Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    5 atrizes que se arriscaram na direção
    Por Caqui Bandeira — 16/06/2019 às 09:04
    facebook Tweet

    Mulheres de talento.

    Apesar de toda a glória e reconhecimento de seus trabalhos, algumas atrizes consideram aumentar seu currículo, deixando a atuação um pouco de lado para sentar na cadeira da direção. Testar novos talentos e conhecimentos adquiridos durante anos na frente das câmeras, estas atrizes tiveram a coragem de seguir seus sonhos e assinar um filme como diretoras.

    Com mulheres de idade, gênero e quantidade de longa-metragens diferentes, a lista compilada pelo AdoroCinema celebra cinco das dezenas de atrizes que também se aventuram como diretoras em Hollywood.

    Angelina Jolie

    Uma das atrizes mais consagradas de Hollywood, Angelina Jolie já participou de mais de 50 produções na frente das câmeras. Porém, em 2007, ela saiu das telas para dirigir seu primeiro filme. A Place In Time é um documentário que conta com participação de celebridades que viajaram para países ao redor do mundo para conhecer sociedades diferentes. Desde então, ela botou atuação no segundo plano (sem parar totalmente a sua carreira inicial).

    Seu primeiro longa de ficção, Invencível foi indicado à três estatuetas do Oscar de 2015. O seu mais recente, Primeiro, Mataram meu Pai, foi aclamado pela crítica internacional, em sua adaptação da horrível infância da escritora Loung Ung. A cineasta tem seis créditos como diretora, e apesar de ainda não ter outro projeto anunciado, ela protagonizará Malévola - Dona do Mal, que chega aos cinemas dia 17 de outubro.

    Barbra Streisand

    Cantora, atriz e produtora, Barbra Streisand foi para trás das câmeras pela primeira vez em 1983, no filme Yentl. Escrito, dirigido, produzido e protagonizado pela estrela, Yentl foi um grande sucesso, angariando indicações em diversos prêmios, um deles sendo o de Melhor Diretora no Globo de Ouro. Até hoje sendo a única mulher a ganhar o prêmio, Streisand dirigiu mais dois filmes: O Príncipe das Marés e O Espelho Tem Duas Faces. Além de trabalhos na ficção, a cineasta também comandou as gravações de seus especiais de televisão. Barbra tem um projeto para ser lançado ainda, a cinebiografia da imperatriz Catarina II, entitulado Catherine, The Great.

    Greta Gerwig

    Com apenas 36 anos, Greta Gerwig já acumula 40 créditos como atriz, trabalhando desde 2006, e com apenas dois anos de carreira se sentou na cadeira de diretora. Co-dirigindo o filme Nights and Weekends com Joe Swanberg, Gerwig também estrelou no longa, e continuou apenas como atriz por muitos anos.

    Foi apenas em 2017 que a cineasta lançou Lady Bird - A Hora de Voar, filme muito bem recebido pela crítica e pelo público, angariando cinco indicações ao Oscar, dois para Greta: Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor. Seu próximo projeto, uma adaptação de Mulherzinhas de Louisa May AlcottLittle Women retoma a parceria da cineasta com Saoirse Ronan e Timothée Chalamet.

    Jodie Foster

    Duas vezes vencedora do Oscar, Jodie Foster é a estrela com o currículo cinematográfico mais cheio da lista. Atriz desde 1969, sua primeira empreitada como diretora nos cinemas foi em 1991, em Mentes que Brilham. Balanceando a vida de atriz e diretora, ela também esteve por trás de Feriados em FamíliaUm Novo Despertar e o mais recente, Jogo do Dinheiro, com George Clooney e Julia Roberts

    Além das telonas, a cineasta dedicou tempo para dirigir para televisão também. Em Orange Is The New Black ela tomou as rédeas de dois episódios, da primeira e segunda temporada. Foster também esteva atrás das câmeras no episódio Arkangel, da quarta temporada de Black Mirror. Após trabalhar tanto, parece que Jodie está precisando dar uma descansada... o único projeto que ela está vinculada ainda para ser lançado é o documentário Love, Antosha, sobre o ator Anton Yelchin

    Olivia Wilde

    A mais jovem da lista, Olivia Wilde trabalha como atriz há 15 anos e acumula mais de 50 créditos, tanto na televisão, quanto no cinema. Porém, este ano ela lança seu primeiro longa-metragem como diretora. Fora de Série é descrito como Superbad - É Hoje com mulheres protagonistas, e já garantiu para Wilde o prêmio de direção no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs. Com Beanie FeldsteinKaitlyn DeverJason Sudeikis (o marido da cineasta), Fora de Série teve grandes influências dos clipes que Wilde dirigiu antes do longa. Bandas como Red Hot Chilli Peppers e Edward Sharpe and the Magnetic Zeros tiveram videoclipes comandados pela cineasta. Fora de Série está em cartaz nos cinemas.

    Bônus: Regina King

    Uma excelênte atriz, Regina King está como bônus pelo simples fato de não ter dirigido nenhum filme, apenas séries. Mas mesmo assim, ela merece uma menção. Até porque, King já comandou mais de 15 episódio de diversas séries, como The Good DoctorScandal e This Is Us.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Assista ao trailer legendado
    Confira o filme nos cinemas
    O Grito Trailer Legendado
    Para Todos Os Garotos: PS. Ainda Amo Você Trailer (2) Legendado
    Parasita Trailer Legendado
    Dolittle Trailer Dublado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    O Chamado da Floresta: Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme nos cinemas
    NOTÍCIAS - Lançamentos
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
    Ben Affleck revela motivo real da saída de The Batman
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
    Martin Scorsese manda carta para Bong Joon Ho, diretor de Parasita
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
    Por onde anda Logan Lerman, o Percy Jackson dos cinemas?
    NOTÍCIAS - Personalidades
    terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
    Por onde anda Logan Lerman, o Percy Jackson dos cinemas?
    Jackie Chan está oferecendo recompensa para quem descobrir cura para o coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Jackie Chan está oferecendo recompensa para quem descobrir cura para o coronavírus
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top