newell (Quatro Casamentos e um FuneralHarry Potter e o Cálice de Fogo), ele interpreta o personagem título, Dastan, que é injustamente acusado de assassinar o próprio pai e precisa fugir para sobreviver. Na companhia da Princesa Tamina (Gemma Arterton), ele embarca em uma jornada para proteger um punhal mágico, capaz de fazer quem o manipula voltar no tempo, e salvar o mundo de um vilão nefasto e sedento por poder. 

    Evereste (2015) 

    Baseado no livro de memórias de Beck Weathers, Evereste (2015) conta a história de dois grupos de alpinistas que, rumo ao pico do monte mais alto do planeta Terra, são atingidos por uma violenta tempestade. Agora, eles devem tentar sobreviver às condições inóspitas do local. Na aventura inspirada em eventos reais, Jake interpreta Scott Fischer, um dos líderes das expedições, ao lado de Rob Hall (Jason Clarke). E provavelmente você também não lembra que a ficção com ares de documentário ainda conta com Josh Brolin, Robin WrightKeira KnightleyEmily Watson no elenco. 

    Okja (2017)

    Responsável por colocar a Netflix entre os competidores oficiais de Cannes pela primeira vez, Okja (2017) foi um sucesso de crítica. Na história criada e dirigida por Joon-ho Bong (Expresso do Amanhã), a pequena Mija (Seo-Hyun Ahn) precisa salvar sua porca gigante, a personagem título do longa, de ser explorada pela empresa que inventou a criatura. Mas muita gente já esqueceu da atuação de Jake como o excêntrico zoólogo Johnny Wilcox, um dos vilões do filme, ao lado da CEO Lucy Mirando (Tilda Swinton). Na pele do cientista que se tornou personalidade de TV, Gyllenhaal entrega uma performance que mistura a obscuridade presente nos papéis que já está acostumado a fazer com uma bizarrice mais leve e divertida, saindo de sua zona de conforto. 

    Primeiro blockbuster que Jake participa desde Príncipe da Pérsia, Homem-Aranha: Longe de Casa está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. Leia a crítica do AdoroCinema aqui!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Krauser
      Okja não tem como esquecer. Um belo filme com uma mensagem singela no final.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    O Poço Trailer Original
    Minha Mãe É uma Peça 3 Trailer
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (3) Dublado
    Aves de Rapina Trailer Legendado
    Sonic - O Filme Trailer (2) Legendado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    Robin Williams ganha canal no YouTube
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    Adam Sandler faz "canção da quarentena" em homenagem à médicos e enfermeiros
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    Ator de Star Wars, Andrew Jack, morre devido ao coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    terça-feira, 31 de março de 2020
    Morre cartunista Daniel Azulay, vítima de coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 27 de março de 2020
    Morre cartunista Daniel Azulay, vítima de coronavírus
    Enquete da Semana: Qual é o melhor filme de Quentin Tarantino?
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 27 de março de 2020
    Enquete da Semana: Qual é o melhor filme de Quentin Tarantino?
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top