Minha conta
    Homem-Aranha - Longe de Casa: 5 descobertas sobre o mundo pós-Vingadores Ultimato

    Nada será como antes.

    Em várias entrevistas, Kevin Feige alertou que o mundo pós-Vingadores: Ultimato seria bem diferente daquele que conhecemos. Mas, no fim das contas, quais são estas mudanças?

    A pergunta começa a ser respondida na segunda aventura solo do Cabeça de Teia, que apresenta um pouco desta nova realidade. Caso você ainda não tenha visto Vingadores: Ultimato e NÃO QUISER saber de SPOILERS, pare de ler esta matéria agora mesmo!

    É SÉRIO!

    Mas se você é curioso e não consegue esperar até a estreia de Homem-Aranha: Longe de Casa nos cinemas - em 4 de julho! -, siga em frente. Mas não diga que não avisamos!

    ALERTA DE SPOILERS!!!

    Quanto tempo após Vingadores: Ultimato?

    Kevin Feige já afirmou que o Homem-Aranha: Longe de Casa é o término oficial a Saga do Infinito. A segunda aventura solo do Cabeça de Teia no Universo Compartilhado Marvel se passa oito meses após os eventos de Vingadores: Ultimato, tempo suficiente para que a população se acostume - mais ou menos - com o retorno da metade dos seres vivos que havia sido eliminada por Thanos.

    Por mais que não diga exatamente o ano que se passa, é possível deduzi-lo a partir da cronologia dos filmes anteriores da Marvel. Se Vingadores: Ultimato é situado em 2023, cinco anos após o estalar de dedos de Thanos, é possível estimar que Longe de Casa ocorra no ano seguinte. Nem tanto por algum elemento da narrativa, mas pela luminosidade de Veneza e Londres, típicas do verão europeu.

    Blip

    Se o estalar de dedos de Thanos ficou conhecido como "the snap", a Marvel agora lança um novo termo para entrar em sua cronologia: "the blip". Trata-se do nome dado ao momento em que metade dos seres vivos retornaram, após o estalar de dedos do Hulk em Vingadores: Ultimato - o título é uma referência ao som emitido quando todos retornaram.

    Envelhecimento

    Cinco anos se passaram entre o estalar de dedos feito por Thanos e pelo Hulk, nos quais metade dos seres vivos seguiram em frente tendo que lidar com o luto inerente ao súbito desaparecimento - Capitão América e Viúva Negra que o digam, como bem sabemos. Quem permaneceu vivo envelheceu este mesmo período, é claro, mas quem retornou no blip ressurge com a mesma idade de quando desapareceu.

    É o que acontece com Peter Parker (Tom Holland) e a grande maioria de seus colegas de colégio, que desapareceram juntos em Vingadores: Guerra Infinita. Quase todos retornam com a mesma idade, com exceção de Brad (Remy Hii), que agora tem idade para pertencer à turma. Quem também envelhece é Happy Hogan (Jon Favreau), que cultiva a "barba do blip".

    Multiverso

    No segundo trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa, Mysterio (Jake Gyllenhaal) afirma ter vindo da Terra-833, em uma passagem dimensional aberta graças ao estalar de dedos de Thanos. Seria o início do multiverso, o que possibilitaria até mesmo a inserção dos X-Men no Universo Cinematográfico Marvel. Acontece que tudo não passa de uma imensa mentira, coordenada por Mysterio e seus asseclas para enganar a população de forma a se afirmar como super-herói - e, consequentemente, obter a confiança de todos para agir como quiser.

    Um mundo que não compreende

    Quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca o Homem-Aranha para enfrentar os Elementais, ele afirma que esta é uma realidade que não compreende, após os cinco anos em que esteve desaparecido. Posteriormente, Mysterio se gaba que as pessoas apenas aceitaram a proposta absurda do multiverso porque estão acreditando em qualquer coisa - uma citação implícita às fake news, diga-se de passagem.

    A incerteza ronda o Universo Cinematográfico Marvel neste momento. Além dos traumas do súbito desaparecimento e ressurgimento de metade dos seres vivos, há também a ausência dos dois grandes super-heróis de seu tempo, Homem de Ferro e Capitão América, cuja presença dava um certo conforto às pessoas. Sem uma equipe estabelecida dos Vingadores, há uma angústia geral que afeta até mesmo Nick Fury, ao ponto de acreditar na história apresentada por Mysterio - mesmo que, na cena pós-créditos, saibamos de sua identidade real.

    Oito meses após Vingadores: Ultimato, ainda não há uma nova equipe estabelecida dos maiores heróis da Terra. Thor está no espaço, provavelmente junto aos Guardiões da Galáxia, o Doutor Estranho inacessível e da Capitã Marvel nada é dito, possivelmente devido à revelação da segunda cena pós-créditos finais. Inclusive, vale ressaltar que é neste filme que, pela primeira vez, Carol Danvers é chamada por sua alcunha heróica.

    Mais uma vez dirigido por Jon Watts, Homem-Aranha: Longe de Casa estreará nos cinemas brasileiros em 4 de julho. Confira nossa crítica!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top