Minha conta
    Homem-Aranha - Longe de Casa: O que a cena pós-créditos significa para o futuro do herói?

    Alerta de spoiler!

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa.

    Continue por sua conta e risco.

    Não diga que não avisamos.

    A primeira cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa deixou algumas perguntas cruciais para o futuro do herói no Universo Cinematográfico Marvel.

    A sequência apresenta um vídeo de uma notícia urgente sendo exibida em um telão: Mysterio (Jake Gyllenhaal), pouco antes de sua morte, fez um vídeo, que está sendo divulgado por J. Jonah Jameson (J.K. Simmons), editor do site do famoso Clarim Diário, agora online. Nas imagens, claramente manipuladas, Peter ordena a morte de Quentin Beck, que revela ao mundo a identidade secreta do Cabeça de Teia. 

    E agora? O que a revelação de que Peter Parker é o Homem-Aranha significa para o futuro do herói?

    Sony Pictures

    Não há dúvidas de que a revelação da identidade veio como uma surpresa — tanto para Peter Parker (Tom Holland) quanto para o público. Entretanto, tirando Homem-Aranha e Demolidor na série da Netflix, poucos heróis do Universo Cinematográfico Marvel escondem sua identidade. A principal questão é que, ao contrário dos demais personagens, Parker ainda é um adolescente que vai à escola, defende a vizinhança do Queens e protege sua família.

    É curioso lembrar que no primeiro Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) deliberadamente revelou sua identidade secreta para o mundo, sendo aclamando pela imprensa e público. Agora, o protegido dele, Peter Parker, recebe um tratamento bem diferente, o da condenação. Ao ponto que Mysterio vira um mártir e é exaltado como "um dos maiores heróis de todos os tempos" por Jameson, o Cabeça de Teia é acusado de assassinato.

    E quem melhor para ajudar na divulgação do nome verdadeiro do Homem-Aranha do que Jameson, um homem conhecido nos quadrinhos e na trilogia clássica de Sam Raimi como alguém que constantemente usa sua plataforma para manipular o público a pensar que o Teioso é um vilão?

    O que dizem os quadrinhos?

    No arco dos quadrinhos "Guerra Civil" — que é ligeramente diferente do que foi mostrado em Capitão América 3 —, Peter Parker é convencido por Tony Stark a revelar sua identidade secreta em uma coletiva de imprensa (chocando Jameson). Ele e sua família acabam virando alvos de vilões.

    Marvel Comics

    O mesmo aconteceu em uma das histórias "What If", que imaginam o que teria acontecido aos heróis, em um outro universo, se um ponto específico da história fosse completamente diferente. No arco "E se Gwen Stacy tivesse vivido?", o Homem-Aranha resgata Gwen do Duende Verde, e depois não mata o vilão. Peter é capaz de ajudar Norman Osborn a superar seus demônios e obter a ajuda mental que tanto precisa. Acontece que entre a fuga da morte e a batalha final com o Homem-Aranha, o Duende Verde envia uma prova da identidade secreta do Homem-Aranha para vários jornalistas como uma espécie de seguro. Então, no dia do casamento de Peter e Gwen, Jameson aparece com a polícia, exigindo que Peter seja preso, e o Homem-Aranha acaba fugitivo.

    Aliás, em diversos arcos de HQs, dentro e fora do cânon, Jameson descobrr a verdade sobre a identidade do Homem-Aranha. Na maior parte do tempo, ele está com raiva de si mesmo por ser um fracasso de um jornalista, às vezes tem vergonha de descobrir que todo esse tempo está tratando como antagonista alguém com quem ele realmente se importa.

    Em Longe de Casa, no entanto, não há necessidade de nada disso, porque Jameson não tem conexão pessoal com Peter. Peter nunca trabalhou como fotógrafo e provavelmente nunca trabalhará. Jameson só o vê como uma ameaça que precisa ser eliminada para vingar a morte de Mysterio.

    Sony Pictures

    Referência

    A revelação da identidade também é uma breve referência à cena pós-créditos de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, na qual Mac Gargan (Michael Mando), que pergunta a seu companheiro de prisão Adrian Toomes (Michael Keaton) se ele sabe quem está por trás da máscara do Homem-Aranha. O Abutre mente para o Escorpião e diz que não. Mas será que futuramente ele mudará de ideia?

    Tanto nas HQs quanto no jogo PS4 da Marvel, Jameson tem laços com o Escorpião. Ou seja, ambos os jogadores devem aparecer no terceiro filme solo do Homem-Aranha para dificultar a vida de Peter Parker. Sem que contar que especula-se que o Sexteto Sinistro — grupo de vilões formado por nomes como Abutre, Escorpião, Mysterio e até Doutor Octopus — ganhe as telonas em algum momento. Agora que a identidade do Aranha é pública, certamente o herói se tornará um alvo.

    Sony Pictures

    O que esperar do futuro?

    A cena pós-créditos parece sugerir que o próximo filme do Homem-Aranha trará Peter Parker lidando com as consequências depois de ser pintado como vilão e ter sua identidade revelada. Como será que a amigável vizinhança vai receber a notícia de que um adolescente é o herói da vizinhança? E que esse jovem potencialmente cometeu assassinato?

    Será que a coisa toda será varrida para debaixo do tapete como uma notícia falsa? Ou será que Peter vai passar o próximo filme tentando provar sua inocência? Seria possível que os Vingadores tenham que ajudá-lo?

    É possível ainda que J.J. Jameson apareça como adversário, atacando toda e qualquer ação de Parker na mídia. Outra possibilidade é que que o restante da equipe de Quentin Beck, que divulgou o vídeo de sua morte, siga com o plano de Mysterio, e alimente os desejos secretos de Jameson por furos de reportagem.

    Sony Pictures

    A introdução do editor do Clarim Diário, novamente interpretado por J.K. Simmons, pode ter sido somente um easter-egg, mas também pode sugerir uma conexão entre a trilogia clássica do Homem-Aranha de Tobey Maguire. Será que de fato existe um Multiverso no UCM? 

    Uma coisa é certa: o futuro do Teioso não será mais o mesmo, e a Fase Quatro promete mais desafios para o amigo da vizinhança. 

    Enquanto isso, Homem-Aranha: Longe de Casa está em cartaz nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top