Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Morre Rubens Ewald Filho, aos 74 anos de idade
    Por Katiúscia Vianna — 19 de jun. de 2019 às 18:02
    facebook Tweet

    O crítico estava internado desde 23 de maio, após sofrer uma queda.

    Um dos críticos de cinema mais famosos do Brasil, Rubens Ewald Filho faleceu nesta quarta-feira (19/06), aos 74 anos de idade. O jornalista estava internado em estado grave desde o final de maio no Hospital Samaritano, em São Paulo, após sofrer um desmaio em um shopping, seguido de queda causada por uma arritmia cardíaca.

    Rubens começou sua carreira como jornalista em A Tribuna, publicação de sua cidade-natal Santos, além de ter colaborado com diversos portais, rádios e emissoras de TV, ao longo dos anos. Apaixonado por cinema desde pequeno, ele iniciou suas famosas críticas sobre a cerimônia do Oscar em 1985, num trabalho que ia marcar sua carreira até os dias atuais, chamando a atenção com uma incrível memória cinematográfica.

    Vale lembrar que o comentarista foi autor de novelas e filmes, como Éramos Seis (tanto em 1977 como a versão de 1994) e Elas São do Baralho (1977). Também participou como ator em As Gatinhas (1970), Independência ou Morte (1972) e Amor Estranho Amor (1982). Multifacetado, Ewald Filho ainda trabalhou como diretor teatral, escritor de livros, criador de mostras, além de curador dos festivais de Gramado e Paulínia.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • RF R
      seus comentários irão fazer falta nas madrugadas do oscar😳 a suavidade eo bom entendimento quele conduzia a premiação, afinal foram 30anos, suas criticas apesar de serem negativas e discordadas por alguns, não perdia o bom senso e a clareza de suas palavras, deixava bem informado direto ao ponto. descanse em paz🙏
    • Seldon
      Já discordei de muitas críticas dele, mas é inegável a importância que ele teve para a evoluçao do mercado de crítica cinematográfica aqui no BrasilEra dono de um conhecimento vasto sobre inúmeras produções
    • Luiz Antonio Figueiredo
      O CINEMA ESTÁ DE LUTO com a perda desse grande entusiasta da SÉTIMA ARTE, Rubens Ewald Filho! Nós, cinéfilos de carteirinha, bem sabemos da importância das suas análises dos filmes em cartaz; que Deus o acolha nos céus, The End!!!
    • Isabel
      Ele era o melhor de todos os críticos,grande apaixonado pelo cinema e sempre muito orgulhoso de ter assistido bastante filmes .E lamentável não ter mais o REF conosco.
    • Danilo
      na boa... Não vou ficar babando ovo por um cara que confessou que assistia 2 filmes ao mesmo tempo para fazer (ou cometer) uma critica. Lembrem se de Predador (1987) !!!!
    • Deise Aparecida F
      Ele era o mestre, sabia tudo sobre cinema, sobre os astros de todos os tempos, e era perfeito ao comentar o Oscar, fera demais! Vai fazer muita falta no meio. :(
    • Jonas S
      Fecha-se um ciclo na história do jornalismo de entretenimento brasileiro. Que descanse em paz e meus pêsames à família e amigos.
    • Pedro Rosenfeld
      Ele nem era ator.
    Mostrar comentários
    Back to Top